ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BRINCADEIRAS E JOGOS DE MATRIZ INDÍGENA - COM TEXTO E GABARITO

Atividade de educação física para os anos iniciais (BNCC). 

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Habilidades BNCC: 

(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
(EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

TEMA: BRINCADEIRAS E JOGOS DE ORIGEM INDÍGENA


      O Brasil é formado por vários povos e recebeu influência de diversas culturas. O resultado é a mestiçagem específica que caracteriza as manifestações culturais nacionais. Um legado muito forte que nosso país recebeu veio da cultura dos povos indígenas que já ocupavam o Brasil quando os portugueses aqui chegaram. O legado indígena pode ser identificado em diversos campos culturais, culinários, jogos, música e artesanato. 
      As brincadeiras indígenas são aquelas herdadas das culturas desenvolvidas pelos diversos grupos de índios do Brasil. Representam as brincadeiras e os jogos indígenas que foram criados nas tribos para diversão, sobretudo das crianças. Geralmente, as próprias pessoas confeccionam os brinquedos utilizados em algumas dessas brincadeiras. 

Hoje vamos conhecer duas brincadeiras de origem indígena (Fonte: Toda Matéria)

Corrida do Saci

Relacionado com o personagem mais conhecido do nosso folclore, o saci. A corrida é feita com uma perna só. Traça-se com um giz ou mesmo na areia, uma linha para indicar a chegada, e outra, a partida. Assim, todos os jogadores permanecem atrás da linha de partida. Quando for dado o sinal, todos devem correr com uma perna só até a linha de chegada. Se for utilizado os dois pés em algum momento da corrida, o jogador fica fora de jogo. Vence quem conseguir chegar primeiro do outro lado com uma perna só.

Jogo da melancia


Nessa brincadeira, um grupo de crianças representará as melancias e ficarão agachadas com as cabeças para baixo. Elas estarão espalhadas pelo terreno. Uma delas será escolhida para representar o dono da plantação, responsável por cuidar de suas frutas. Essa criança deverá ser acompanhada por mais duas, que representarão os cachorros do dono da plantação. Esses animais o ajudam a vigiar o campo de melancias. Por sua vez, outro grupo representará os ladrões que ficarão responsáveis por tentar roubar as frutas sem que o dono perceba. Se o dono ou os cachorros pegaram um dos ladrões tentando roubar as melancias, eles correm atrás para o pegar.

CONCLUSÃO:
É essencial todos os brasileiros terem o conhecimento da grande contribuição que os indígenas deixaram para a cultura do nosso país. Além de conhecer, é importante respeitar e valorizar, pois uma cultura de um povo nunca é formada por apenas uma, mas sim, por uma diversidade cultural dos mais diversos povos. 


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1.  O nosso país é formado por vários povos e recebeu influência de diversas culturas. O que isso provocou na cultura brasileira?
__________________________________

2. Segundo o que estudamos, qual a cultura que o Brasil recebeu forte influência?
__________________________________


3. Em que campos culturais do comportamento dos brasileiros a tradição indígena deixou seu legado?
__________________________________

4.  O texto diz que as próprias pessoas geralmente confeccionam seus brinquedos nos jogos indígenas. Isso significa que os brinquedos são:
a) artesanais.
b) tecnológicos.
c) industrializados.
d) sofisticados. 

5. Como ser vencedor no jogo da corrida do Saci?
__________________________________

6.  Por que é importante respeitar e valorizar a cultura indígena?
__________________________________


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO




GABARITO
1. O resultado é a mestiçagem específica que caracteriza as manifestações culturais nacionais. / 2. A cultura dos povos indígenas. / 3. Em diversos campos culturais, culinários, jogos, música e artesanato. / 4A / 5. Vence quem conseguir chegar primeiro do outro lado com uma perna só. / 6. Porque o Brasil é formado por uma diversidade cultural dos mais diversos povos. (Aceite outras respostas)

5 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. O site está de parabéns!!!!! Show!!! Obrigado por compartilhar saberes!!!

    ResponderExcluir
  2. Gratidãoooo!!! Obrigada por compartilhar conteúdos de excelência.. Grandes contribuições. Obrigada mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. manda um abraço para ela o nome dela é iranilda izidoro dos reis

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem