Atividades para o 3º ano, 4º ano ou 5º ano.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Danças Populares: O forró
Objetivo da Aula: Compreender e respeitar os múltiplos sentidos e significados do forró em sua cultura de origem, reconhecendo e valorizando sua rica história e tradições.
Habilidade da BNCC: (EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
TEMA: DANÇAS POPULARES – O FORRÓ
O Brasil é formado por uma grande quantidade de etnias, mostrando-se uma mistura das culturas afro-indígena, asiática e europeia. Desse modo, encontramos vários estilos de danças que nasceram dessas culturas que podemos denominá-las de danças populares ou danças típicas brasileiras. Por nosso país ser bastante extenso, muitas danças acabam sendo mais presentes em uma região que a outra. Agora, vamos conhecer uma dança bastante presente na região nordestina, o forró.
O FORRÓ
O forró é um ritmo musical e dança muito popular no Nordeste brasileiro. Possui influência das danças europeias de salão misturado aos ritmos e balanços africanos. A música é geralmente tocada por três pessoas, compostos pelo sanfoneiro, zabumbeiro e um tocador de triângulo. O forró tradicional é conhecido como o forró pé de serra. Existem muitos ritmos associados ao forró, como por exemplo, o xote, o baião, o xaxado e a marcha de quadrilha.
QUADRILHA
As festas juninas são muito populares em todo o Brasil e geralmente acontecem no mês de junho e julho. Nestas festas, uma dança muito tradicional é a quadrilha, realizada aos pares e dirigida pelo marcador, o qual, coordena os encadeamentos de passos e movimentos executados pelos dançarinos. As pessoas se trajam à moda caipira, com roupas coloridas, os homens pintam bigodes e cavanhaques, ainda usam chapéu de palha e camisa xadrez e as mulheres fazem trança nos cabelos e usam bastante maquiagem.
CONCLUSÃO
O forró surgiu no Nordeste e seu principal representante é o Luiz Gonzaga que convencionou o formato do trio do forró. No início, este estilo musical quis contar a vida do homem sertanejo e a alegria do povo do sertão nordestino. Na década de 90, foram criados dois tipos de forró, além do tradicional arrasta-pé, o forró eletrônico e o universitário.
Texto: Tudo Sala de Aula, 2021
Atividades
1. Como é constituída a cultura brasileira?
2. Em que região brasileira o forró surgiu?
3. Sobre o texto, assinale a opção FALSA:
a) As danças brasileiras tiveram influência de outras culturas.
b) O forró é uma dança típica e popular brasileira.
c) As danças são iguais em todas as regiões brasileiras.
d) O forró é um gênero musical muito presente no Nordeste.
4. Quais continentes influenciaram o estilo do forró do Nordeste?
5. Como é composto o trio que toca o forró tradicional nordestino?
6. Qual ritmo musical abaixo NÃO está associado ao forró?
a) O xote.
b) O axé.
c) O coco.
d) O xaxado.
7. Como é conhecido popularmente o forró tradicional nordestino?
8. Como é realizada a dança de quadrilha?
9. Quem é o principal representante do forró no Nordeste?
10. O que mais chamou sua atenção no texto? Por quê?
+ Conteúdos de Educação Física para os anos iniciais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.