ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - GINÁSTICA GERAL - COM TEXTO E GABARITO

Exercícios de educação física para os anos iniciais. 

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

HABILIDADES BNCC:
(EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.
(EF35EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.

TEMA: GINÁSTICA GERAL


O termo ginástica é muito utilizado para definir muitos tipos de exercícios físicos. Geralmente, as pessoas utilizam-no quando querem se referir a qualquer atividade física, muitas vezes associando-o a exercícios de academia. Todavia, a ginástica é muito mais que isso. A ginástica geral engloba as modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica, como por exemplo: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim.

OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA GERAL

A ginástica geral desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Além disso, contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social.

CAPACIDADES FÍSICAS DA GINÁSTICA

Nos movimentos executados nas atividades práticas, são desenvolvidas as seguintes capacidades físicas: força muscular, equilíbrio e velocidade. 

Força muscular
É a capacidade de um determinado músculo em se contrair. São exemplos de habilidades que utilizam a força: puxar, segurar, carregar e empurrar.

Equilíbrio
É a capacidade de se manter, parado ou em movimento, com uma postura estável do corpo. São exemplos de equilíbrio: parada de mão, estrela e ficar em pé em uma perna só. 

Velocidade
É a capacidade de executar com rapidez gestos em intensidade máxima ou em duração breve. Um exemplo de habilidade que utiliza a velocidade é correr.

POTENCIALIDADES DO CORPO


Você sabia que nosso corpo é uma máquina perfeita para realizar movimentos? Ele é capaz de assumir posições incríveis, adaptar-se a diferentes ambientes físicos e agir prontamente a diversas situações. Para isso, nosso corpo atua de forma coordenada com as estruturas do cérebro, pulmões, coração, músculos e ossos. Por isso, é importante cuidar do nosso corpo e também manter a segurança nossa e de nossos colegas na execução dessas atividades. 


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Podemos definir, de forma resumida, ginástica geral como sendo:
a) somente as atividades realizadas em academia. 
b) esportes coletivos que executam grandes movimentos.  
c) atividades que desenvolvem as capacidades físicas.
d) apenas as atividades físicas relacionadas ao equilíbrio. 

2. Quais são as modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica?
__________________________________

3. Quais são os benefícios que a ginástica consegue trazer para o nosso corpo?
__________________________________


4. Marque a alternativa que não apresenta uma atividade da ginástica:



5. Quais são os tipos de capacidades físicas da ginástica apresentadas na aula de hoje?
___________________________________

6. É uma atividade que desenvolve a capacidade física do equilíbrio:
a) Empurrar.
b) Correr muito.
c) fazer estrela.
d) puxar uma corda.

7. O nosso corpo possui diversas potencialidades, portanto, ele atua de forma coordenada com diversos órgãos. Quais são esses órgãos?
____________________________________


8. Cite três tipos de atividades que pertence à ginástica.
____________________________________


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO




GABARITO
1C / 2. Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim. / 3. A ginástica desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Além disso, contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social. / 4A / 5. Força muscular, equilíbrio e velocidade. / 6C / 7. Cérebro, pulmões, coração, músculos e ossos. / 8. Hidroginástica, ginástica acrobática e ginástica artísticas. (Aceite outras respostas)

Participe! Deixe um comentário!

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem