ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - JOGOS COOPERATIVOS - COM TEXTO E GABARITO - ANOS INICIAIS

Atividade de educação física 3º ano, 4º ano e 5º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: JOGOS COOPERATIVOS

atividade de educação física - jogos cooperativos

Participar de jogos é sempre muito prazeroso. E quando todos estão unidos num mesmo objetivo, um colaborando com o outro, não há perdedores, todos vencem! O maior prazer está em participar! A ideia de jogar pressupõe uma competição que resultará em um vencedor. Jogos em grupo, contudo, funcionam com base no coletivo: são os esforços da equipe e do trabalho em grupo que levam à vitória.

Jogos competitivos são aqueles cujos participantes possuem como principal objetivo vencer o adversário. O jogo de xadrez é um exemplo de jogo competitivo: dois adversários se enfrentam procurando vencer a partida.

Observe as imagens abaixo e veja outros exemplos de jogos competitivos:
 

Nos jogos cooperativos o objetivo não está em vencer, mas em cooperar. Os participantes procuram colaborar uns com os outros, de forma que todos permaneçam no jogo, divertindo-se. O frescobol é um exemplo de jogo cooperativo muito praticado nas praias brasileiras. Os dois participantes procuram jogar a bola da melhor forma possível, para que o outro participante possa recebê-la sem deixá-la cair.

Nos jogos e na vida podemos competir cooperando. Por exemplo, num jogo de futebol o objetivo é vencer o adversário marcando mais gols do que ele, mas para alcançarmos a vitória temos que cooperar com os jogadores de nossa equipe. Não podemos fazer tudo sozinhos ou ficarmos parados. Temos que participar colaborando com nossos companheiros.
Você sabe como transformar jogos competitivos em cooperativos? Basta mudar o objetivo e adaptar algumas regras. Por exemplo, como nos jogos competitivos o objetivo é ganhar a partida, para adaptá-lo em cooperativo, o objetivo deve ser outro: pode ser jogar pelo prazer de jogar ou a união de todos para realizar uma tarefa. Dessa forma, não há vencedores: os “adversários” passam a ser companheiros de jogo.


Um jogo de tabuleiro divertido é o quebra-cabeça, e você pode transformá-lo em jogo cooperativo! Convide um ou dois amigos para ajudá-lo a montar. Para ficar mais emocionante, combinem um tempo de jogo. Vocês deverão terminar de montar antes do tempo acabar!

CONCLUSÃO
Portanto, nos jogos cooperativos o objetivo não está em vencer, mas em cooperar. Os participantes procuram colaborar uns com os outros, de forma que todos permaneçam no jogo, divertindo-se.

Tudo Sala de Aula, 2021

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Qual o principal objetivo dos jogos cooperativos?
_____________________________________

2. Assinale a opção que NÃO revela um termo associado aos jogos cooperativos.
a) União 
b) Equipe
c) Socialização.
d) Concorrência. 

3. A cooperação é um valor muito importante para a convivência pacífica entre as pessoas. Desse modo, cooperar significa:
a) Facilitar.
b) Ajudar.
c) Respeitar.
d) Incentivar.        
 

4. Cite uma atividade:

a) De jogo competitivo.
_____________________________________

b) De jogo cooperativo.
_____________________________________

5. Há uma diferença entre os objetivos dos jogos competitivos e cooperativos. Nos jogos competitivos, o principal objetivo é:
a) Vencer a partida.
b) Perder o jogo.
c) Colaborar com o adversário.
d) Derrotar os companheiros de equipe.

6. Um exemplo de jogo cooperativo é:
a) O tênis.
b) O futebol.
c) O voleibol.
d) O frescobol.

7. Para transformarmos um jogo competitivo em um jogo cooperativo, precisamos:
a) Aumentar o número de jogadores.
b) Diminuir o número de jogadores.
c) Modificar o objetivo do jogo.
d) Conservar o objetivo do jogo.

8. Uma das finalidades dos jogos cooperativos é:
a) desafiar.
b) divertir.
c) competir.
d) vencer.

9. O futebol de campo é um tipo de jogo:
a) Individual.
b) De rede.
c) Competitivo.
d) Cooperativo.

10. Para você, qual o melhor tipo de jogo: cooperativo ou competitivo? Por quê?
_____________________________________


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




HABILIADADES BNCC ALCANÇADAS
(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.


GABARITO
1. O principal objetivo é desenvolver o espírito de cooperação, ajudar. / 2D / 3B / 4. a) Futsal, b) Pular corda. / 5A / 6D / 7C / 8B / 9C / 10. Resposta Pessoal.


2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem