Exercícios de educação física para os anos iniciais.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Jogos de Matriz Africana.
Objetivo da Aula:
Habilidade da BNCC:(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.(EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
TEMA: BRINCADEIRAS E JOGOS DE ORIGEM AFRICANA
Durante muito tempo, no período da colonização do Brasil, intensificou-se o fluxo de pessoas vindas da África como escravos. Com eles, vieram os hábitos e as representações culturais das mais diversas formas que influenciaram definitivamente a cultura brasileira. Essa influência ocorreu em diversos aspectos, como: a música, a dança, a culinária, o artesanato e as brincadeiras. A capoeira, por exemplo, que é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira, tornou-se a quinta manifestação cultural brasileira reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural imaterial da humanidade.
Os jogos e brincadeiras de origem africana desenvolvidos no Brasil têm sido, muitas vezes, transmitidos de geração a geração e modificados de acordo com a região. A cultura africana está presente de muitas maneiras em nossa sociedade, entretanto, vamos conhecer três brincadeiras desse povo que tanto contribuiu para a nossa cultura.
Dança no ritmo do outro
A ideia é criar uma dança coletiva com sons e passos. A primeira pessoa bate palmas e faz um movimento, a segunda repete e cria mais um, assim por diante. Quando voltar para quem começou a brincadeira, o desafio continua e vai ficando mais difícil.
Terra e mar
Faça uma linha no chão ou use uma corda. De um lado é a terra e do outro o mar. Quando o líder gritar terra, todos pulam para o lado da terra. Quando gritar mar, o pessoal pula para o mar. Sai da brincadeira quem errar.
Pilha de sapatos
Todos sentam em círculo e um por vez vai equilibrando um pé de sapato ou chinelo na pilha. Não pode deixar a pilha cair.
CONCLUSÃO:
As brincadeiras e os jogos sempre fizeram parte do cotidiano dos brasileiros, os mesmos proporcionam momentos de prazer e aprendizagem, isto é, por meio dessas atividades, as pessoas se divertem, se socializam e aprendem. Sendo assim, o lúdico sempre está presente. Por isso é importante compreender que os povos africanos colaboraram com a formação da nossa história e da nossa cultura.
Atividades
1. Em que momento da história brasileira intensificou-se a presença de africanos em nosso país?
2. Segundo o texto, em quais aspectos da nossa cultura a influência africana provocou grandes transformações?
3. Qual brincadeira africana é reconhecida mundialmente como um patrimônio cultural imaterial da humanidade?
4. Como foram transmitidas as brincadeiras africanas ao longo do tempo no Brasil?
5. Como o participante pode se tornar vencedor na brincadeira terra e mar?
6. Segundo o estudo de hoje, por que as brincadeiras são importantes no cotidiano dos brasileiros?
7. No trecho: “… as pessoas se divertem, se socializam…”, a palavra grifada significa algo relacionado ao
a) individual.
b) selecionado.
c) coletivo.
d) privado.
+ Conteúdos de Educação Física para Anos Iniciais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.