ATIVIDADE DE ARTE - IMPRESSIONISMO - COM TEXTO E GABARITO - ANOS FINAIS

Atividade de arte sobre o impressionismo.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: ARTE IMPRESSIONISTA

O impressionismo foi uma tendência artística francesa com destaque na pintura que aconteceu no momento da chamada "Belle Époque", um período de grande otimismo e paz, desfrutado pelas potências ocidentais. Esse movimento teve uma função muito importante para a renovação artística do século passado. O Impressionismo é fruto da crítica a uma obra de Claude Monet, "Impressão, nascer do sol". Ao observar uma obra impressionista de perto, é possível identificar apenas pinceladas separadas que parecem manchas sem contorno. Vistas de longe, as pinceladas organizam-se para os nossos olhos criando formas e luminosidade. 

Nem tudo que o homem cria é considerado arte. Todavia, podemos incluir em todos os nossos atos ou criações algo que desperte algum sentimento. Toda obra de arte tem sua importância, mesmo que ela lhe pareça diferente ou estranha, assim como as obras impressionistas eram vistas, no início do movimento.

Ao fazer arte, o homem busca, estuda, sente, tem certezas e dúvidas e relaciona a sua história e a da humanidade com sua produção. Sua linguagem é o instrumento pelo qual ele expressa suas ideias, sentimentos, desejos e tudo aquilo que a arte pode transmitir. Pode ser pela pintura, escultura, música ou literatura. Os artistas impressionistas habituavam realizar suas telas ao ar livre. A finalidade era obter as tonalidades que os objetos transmitiam conforme a iluminação do sol em determinados períodos do dia.

Observe algumas obras impressionistas:

O movimento impressionista foi um divisor de águas para a pintura. Os artistas não se atrelavam aos ensinamentos do realismo acadêmico. A impressão que uma paisagem, objeto ou cena causava ao artista, era captada pelas pinceladas soltas que enfatizavam a luz e o movimento. Os artistas da época não apresentavam mais interesse em temas ligados à igreja, à nobreza, ou em produzir retratos fiéis à realidade. Queriam ver o quadro como obra em si mesma.

Observe o quadro abaixo: "Impressão: o Nascer do Sol",  Monet (1874)
 

Note que não é possível identificar os detalhes das pessoas, das canoas, nem da própria paisagem, embora tais elementos possam ser vistos. A combinação de cores e pinceladas nesse quadro dão apenas uma "impressão" dessa paisagem, daí o nome do quadro "Impressão: o Nascer do Sol", um dos clássicos de Monet (1874). Monet era apaixonado por plantas e flores, e em sua casa construiu um enorme jardim e uma ponte que inspiraram muitas obras de arte. 

CONCLUSÃO

É importante destacar que impressionismo não se destacou apenas na pintura, mas também se manifestou na música, na escultura e na literatura. Portanto, o impressionismo é marcado pelo rompimento com a perfeição dos traços tradicionalistas, realistas e a preocupação em transmitir para a obra o que o artista sentia e percebia no momento da execução da tela.


Texto: Tudo sala de Aula, 2021


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Em que país surgiu o Impressionismo?
a) França.
b) Brasil.
c) Alemanha.
d) Estados Unidos.


2. Qual característica abaixo não faz parte da pintura impressionista?
a) Uso de pinceladas soltas, rápidas e curtas.
b) Ênfase nos aspectos coloridos e luminosos do quadro.
c) Uso de contorno linear.
d) Trabalho ao ar livre.

3. O que os pintores impressionistas procuravam retratar em suas obras de arte?
_________________________________

4. Marque a alternativa que representa a aparência das pinturas impressionistas se olhadas de perto.
a) Uma fotografia.
b) Destaque dos contornos.
c) Um autorretrato.
d) Manchas e borrões.

5. O artista impressionista demonstrava em suas obras, seus sentimentos, suas emoções e experiências. Identifique a opção que está relacionada com esta afirmação.
a) Suas obras estão relacionadas com a história da humanidade.
b) Suas obras estão relacionadas às novas tecnologias.
c) Suas obras não estão relacionadas à sua vida pessoal e social.
d) Suas obras não estão associadas com a natureza e a sociedade.


6. O que foi o período Belle Époque?
__________________________________

7. A arte está relacionada principalmente com:
a) o objeto.
b) o sentimento.
c) o estudo.
d) a música.

8. O que o artista faz para produzir sua arte?
___________________________________

9. Assinale a afirmação FALSA.
a) O impressionismo representava uma cópia real da natureza, como uma fotografia.
b) O impressionismo não seguia os padrões estabelecidos da Arte Realista.
c) As obras impressionistas geralmente eram pintadas ao ar livre.
d) As obras impressionistas retratavam a impressão do artista ao executar a obra.

10. Além da pintura, em que tipos de obras artísticas o Impressionismo se destacou?
____________________________________



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.


GABARITO
1A / 2C / 3. Buscavam retratar a impressão que uma paisagem, objeto ou cena causava ao artista, sendo captada pelas pinceladas soltas que enfatizavam a luz e o movimento. / 4D / 5A / 6. Foi um período de grande otimismo e paz, desfrutado pelas potências ocidentais antes da primeira guerra mundial. / 7B / 8. Ele busca, estuda, sente, tem certezas e dúvidas e relaciona a sua história e a da humanidade com sua produção. / 9A / 10. Destacou-se na música, na escultura e na literatura. 

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem