ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DANÇAS POPULARES: O FORRÓ - COM TEXTO E GABARITO

Atividades para o 3º ano, 4º ano ou 5º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: DANÇAS POPULARES – O FORRÓ


O Brasil é formado por uma grande quantidade de etnias, mostrando-se uma mistura das culturas afro-indígena, asiática e europeia. Desse modo, encontramos vários estilos de danças que nasceram dessas culturas que podemos denominá-las de danças populares ou danças típicas brasileiras. Por nosso país ser bastante extenso, muitas danças acabam sendo mais presentes em uma região que a outra. Agora, vamos conhecer uma dança bastante presente na região nordestina, o forró.

O FORRÓ
O forró é um ritmo musical e dança muito popular no Nordeste brasileiro. Possui influência das danças europeias de salão misturado aos ritmos e balanços africanos. A música é geralmente tocada por três pessoas, compostos pelo sanfoneiro, zabumbeiro e um tocador de triângulo. O forró tradicional é conhecido como o forró pé de serra. Existem muitos ritmos associados ao forró, como por exemplo, o xote, o baião, o xaxado e a marcha de quadrilha. 

QUADRILHA
As festas juninas são muito populares em todo o Brasil e geralmente acontecem no mês de junho e julho. Nestas festas, uma dança muito tradicional é a quadrilha, realizada aos pares e dirigida pelo marcador, o qual, coordena os encadeamentos de passos e movimentos executados pelos dançarinos. As pessoas se trajam à moda caipira, com roupas coloridas, os homens pintam bigodes e cavanhaques, ainda usam chapéu de palha e camisa xadrez e as mulheres fazem trança nos cabelos e usam bastante maquiagem. 


CONCLUSÃO
O forró surgiu no Nordeste e seu principal representante é o Luiz Gonzaga que convencionou o formato do trio do forró. No início, este estilo musical quis contar a vida do homem sertanejo e a alegria do povo do sertão nordestino. Na década de 90, foram criados dois tipos de forró, além do tradicional arrasta-pé, o forró eletrônico e o universitário.

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Como é constituída a cultura brasileira?
__________________________________

2. Em que região brasileira o forró surgiu?
__________________________________

3. Sobre o texto, assinale a opção FALSA:
a) As danças brasileiras tiveram influência de outras culturas.
b) O forró é uma dança típica e popular brasileira. 
c) As danças são iguais em todas as regiões brasileiras.
d) O forró é um gênero musical muito presente no Nordeste.

4. Quais continentes influenciaram o estilo do forró do Nordeste?
__________________________________

5. Como é composto o trio que toca o forró tradicional nordestino?
__________________________________


6. Qual ritmo musical abaixo NÃO está associado ao forró?
a) O xote.
b) O axé.    
c) O coco.
d) O xaxado.

7. Como é conhecido popularmente o forró tradicional nordestino?
___________________________________

8. Como é realizada a dança de quadrilha?
___________________________________

9. Quem é o principal representante do forró no Nordeste?
__________________________________

10. O que mais chamou sua atenção no texto? Por quê?
__________________________________


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.


HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças   de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
(EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.


GABARITO
1. Constituída por uma grande quantidade de etnias, mostrando-se uma mistura das culturas afro-indígena, asiática e europeia. / 2. Na região Nordeste. / 3C / 4. África e Europa. / 5. Composto pelo sanfoneiro, zabumbeiro e um tocador de triângulo. / 6B / 7. Forró pé de serra. / 8. Realizada aos pares e dirigida pelo marcador, o qual, coordena os encadeamentos de passos e movimentos executados pelos dançarinos. / 9. Luiz Gonzaga. / 10. Resposta Pessoal. 

Participe! Deixe um comentário!

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem