ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BRINCADEIRAS E JOGOS DE MATRIZ AFRICANA - COM TEXTO E GABARITO

Exercícios de educação física para os anos iniciais. 

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Habilidades BNCC: 

(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
(EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

TEMA: BRINCADEIRAS E JOGOS DE ORIGEM AFRICANA


         Durante muito tempo, no período da colonização do Brasil, intensificou-se o fluxo de pessoas vindas da África como escravos. Com eles, vieram os hábitos e as representações culturais das mais diversas formas que influenciaram definitivamente a cultura brasileira. Essa influência ocorreu em diversos aspectos, como: a música, a dança, a culinária, o artesanato e as brincadeiras. A capoeira, por exemplo, que é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira, tornou-se a quinta manifestação cultural brasileira reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural imaterial da humanidade. 

Os jogos e brincadeiras de origem africana desenvolvidos no Brasil têm sido, muitas vezes, transmitidos de geração a geração e modificados de acordo com a região.  A cultura africana está presente de muitas maneiras em nossa sociedade, entretanto, vamos conhecer três brincadeiras desse povo que tanto contribuiu para a nossa cultura.

Dança no ritmo do outro


A ideia é criar uma dança coletiva com sons e passos. A primeira pessoa bate palmas e faz um movimento, a segunda repete e cria mais um, assim por diante. Quando voltar para quem começou a brincadeira, o desafio continua e vai ficando mais difícil.

Terra e mar

Faça uma linha no chão ou use uma corda. De um lado é a terra e do outro o mar. Quando o líder gritar terra, todos pulam para o lado da terra. Quando gritar mar, o pessoal pula para o mar. Sai da brincadeira quem errar.

Pilha de sapatos
Todos sentam em círculo e um por vez vai equilibrando um pé de sapato ou chinelo na pilha. Não pode deixar a pilha cair.


CONCLUSÃO:
As brincadeiras e os jogos sempre fizeram parte do cotidiano dos brasileiros, os mesmos proporcionam momentos de prazer e aprendizagem, isto é, por meio dessas atividades, as pessoas se divertem, se socializam e aprendem. Sendo assim, o lúdico sempre está presente. Por isso é importante compreender que os povos africanos colaboraram com a formação da nossa história e da nossa cultura. 


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Em que momento da história brasileira intensificou-se a presença de africanos em nosso país?
_______________________________________

2. Segundo o texto, em quais aspectos da nossa cultura a influência africana provocou grandes transformações?
_______________________________________


3. Qual brincadeira africana é reconhecida mundialmente como um patrimônio cultural imaterial da humanidade?
_______________________________________

4. Como foram transmitidas as brincadeiras africanas ao longo do tempo no Brasil?
_______________________________________

5. Como o participante pode se tornar vencedor na brincadeira terra e mar?
_______________________________________

6. Segundo o estudo de hoje, por que as brincadeiras são importantes no cotidiano dos brasileiros?
_______________________________________

7. No trecho: “... as pessoas se divertem, se socializam...”, a palavra grifada significa algo relacionado ao
a) individual.
b) selecionado.
c) coletivo.
d) privado.

Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO




GABARITO
1. No período da colonização do Brasil. / 2. Na música, dança, culinária, artesanato e nas brincadeiras. / 3. A capoeira. / 4. Transmitidos de geração a geração e modificados de acordo com a região. / 5. Se a pessoa seguir os comandos corretamente do coordenador da atividade e não errar. / 6. Porque proporcionam momentos de prazer e aprendizagem. / 7C

Participe! Deixe um comentário!

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem