Atividade de Arte - A História do Cinema - com Texto e Gabarito - Anos finais

Atividade de arte para o 6º ano, 7ºano, 8º ano ou 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: O CINEMA

Uma das tecnologias mais incríveis da nossa história é a possibilidade de deter imagens, diferente da fotografia que é apenas uma imagem, a filmagem consegue captar em média de 30 fotografias por segundo, e é isso que gera o movimento ao apreciarmos um vídeo. Quando você vê um filme de um cavalo correndo, por exemplo, na realidade é apresentação sucessiva de fotografias paradas. Elas se sucedem, uma à outra, tão rapidamente que os seus olhos não podem separar cada imagem da próxima, desta forma, o animal parece mover-se. Esse é o princípio básico do cinema e também das animações que estão nos sites, nas televisões e nas propagandas. Essa imagem-movimento só foi possível em 1889 com a invenção do cinetoscópio. A partir dessa criação, na década seguinte, ocorreu o desenvolvimento do cinema como conhecemos hoje. 
 
Atividade de arte sobre o cinema

Em 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière apresentaram o filme “A Chegada do Trem na Estação”. A primeira exibição foi tão impactante que os espectadores acreditaram que a locomotiva iria atropelá-los. Foi nessa época que nascia o cinema.

UM MUNDO EM PRETO EM BRANCO

Em 1902 foi exibido o filme “ Viagem à lua”. Daí em diante, esse evento conquistou milhares de fãs em todo o mundo. Os filmes eram produzidos em preto e branco e as falas dos atores diversas vezes foram colocadas em legendas para que o público compreendesse a história. Todavia, contra toda a tecnologia que se apresentou rapidamente, um dos maiores gênios do cinema jamais precisou de uma única palavra para se expressar: Charlie Chaplin. 


No início do cinema, os filmes eram acompanhados por música ao vivo. Grandes orquestras acompanhavam as exibições. Em outros casos, atores dublavam o filme por trás da tela. Quando em 6 de outubro de 1927 foi exibido “ O cantor de jazz” o cinema jamais seria o mesmo. O som chegou definitivamente às telas e as estrelas do cinema mudo não resistiram a essa tecnologia. O público rendeu-se ao som e Hollywood tornou-se o maior centro de produção de filmes do mundo. Musicais invadiram as telas onde o som era a própria estrela. E em 1935 mais uma novidade: a cor. Agora o cinema já tinha som e cor, logo, não havia mais limites para a imaginação do cineasta. 


O CINEMA NO MUNDO

O cinema está presente nos mais diferentes países e as histórias são contadas em praticamente todas as línguas. Com maior ou menor grau de profissionalismo, o cinema é a expressão de um povo imortalizada na tela. Através dele, conhecemos os costumes e a cultura de povos que provavelmente jamais teríamos a oportunidade de conhecer de perto.

O CINEMA NO BRASIL

A primeira exibição no Brasil aconteceu em 1896, no Rio de Janeiro. Todos os filmes eram documentais. Mas o passo decisivo para o desenvolvimento do cinema nacional veio quando os imigrantes italianos chegaram a São Paulo. Eles acabariam tomando conta do mercado nos próximos 30 anos.

CONCLUSÃO

Cinema é Arte. Como toda a arte, ele está à frente de seu tempo. E os verdadeiros artistas contestam sua própria arte. Ela está em constante transformação assim como o próprio homem. E o cinema continuará se transformando e contando a história desta transformação.

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Sobre o cinema, assinale a alternativa FALSA.
a) O cinema é uma expressão artística e cultural de um povo.
b) A movimentação é o princípio básico do cinema.
c) O filme é uma sucessão de fotografias em movimentos. 
d) As animações não fazem parte da cultura cinematográfica. 

2. Como podemos definir a filmagem cinematográfica?
_________________________________

3. Qual foi a importante invenção que possibilitou o desenvolvimento do cinema no mundo?
_________________________________


4. Quais eram as características dos filmes logo no início do cinema?
_________________________________

5. A implementação de áudio nos filmes foi um desafio para os produtores do cinema, todavia, o mundo apreciou um grande artista na história do cinema que conseguiu interpretar narrativas sem a necessidade de falar uma palavra. Quem foi esse ator e compositor?
_________________________________

6. Escreva os marcos importantes do cinema na linha de tempo abaixo:

a) 1889: 
_________________________________

b) 1895: 
_________________________________

c) 1896: 
_________________________________

d) 1927: 
_________________________________

e) 1935: 
_________________________________


7. Assinale a alternativa FALSA:
a) Os italianos contribuíram para o desenvolvimento do cinema no Brasil.
b)   O primeiro filme apresentado no cinema foi a exibição da chegada de um trem.
c)  A fotografia foi uma invenção importante para o desenvolvimento do cinema.
d)  O Brasil foi um grande produtor de filmes de ficção no início do cinema.

8. O que mais chamou sua atenção na história do cinema?
__________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


HABILIDADE BNCC ALCANÇADA:
(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.


GABARITO
1D / 2. A filmagem é a capacidade de captação de diversas fotografias em cada segundo. / 3. A invenção do cinetoscópio. / 4. Os filmes eram em preto e branco, não tinham sons e era comum a colocação de legendas para o público entender a história. / 5. Charlie Chaplin. / 6. a) A criação da imagem-movimento através do cinetoscópio. / b) A exibição do primeiro filme no cinema. / c) O filme chega ao Brasil. d) O som chegou definitivamente às telas. / e) Os filmes passaram a ser coloridos. / 7D / 8. Resposta Pessoal. 




Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

15 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. sera q sao certas essas respostas?

    ResponderExcluir
  2. Amei estas atividades, vocês estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. A número 1 está incorreta. O cinema nasce da fotografia, logo o filme é uma sucessão de fotografias em movimento sim. Qual é a alternativa falsa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pela observação, de fato houve um erro, mas já alteramos. Grato por comentar!

      Excluir
  4. SÃO EXCELENTES AS ATIVIDADES AQUI,PARABÉNS,OBRIGADO POR ESSE SUPORTE.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem