Exercícios de educação física para os anos iniciais.
Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.
HABILIDADE BNCC:
(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
TEMA: AS DANÇAS POPULARES – AFRICANAS
As danças africanas no Brasil começaram a ser contadas e dançadas pelos batuques, um termo comumente aplicado pelos portugueses aos ritmos e danças dos africanos que por extensão, designam certas danças afro-brasileiras e era também denominação genérica para os cultos afro-religiosos. Com o passar do tempo, as manifestações culturais dos africanos se misturaram aos elementos da cultura indígena e de outros povos que colonizaram o país. Essa mistura acabou se tornando uma das particularidades da cultura que ficaria conhecida como brasileira. Desse modo, é esse o movimento que aconteceu e que justifica por que há danças de matriz africana no Brasil.
CARACTERÍSTICAS DAS DANÇAS DE MATRIZ AFRICANA
Uma característica muito peculiar das danças africanas é a maneira como os grupos se organizam para dançar. Geralmente, eles formam círculos, fileira ou semicírculos, além de valorizar a participação de toda a comunidade. Os instrumentos de percussão são objetos marcantes das danças africanas. Muitos desses movimentos são realizados para celebrar algum acontecimento importante, como: casamento, agradecimentos, rituais de passagem ou até para celebrar a morte, seguindo a cultura de cada povo. (Fonte: educamaisbrasil.com.br)
DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS
(Fonte: Site Toda Matéria)
CONGADA
Congada, congado ou congo, é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidades cristã de matriz africana. Nesta festa, se louva Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando da proteção que esses santos deram aos escravos negros. Em algumas congadas, se recorda a figura de Chico Rei e da luta entre cristãos e mouros. A congada é celebrada de norte a sul do Brasil. Não há um dia fixo, mas os meses de maio e outubro consagrados a Nossa Senhora, costumam ser escolhidos para a festa. Em algumas partes do Brasil, a congada é celebrada em dezembro.
MARACATU
O maracatu é uma manifestação do folclore brasileiro que envolve dança e música. Sua origem remonta a época do Brasil Colonial e consiste em uma mistura das culturas africana, portuguesa e indígena. É, portanto, uma expressão genuinamente brasileira e foi criada no estado de Pernambuco, sendo presente, sobretudo, nas cidades de Olinda, Recife e Nazaré da Mata.
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. O que contribuiu para formar a cultura do povo brasileiro?
__________________________________
2. Que características podem ser identificadas nas danças africanas?
__________________________________
3. Assinale a alternativa verdadeira sobre a dança africana:
a) É uma dança que se originou no Brasil no período da escravidão.
b) As danças africanas geralmente ocorrem de forma individuais e isoladas.
c) Na dança africana é muito comum a utilização de instrumento de percussão.
d) O Brasil não herdou tradição das danças africanas, pois a cultura indígena é mais forte.
4. Na cultura africana, que acontecimentos são celebrados com danças?
__________________________________
5. Por que alguns santos, como Nossa Senhora do Rosário, são celebrados na festa religiosa da congada?
__________________________________
6. Sobre o Maracatu, é correto a alternativa:
a) É um evento que ocorre no Brasil, mas de origem da africana.
b) Surgiu quando o Brasil era colonizado pelos portugueses.
c) É uma manifestação que envolve o teatro e os jogos africanos.
d) É uma cultura unificada, pois só há manifestações africanas.
7. Você já presenciou alguma dança africana? Se sim, como foi essa experiência?
__________________________________
Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO
GABARITO
1. A mistura das culturas dos povos africanos, indígenas e de outros que colonizaram o Brasil. 2. A formação de círculos, fileira ou semicírculos e a valorização da participação de toda a comunidade. / 3C / 4. Casamento, agradecimentos, rituais de passagem ou até a morte. / 5. Porque se acredita que eles protegeram os escravos durante a colonização e escravidão no Brasil. / 6B / 7. Resposta Pessoal.
Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.
Bom.
ResponderExcluirGostei muito
ResponderExcluirMUITO BOM
ResponderExcluir