ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LUTAS ESPORTIVAS - COM TEXTO E GABARITO

Exercícios de educação física para os anos iniciais. 

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF35EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.
(EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

TEMA: AS LUTAS ESPORTIVAS


No início da civilização humana, as lutas eram atribuídas à questão de sobrevivência, ao exercício físico e ao treinamento militar. Por muito tempo, a luta era uma atividade apenas de defesa e ataque pessoal. Todavia, com o surgimento de outras necessidades e o desenvolvimento de novas técnicas, o ser humano atribuiu outro significado às lutas, e hoje assistimos a um processo de esportivização das mesmas. 

CARACTERÍSTICAS DA LUTA
(Fonte: Site Educa Mais Brasil)

A luta é caracterizada por possuir movimentos de combate a longa e a curta distância. As de longa distância incluem empurrões, socos, defesas, imobilizações, dentre outras ações. Já a de curta distância englobam uso de aparelhos como: lanças e espadas. Atualmente, a Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) estabeleceu seis estilos internacionais. Eles são denominados como: luta de praia, livre, de combate, greco-romana, corpo a corpo e o sambo. 

AS ARTES MARCIAIS


As artes marciais e as lutas possuem alguns aspectos que as tonam diferentes. As lutas consistem no combate direto com o adversário. Já as artes maciais diz respeito às técnicas de lutas desenvolvidas para utilizar em batalhas, no intuito de defender um povo ou uma nação. No entanto, com o uso de armamentos de fogo, essa modalidade passou perder função para esse fim. Porém, o termo continuou em utilização. O taekwondo, assim como o judô, caratê, muay thai, esgrima, dentre outros depostos são exemplos de artes marciais.

CONCLUSÃO
 
As lutas foram adaptadas para serem desenvolvidas na forma de competições. A maioria das modalidades dos esportes de luta que conhecemos hoje estão elevadas a um estado esportivo que descaracteriza o próprio conceito de arte marcial. Entende-se que “luta” é um termo que pode ser empregado de forma geral a todo combate entre dois ou mais indivíduos, dotados estes de treinamento especial para luta ou não.


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Antes que as lutas pudessem se tornar em atividades esportivas, como elas foram utilizadas pelas civilizações antigas?
______________________________________

2. A luta é caracterizada por possuir movimentos de combate a longa e a curta distância. Apresente características de cada movimento:

a) Longa distância: 
______________________________________

b) Curta distância: 
______________________________________


3. Qual é a entidade internacional responsável pela organização e regulamentação das práticas de lutas esportivas, também chamadas de Wrestling?
______________________________________


4. A entidade responsável pelas lutas estabeleceu seis estilos internacionais para a luta esportiva. Quais são eles?
______________________________________

5. Sobre a luta e as artes maciais, assinale a alternativa CORRETA:
a) As artes marciais e as lutas possuem as mesmas definições.
b) As lutas consistem no combate mais distante com o oponente.
c) No princípio, as artes maciais tinham o objetivo de defender um povo.
d) O judô e o caratê são exemplos de lutas e não de arte maciais. 

6. Em uma luta esportiva, é possível concluir que um atleta se torne vencedor após:
a) utilizar todas as formas possíveis para agredir o oponente.
b) delimitar o espaço do adversário, não permitindo que ele saia do jogo.
c) invadir o território do adversário sem realizar agressões físicas. 
d) derrubar o oponente de modo que os ombros dele fiquem no chão.

7. Atualmente a luta apresenta um estado esportivo até diferente da arte marcial. Desse modo, como podemos definir o que é luta?
______________________________________


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO




GABARITO
1. As lutas eram utilizadas à questão de sobrevivência, ao exercício físico e ao treinamento militar. E ainda como a atividade apenas de defesa e ataque pessoal. / 2. a)  Incluem empurrões, socos, defesas, imobilizações, dentre outras ações, b) Englobam uso de aparelhos como: lanças e espadas. / 3. Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA). / 4. Luta de praia, livre, de combate, greco-romana, corpo a corpo e o sambo. / 5C / 6D / 7. Atividade que pode ser empregada de forma geral a todo combate entre dois ou mais indivíduos, dotados estes de treinamento especial para luta ou não.



Participe! Deixe um comentário!

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem