QUIZ DE EDUCAÇÃO FÍSICA - CAPOEIRA: HISTÓRIA E FUNDAMENTOS

Prova online de educação física sobre a Capoeira: História e Fundamentos. 

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de educação física sobre a Capoeira: História e Fundamentos

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende diversos elementos como a dança e a luta. Seu surgimento está relacionado a um fato histórico que foi:

Qual instrumento musical abaixo está relacionado com a capoeira?

A capoeira possui um movimento básico que consiste em colocar a mão direita para frente e a perna direita para trás, e em seguida fazer o mesmo com o lado esquerdo do corpo, sincronizando o movimento com o ritmo do berimbau. Este movimento é conhecido como:

Sobre a capoeira, é falso o que está na alternativa:

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. Que presidente brasileiro permitiu sua prática em nosso país?

Podemos concluir que a capoeira NÃO é:

A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil como forma de praticarem em segredo a sua arte, transmitir a sua cultura e resistir aos seus opressores. Por que os escravos uniram a música à capoeira nas senzalas?

Qual o nome do movimento na capoeira em que o participante se esquiva e se abaixa até ficar rente ao solo, com uma perna estendida e a outra flexionada para desviar do oponente?

"É um círculo de capoeiristas com uma bateria musical em que a capoeira é jogada, tocada e cantada.”, esta definição é:

Um outro golpe utilizado pelos capoeiristas é a benção, que é um:

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:



10 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Ângelo Allan coelho da silva Escola João Rodrigues de Macedo

    ResponderExcluir
  2. Questão 7 - A capoeira foi desenvolvida pelos "escravos do Brasil" como forma de praticarem em segredo a sua arte, transmitir a sua cultura e resistir aos seus opressores. Por que os "escravos" uniram a música à capoeira nas senzalas? Desejo dar uma dica, se for possível: que tal substituir a locução "escravos do Brasil" e o termo "escravos" por negros escravizados? Ninguém nasce escravo, as pessoas são escravizadas. Talvez essa questão pudesse ser revista por inteiro, pois antes de ser arte e transmissão de cultura, originalmente a Capoeira (que possivelmente também tem uma influência indígena), foi criada como luta contra a opressão, uma forma de resistência dos negros escravizados - disfarçada de dança. Mas a ideia de arte, cultura, manifestação cultural, é muito mais recente. Talvez, não tenho certeza a partir do momento em que a Capoeira se tornou também um espetáculo (Capoeira Contemporânea - Mestre Camisa).

    ResponderExcluir
  3. Tento colocar meu e-mail, mas só sai como anônimo. As TICs e eu não temos uma "relação amistosa"! Rs,rs,rs...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A capoeira é sim um jogo competitivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa equipe mais uma vez chegou a conclusão que no momento a capoeira ainda não se consolidou como um jogo competitivo. Tendo em vista que Jogos Competitivos são aqueles em que há vencedores e vencidos. Sua principal finalidade é estimular a competição justa entre os participantes e aprender a lidar com vitórias e derrotas. Já a capoeira não se encaixa nesse perfil. Muito grato por seu comentário. Espero ter ajudado.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem