Atividade de Educação Física - Esporte de Campo e Taco - Com texto e gabarito

 Exercícios de educação física para os anos iniciais. 

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Habilidade BNCC:
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

TEMA: ESPORTE DE CAMPO E TACO

Esportes de campo e taco são modalidades que têm como objetivo rebater a bola o mais longe possível para se percorrer o maior número de vezes as bases e, assim, somar pontos. São exemplos dessa modalidade: tacobol e beisebol. Essas modalidades não fazem parte do universo de esporte praticados no Brasil, por isso que não são tão conhecidos. Vamos conhecer hoje os principais.

TACOBOL


É um jogo de rua que derivou e do "cricket" britânico, ganhando uma versão popularizada no Brasil como jogo ou brincadeira de rua. O objetivo principal do jogo é rebater a bola lançada pelo jogador adversário, sendo que durante o tempo em que o adversário corre atrás da bola, a dupla que rebateu deve cruzar os Betes, também chamados de taco ou remos, no centro do campo, fazendo assim um ponto cada vez que cruzam os tacos. Tem muitos adeptos, na maioria crianças.


BEISEBOL


Beisebol é uma modalidade praticada entre duas equipes, cada equipe tem nove jogadores que alternam as posições de defesa e ataque. O objetivo do jogo é fazer a maior quantidade de pontos, os “runs”. O campo tem forma de semicírculo. Dentro desse semicírculo existe um quadrado com quatro bases, uma em cada ponto de encontro com o círculo. O jogo é dividido em turnos. São nove ao todo, eles se alternam entre ataque e defesa. Um turno chega ao término quando os três batedores de um mesmo time não marcam pontos e são substituídos. O objetivo é que algum jogador do time adversário pegue a bola antes do batedor chegar a um destino. Caso ele consiga passar por todas as bases, será computado um ponto.  (Fonte: www.educamaisbrasil.com.br) 


CONCLUSÃO

Os esportes de campo e taco reúnem modalidades que caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e assim, somar pontos. 


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Qual o objetivo das modalidades esportivas de campo e taco?
__________________________________

2. Sobre os esportes de campo e taco, assinale a opção verdadeira:
a) São esportes muito praticados no Brasil.
b) São esportes de categoria individual.
c) Podem ser praticados em qualquer lugar e horário.
d) São jogos coletivos e a vitória depende dos esforços de todos.

3. Qual o esporte de taco que se popularizou no Brasil como jogo de rua?
___________________________________


4. Como é realizado o ponto no tacobol? 
___________________________________

5. Quantos jogadores há em cada equipe e quantas são as bases do beisebol?
a) 6 jogadores e 4 bases.
b) 9 jogadores e 4 bases.
c) 9 jogadores e 2 bases.
d) 18 jogadores e 9 bases. 

6. Segundo o estudo de hoje, no beisebol há 9 turnos em uma partida. Quando é considerado o fim de um turno?
__________________________________

7. Geralmente, como é computado o ponto no beisebol?
__________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO 
1. Rebater a bola o mais longe possível para se percorrer o maior número de vezes as bases e, assim, somar pontos. / 2D / 3. O tacobol. / 4. A dupla que rebateu deve cruzar os Betes, também chamados de taco ou remos, no centro do campo, fazendo assim um ponto cada vez que cruzam os tacos. / 5B / 6. Um turno chega ao término quando os três batedores de um mesmo time não marcam pontos e são substituídos. / 7. O jogador do time adversário deve pegar a bola antes do batedor chegar a um destino. Caso ele consiga passar por todas as bases, será computado um ponto. 

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

8 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem