Atividade de Arte - A Arte e a Tecnologia - com Texto e Gabarito - Anos finais

Atividade sobre arte e tecnologia para o 7º ano, 8º ano ou 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: ARTE E TECNOLOGIA


O homem sempre está em busca de formas que ajudam a vencer obstáculos em relação às diversas atividades em sociedade. Logo, conseguiu inventar inúmeros instrumentos com a finalidade de facilitar o seu dia a dia e otimizar o seu rendimento no trabalho. São muitas as mudanças que ocorreram ao longo da história da humanidade, como as transformações incorporadas nas atividades agrícolas e industriais. Na arte, a tecnologia trouxe também novos modos de ver, sentir e criar. Vamos conhecer algumas atividades artísticas que foram transformadas com o advento da tecnologia. 

DANÇA


Os recursos da tecnologia não demoraram a surgir na dança. O aperfeiçoamento do cenário e da iluminação começaram a ser introduzidos nos espetáculos para simular diferentes ambientes. Muitos sistemas de cordas e maquinários capazes de erguer os bailarinos também se somaram aos novos efeitos do cenário para mostrar um ambiente mágico com histórias mais criativas durantes os espetáculos, deixando o público ainda mais fascinado. Uma grande referência em dança com a utilização de recursos tecnológicos é o trabalho intitulado “Captura de Fantasma”. Trata-se de uma instalação de dança virtual que mistura os elementos de dança, desenho e composição digital. Geralmente, são instalados sensores no corpo do dançarino que são capturados por computadores que acabam multiplicando as movimentações em projeções simultâneas. A tecnologia digital também está presente nos cenários virtuais que permitem uma nova arquitetura como aconteceu na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. 

CINEMA


O desenvolvimento do cinema foi um resultado de diversas experiências e invenções que tinham a finalidade de mostrar um efeito de movimento. A invenção do taumatroscópio, do irlandês William Fitton, foi uma forma de gerar movimentos nas imagens. Depois que foram criados diversos aparelhos que geravam animações, o cinema passou a contar histórias a partir de fotografias. No começo, os filmes eram em preto e branco, e não possuíam áudio. As narrativas cinematográficas se adaptaram e foram alteradas com o aperfeiçoamento da tecnologia. Hoje, o cinema já consegue revelar projeções incríveis aos telespectadores, com efeitos especiais feitos em computadores, atualmente é uma obra de consumo e explorado comercialmente, gerando bilhões de dólares todos os anos. 

WEB ARTE

A web arte é um novo tipo de arte. Ela constitui conexões com formas de expressões artísticas já existentes, como a pintura, a fotografia, o cinema e o vídeo. O objetivo é organizar elementos visuais harmoniosos e publicar em sites, para se destacar e proporcionar uma experiência agradável ao internauta, como a publicação de gifs, vídeos, dentre outros. O atuador ou usuário modifica o conteúdo do trabalho, em tempo real, de modo a transformar o evento em função de sua participação.

CONCLUSÃO

Portanto, não é necessário tanto esforço para perceber que o mundo das mídias tem afetado substancialmente o conceito e a prática da criação artística. Os produtos midiáticos são claramente identificados e absorvidos com mais intensidade pelo público. A arte digital, sendo caracterizada por trabalhos artísticos desenvolvidos por meio do computador, tem muito se popularizado em nosso século. Um aplicativo, por exemplo, permite a criação de imagens atrativas e produção de vídeos com diversos efeitos. Por isso, a tecnologia muito tem contribuído para o aperfeiçoamento das produções artísticas. 

Texto: Tudo Sala de Aula, Maio de 2021


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Sobre o tema abordado, é correta a alternativa:
a) A arte surgiu para facilitar as atividades empresariais dos humanos.
b) A arte é estática, por isso não permite a intervenção da tecnologia.
c) A tecnologia afetou negativamente a arte, pois permitiu interferências.  
d) Os meios tecnológicos modificaram a produção artística no Brasil.

2. O que a chegada da tecnologia provocou no campo artístico?
____________________________________

3. Em que modalidade artística abaixo a arte tecnológica não pode ser encontrada?
a) Arte imagética.
b) Arte rupestre. 
c) Arte cinética.
d) Arte literária. 

4. Que novos recursos foram implementados na dança com o advento da tecnologia?
_____________________________________


5. Qual é o papel da tecnologia no trabalho da criação artística intitulada “Captura de Fantasma”?
_____________________________________

6. Cite exemplos de atividades cinematográficas que revelam a intensa presença da tecnologia.
_____________________________________

7. NÃO é finalidade da tecnologia na produção artística:
a) propor o aperfeiçoamento dos recursos de expressão corporal.
b) capturar a atenção do público durante as apresentações artísticas.
c) baratear os recursos necessários para a exibição das obras de arte.
d) aperfeiçoar a capacidade de apresentação dos artísticas no palco.
 
8. Qual a finalidade da web arte?
_____________________________________

9. É um exemplo de arte tecnológica em que o público consumidor pode fazer modificações nela:
a) Cinema.
b) Dança.
c) Teatro.
d) Web arte.

10. Para você, a tecnologia é importante na produção artística? Por quê?
_______________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO!




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética



GABARITO
1D / 2. Uma nova forma de ver, sentir e criar arte. / 3B / 4. O aperfeiçoamento do cenário e da iluminação começaram a ser introduzidos nos espetáculos para simular diferentes ambientes. Muitos sistemas de cordas e maquinários capazes de erguer os bailarinos também se somaram aos novos efeitos do cenário para mostrar um ambiente mágico com histórias mais criativas. / 5. A instalação de sensores no corpo do dançarino que são capturados por computadores que acabam multiplicando as movimentações em projeções simultâneas. / 6. Cenários que permitem a sensação de multicamadas e de profundidade, imagens em 4k, efeitos sonoros de alta qualidade, criação de diversos efeitos especiais, animações com altas performances, dentre outros. (Professor, aceite outras respostas) / 7C / 8. O objetivo é organizar elementos visuais harmoniosos e publicar em sites, para se destacar e proporcionar uma experiência agradável ao internauta. / 9D / 10. Resposta Pessoal. 

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

26 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Excelentes conteúdos,parabéns pelo seu desempenho nos planejamentos,tudo sincronizado com as propostas da bncc

    ResponderExcluir
  2. Sou professor e fiquei muito agradecido

    ResponderExcluir
  3. Essas atividades são ótimas, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Excelente! Parabéns! É muito importante esse apoio para nós professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professor! Gratidão por seu comentário. Muito obrigado! 😊🙌

      Excluir
  5. Parabéns pelas atividades! Ajuda muito na hora de elaborar um plano de aula! Estou amando os conteúdos. Muito obrigada pelo apoio!❤️🙏

    ResponderExcluir
  6. ADOREI, AJUDOU MUITO NO PLANO DE AULA.

    ResponderExcluir
  7. Excelentes atividades.Agradecida pelo apoio.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelos conteúdos, são ótimos!

    ResponderExcluir
  9. Agradecimento especial aos conteúdos sempre nos auxiliando na preparação das nossas aulas,e melhor ainda alinhado a BNCC.

    ResponderExcluir
  10. Atividade excelente. Estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem