Atividade de Educação Física - Danças Indígenas Brasileiras - Com texto e gabarito

Atividades para o 3º ano, 4º ano ou 5º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: AS DANÇAS INDÍGENAS BRASILEIRAS


A dança é uma linguagem universal, é um importante meio de expressão desde épocas remotas. É um ato artístico que envolve principalmente a expressão corporal através dos movimentos. 

A dança indígena tem uma singularidade se comparada com outras danças ou estilos musicais brasileiros. Os índios realizam o ato de dançar para praticar algum ritual. As finalidades são as mais diversas, como: agradecer pela colheita, espantar os maus espíritos, expulsar doenças, marcar mudança da fase de vida de uma pessoa, homenagear pessoas mortas ou para rogar por uma boa caça. Logo, o índio dança para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos seus costumes. 

Os rituais e danças indígenas podem ser praticados por um único indivíduo ou grupo, e serem realizados tanto por homens, quanto pelas mulheres. Entretanto, as mulheres não participam de danças sagradas executadas pelos pajés ou grupo de homens. Durante as danças religiosas, são utilizados símbolos mágicos, totens, amuletos, imagens e outros diversos instrumentos musicais. Em muitas danças, os índios recorrem a máscaras que lhes cobrem o corpo todo e lhes servem de disfarce. Entre as danças mais conhecidas dos índios brasileiros estão o toré e o kuarup. 

TORÉ
O toré é visto como um dos rituais mais conhecidos. Essa dança está associada a união entre os índios da região nordeste do país. Esta dança apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo. O maracá – chocalho indígena feito de uma cabeça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom da pisada e os índios dançam em círculos.

KUARUP
A dança do kuarup (nome de uma árvore sagrada) é um ritual de reverência aos mortos. Iniciada aos sábados pela manhã, os índios dançam e cantam em frente a troncos de kuarup, colocados no local onde os mortos homenageados foram enterrados. 

CONCLUSÃO
Dessa maneira, entende-se que a dança indígena possui intenções diferentes de outras danças brasileiras, porque é uma prática que abrange rituais e costumes. Portanto, a cultura indígena é rica e diversa e deve ser valorizada e respeitada por todos nós. 

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU 

1. Sobre a dança, assinale a alternativa FALSA:
a) A dança possui uma linguagem universal.
b) A dança é uma expressão só sentimental. 
c) A dança é classificada como uma arte. 
d) A dança é uma forma de se expressar.


2. Quais as finalidades das danças indígenas?
____________________________________

3. O índio dança principalmente para
a) realizar o trabalho da agricultura.
b) comemorar a morte dos familiares.
c) se disfarçar dos perigos da floresta.
d) festejar seus atos e costumes. 

4. Que instrumentos são utilizados nas danças religiosas indígenas?
____________________________________

5. Quais são as danças indígenas mais conhecidas no Brasil?
____________________________________

6. Como é realizada a dança do toré?
____________________________________

7. A dança do kuarup é um ritual de reverência 
a) aos mortos.
b) aos vivos.
c) à natureza.
d) ao pajé.

8. Qual a principal diferença da dança indígena para as outras danças da nossa atualidade? 
____________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.


HABILIDADE BNCC ALCANÇADA:
(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças   de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1B / 2. Agradecer pela colheita, espantar os maus espíritos, expulsar doenças, marcar mudança da fase de vida de uma pessoa, homenagear pessoas mortas ou para rogar por uma boa caça. / 3D / 4. Símbolos mágicos, totens, amuletos, imagens e outros diversos instrumentos musicais. / 5. O toré e o kuarup. / 6. Com o uso do maracá que marca o tom da pisada e os índios dançam em círculos. / 7A / 8. A dança indígena é uma prática que abrange rituais e costumes, enquanto as demais não possuem essas finalidades. 

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

3 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem