ATIVIDADE DE RELIGIÃO - TRADIÇÕES E ENSINAMENTOS ORAIS - COM TEXTO E GABARITO

Atividade de religião para o 5º ano e 6ºano. 

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: TRADIÇÕES E ENSINAMENTOS ORIAIS


Todos os dias, precisamos nos comunicar, compartilhando e recebendo informações. Atualmente, podemos registrar as nossas histórias e momentos por meio da escrita, de fotos ou de vídeos. Entretanto, nem sempre foi assim. Em tempos remotos, não havia conhecimento e nem tecnologia suficiente para registrar com eficiência as informações de uma sociedade, pois a única forma desse registro era por meio da oralidade. 

A tradição oral é uma cultura imaterial transmitida oralmente de uma geração para outra. Os costumes, as histórias, as mensagens ou testemunhos eram verbalmente repassados através de discursos ou por meio de músicas. Por muito tempo, devido à falta da escrita ou do conhecimento dela, as pessoas transmitiam suas crenças e outros saberes unicamente por meio da comunicação verbal. Desse modo, os costumes de uma sociedade eram preservados de pai para filho. 

TRADIÇÃO ORAL NA RELIGIÃO

Apesar da existência de diversas formas de se comunicar na atualidade, a tradição oral na religião ainda é muito forte, pois através dela, os líderes religiosos costumam passar as crenças para seus seguidores. Essa transmissão apresenta um benefício, pois é um método mais rápido de se compreender a mensagem apresentada. Nas primeiras comunidades religiosas, o processo de transmitir as crenças vindos das divindades (Transcendente) era de forma oral. As gerações mais velhas ensinavam às gerações mais novas, através da oralidade. Ainda hoje, esse processo de transmissão de conhecimento e informação é utilizado por muitos. Contudo, é possível acreditar que este método de difusão não seja muito confiável, pois a fala pode ser reorganizada e expandida de uma forma distinta, já que as pessoas morrem e aquelas que continuarão a mensagem podem interpretar diferentemente. 

Maurício Araújo, Tudo Sala de Aula - Março/ 2021

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Atualmente, como podemos fazer o registro de nossas informações com o intuito de preservá-las mesmo com o passar do tempo?
_______________________________________

2. Antes da escrita e da ascensão da tecnologia, através de que recurso comunicativo as memórias e culturas de uma sociedade eram registrados?
______________________________________


3. Segundo o texto, o que é tradição oral?
______________________________________

4. É possível concluir que:
a) A escrita sempre fez parte da cultura das civilizações antigas.
b) A oralidade não é mais utilizada hoje, pois a tecnologia atende nossas necessidades.
c) As pessoas sempre se comunicaram, mesmo sem a existência da escrita. 
d) A oralidade não preservou os costumes e as crenças das pessoas no passado. 

5. Por que a comunicação oral ainda continua sendo um mecanismo muito forte para os líderes religiosos?
______________________________________

6. Segundo o texto, por que a comunicação estritamente oral não pode ser tão confiável para registrar os costumes e crenças de uma comunidade?
_______________________________________

7. Você conhece alguma história ou uma tradição familiar ou religiosa que você aprendeu de forma oral? Se sim, escreva sobre ela.
_______________________________________


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.



GABARITO
1. Atualmente, podemos registrar as nossas histórias e momentos por meio da escrita, de fotos ou de vídeos. / 2. Através da oralidade. / 3. A tradição oral é uma cultura imaterial transmitida oralmente de uma geração para outra. Os costumes, as histórias, as mensagens ou testemunhos são verbalmente repassados através de discursos ou por meio de músicas. / 4C / 5. Porque é um método mais rápido de se compreender a mensagem apresentada. / 6. Porque a fala pode ser reorganizada e expandida de uma forma distinta, já que as pessoas morrem e aquelas que continuarão a mensagem podem interpretar diferentemente. / 7. Resposta Pessoal. 

Participe! Deixe um comentário!

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem