Exercícios de educação física para os anos iniciais.
Planejamento para o professor
Habilidade da BNCC: (EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
TEMA: AS DANÇAS POPULARES – AFRICANAS
As danças africanas no Brasil começaram a ser contadas e dançadas pelos batuques, um termo comumente aplicado pelos portugueses aos ritmos e danças dos africanos que por extensão, designam certas danças afro-brasileiras e era também denominação genérica para os cultos afro-religiosos. Com o passar do tempo, as manifestações culturais dos africanos se misturaram aos elementos da cultura indígena e de outros povos que colonizaram o país. Essa mistura acabou se tornando uma das particularidades da cultura que ficaria conhecida como brasileira. Desse modo, é esse o movimento que aconteceu e que justifica por que há danças de matriz africana no Brasil.
CARACTERÍSTICAS DAS DANÇAS DE MATRIZ AFRICANA
Uma característica muito peculiar das danças africanas é a maneira como os grupos se organizam para dançar. Geralmente, eles formam círculos, fileira ou semicírculos, além de valorizar a participação de toda a comunidade. Os instrumentos de percussão são objetos marcantes das danças africanas. Muitos desses movimentos são realizados para celebrar algum acontecimento importante, como: casamento, agradecimentos, rituais de passagem ou até para celebrar a morte, seguindo a cultura de cada povo. (Fonte: educamaisbrasil.com.br)
DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS(Fonte: Site Toda Matéria)
CONGADA
Congada, congado ou congo, é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidades cristã de matriz africana. Nesta festa, se louva Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando da proteção que esses santos deram aos escravos negros. Em algumas congadas, se recorda a figura de Chico Rei e da luta entre cristãos e mouros. A congada é celebrada de norte a sul do Brasil. Não há um dia fixo, mas os meses de maio e outubro consagrados a Nossa Senhora, costumam ser escolhidos para a festa. Em algumas partes do Brasil, a congada é celebrada em dezembro.
MARACATU
O maracatu é uma manifestação do folclore brasileiro que envolve dança e música. Sua origem remonta a época do Brasil Colonial e consiste em uma mistura das culturas africana, portuguesa e indígena. É, portanto, uma expressão genuinamente brasileira e foi criada no estado de Pernambuco, sendo presente, sobretudo, nas cidades de Olinda, Recife e Nazaré da Mata.
Atividades
1. O que contribuiu para formar a cultura do povo brasileiro?
2. Que características podem ser identificadas nas danças africanas?
3. Assinale a alternativa verdadeira sobre a dança africana:
a) É uma dança que se originou no Brasil no período da escravidão.
b) As danças africanas geralmente ocorrem de forma individuais e isoladas.
c) Na dança africana é muito comum a utilização de instrumento de percussão.
d) O Brasil não herdou tradição das danças africanas, pois a cultura indígena é mais forte.
4. Na cultura africana, que acontecimentos são celebrados com danças?
5. Por que alguns santos, como Nossa Senhora do Rosário, são celebrados na festa religiosa da congada?
6. Sobre o Maracatu, é correto a alternativa:
a) É um evento que ocorre no Brasil, mas de origem da africana.
b) Surgiu quando o Brasil era colonizado pelos portugueses.
c) É uma manifestação que envolve o teatro e os jogos africanos.
d) É uma cultura unificada, pois só há manifestações africanas.
7. Você já presenciou alguma dança africana? Se sim, como foi essa experiência?
+ Conteúdos de Educação Física para os Anos Iniciais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.