Atividade de Educação Física - Danças Folclóricas Nacionais - Com texto e gabarito

Atividades para o 3º ano, 4º ano ou 5º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.


Planejamento para o professor:

Objetivo: Identificar e valorizar as danças tradicionais do Brasil em diferentes cenários culturais. Habilidade da BNCC: (EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças   de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.


TEMA: DANÇAS FOLCLÓRICAS NACIONAIS

As danças folclóricas nacionais são expressões populares de um determinado povo. No Brasil, são danças que nasceram aqui, influenciadas principalmente pelos africanos, indígenas e europeus. O nosso país é muito imenso, desse modo, as danças existentes também são inúmeras. Infelizmente, devido ao avanço da globalização e do fácil acesso ao consumo, muitas culturas vão minorando, pois novos costumes vão sendo inseridos na sociedade.

Cada estado do Brasil possui suas danças folclóricas típicas incorporadas aos seus festejos e outras são mantidas por grupos folclóricos que conservam viva a tradição. Agora, vamos conhecer duas danças folclóricas brasileiras. 

FREVO
É uma dança típica do Nordeste brasileiro, é muito praticada nas cidades de Olinda e Recife durante o carnaval. O frevo é uma dança frenética, de ritmo acelerado. É dançada de forma individual e todos podem participar num delírio envolvente, motivado por um ritmo alegre. Os passos são diversos, acrobáticos e complexos. Os instrumentos musicais mais utilizados são o trompete, o trombone, o saxofone e a tuba. Os dançarinos vestem roupas coloridas e usam sombrinhas, realizando passos rápidos e habilidosos. 

CIRANDA
A ciranda é uma dança originária das regiões da Paraíba e Pernambuco. São canções populares e tradicionais que fazem parte da sabedoria de um povo e se caracteriza pela formação de uma grande roda, onde os integrantes dançam ao som dos zabumbas e ganzás. A ciranda é uma dança comunitária que não possui preconceito quanto a sexo, cor, idade ou condição social, assim como não há limite para o número de pessoas que podem participar.

CONCLUSÃO
Portanto, as danças folclóricas sempre foram importantes na cultural da humanidade e suas origens são anônimas, passadas de geração para geração durante um longo tempo.

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Sobre as danças folclóricas, assinale a alternativa FALSA: 
a) São expressões populares de uma determinada nação.
b) No Brasil, as danças folclóricas tiveram influência de outras nações. 
c) As danças folclóricas seguem um estilo único nas regiões brasileiras.
d) As danças folclóricas brasileiras são inúmeras e muito diversas.


2. Segundo o texto, o que está provocando a diminuição da prática de danças folclóricas nacionais no dia a dia das pessoas?
___________________________________

3. O que é o frevo?
___________________________________

4. Quais são os instrumentos mais utilizados na dança do frevo?
___________________________________

5. No frevo:
a) os dançarinos devem usar roupas pretas. 
b) os passos são lentos e habilidosos.
c) os dançarinos participam de forma coletiva. 
d) os passos são diversos e complexos.

6. O que são canções de ciranda?
___________________________________

7. Na ciranda:
a) a dança é comunitária.
b) a participação é em duplas.
c) só crianças podem participar.
d) há limitação de participantes.

8. Você já participou de uma dança folclórica? Se sim, qual foi ela?
___________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.



HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças   de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
(EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.



Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1C / 2. Devido ao avanço da globalização e do fácil acesso ao consumo. / 3. É uma dança típica do Nordeste brasileiro, e também, uma dança frenética, de ritmo acelerado. / 4. O trompete, o trombone, o saxofone e a tuba. / 5D / 6. São canções populares e tradicionais que fazem parte da sabedoria de um povo e se caracteriza pela formação de uma grande roda. / 7A / 8. Resposta Pessoal. 

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Parabéns pelo trabalho MARAVILHOSO, os conteúdos e atividades são bem elaborados e me ajudaram bastante, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes em ter contribuído de alguma forma! Estamos à disposição. Conte conosco.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem