Atividade de Ensino Religioso - Enfrentando a Depressão - Com texto e gabarito

Atividade de religião sobre depressão. 

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o professor:

Objetos do conhecimento: Filosofias de vida e esfera pública. Habilidades da BNCC: (EF08ER04) Discutir como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia). (EF09ER01) Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida. (EF09ER02) Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias. Objetivos: Explorar o conceito e os sintomas da depressão, destacando-a como uma doença psiquiátrica crônica e mencionando estatísticas globais sobre sua prevalência; Discutir a depressão como um problema de saúde pública que deve ser mitigado pelo Estado; Explorar estratégias para prevenir e enfrentar a depressão, destacando a importância da rotina diária, pensamentos equilibrados, práticas de meditação, sono adequado e a conexão com a espiritualidade, enfatizando a necessidade de buscar apoio profissional e social para superar a doença.
 

ENFRENTANDO A DEPRESSÃO

A depressão é considerada uma doença psiquiátrica crônica que apresenta sintomas de tristeza profunda, perda de interesse, falta de ânimo e oscilações de humor. Há quem defina depressão como excesso de passado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que há mais de trezentas milhões de pessoas deprimidas no mundo.


Como prevenir a depressão

Simples orientações de especialistas ajudam as pessoas a não sofrerem de depressão. Buscar se relacionar em sociedade, manter uma vida ativa através de práticas desportivas, pensar positivo e olhar para o passado com prudência são estilos de vida que podem tornar o ser humano mais imune à depressão. 

Como enfrentar a depressão

Rotina diária: A elaboração de um programa de atividades é uma das estratégias mais comuns utilizadas pelos psicólogos.

Forma de pensar: Um dos objetivos mais almejados é ver as coisas de maneira correta e equilibrada. Pensamentos negativos e pessimistas só atrapalham a recuperação. 

Pratique meditação: A meditação vem se destacando nos últimos anos como um meio para diminuir ansiedade e a insônia, aumentar o foco e contribuir contra a depressão.

Dormir bem: É importante estarmos com o nosso corpo e mente bem recuperados. Somente dessa forma, haverá força suficiente para lidar com as aflições decorrentes da depressão. Para isso, nada melhor que uma boa noite de sono.

Fé Divina: Confiar no Ser Transcendente como um Ser disposto a ajudar, proteger, facilitar e favorecer aqueles que o procuram é o primeiro passo para se beneficiar da espiritualidade.

CONCLUSÃO
Depressão é algo muito sério e difícil muitas vezes de entender. Entretanto, nunca despreze as pessoas deprimidas, pois elas precisam de apoio para superarem esse momento difícil. É importante destacar que a depressão não é uma doença incurável. Mude os hábitos de vida. Se necessário, busque ajuda de um profissional ou de pessoas de confiança que logo tudo vai passar. 

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Quais os sintomas que podem indicar que a pessoa sofre de depressão?
___________________________________

2. Que atitude abaixo pode revelar indício de depressão?
a) Bom humor durante as atividades escolares.
b) Raiva momentânea por um acontecimento inesperado.
c) Tristeza devido ao falecimento de uma pessoa querida.
d) Amargura contínua por um erro cometido no passado.


3. Que atividades podem evitar a depressão?
____________________________________

4. São sugestões dos especialistas para vencer a depressão, EXCETO:
a) Vida espiritual ativa.
b) Ter pensamentos positivos.
c) Ter uma vida religiosa em destaque.
d) Buscar dormir com qualidade.

5. Para você, que atividades podemos desenvolver em nosso dia a dia que podem nos ajudar a ter uma vida ativa e feliz?
____________________________________

6. O que podemos fazer para amenizar o sentimento de tristeza profunda das pessoas que porventura enfrentam a depressão?
____________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



GABARITO
1. Tristeza profunda, perda de interesse, falta de ânimo e oscilações de humor. / 2D / 3. Buscar se relacionar em sociedade, manter uma vida ativa através de práticas desportivas, pensar positivo e olhar para o passado com prudência. / 4C / 5. Resposta Pessoal. / 6. Procurar ficar próximo da pessoa e oferecer ajuda, estabelecer laços de confiança e buscar ajuda de um profissional (Professor, aceite outras respostas).

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. E muito difícil mesmo li dar com a depressão por isso devemos ajudar as pessoa q sofrem com ela e mostrar o valor da vida e o seu significado.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem