ATIVIDADE DE ARTE - ARTE BARROCA - COM TEXTO E QUESTÕES COM GABARITO - 6º AO 9º ANO

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: A ARTE BARROCA

ATIVIDADE SOBRE ARTE BARROCA

O QUE É BARROCO?
O Barroco é um costume que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa. Por isso, toda a cultura desse período, incluindo estilos de vida, valores e relações sociais, é chamada de "barroca". Essa época surgiu no final do Renascimento e manifestava-se através de grande ostentação e extravagância entre os grupos beneficiados pelas riquezas da colonização. O Barroco foi um movimento cultural que rompeu a estabilidade da razão e do sentimento, entre a arte e a ciência. Na arte barroca é predominante a emoção e não a racionalidade. 

HISTÓRICO

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade. Na Europa, essas características refletem o conflito de ideias colocado pelo progresso científico impulsionado no Renascimento e a Reforma Protestante. As primeiras manifestações do Barroco, ocorridas na Itália, datam das últimas décadas do século XVI. Em outras regiões, notadamente a Alemanha e o Brasil colonial, o movimento atingiria seu auge no século XVIII. 

CARACTERÍSTICAS DA PINTURA BARROCA


Por ter se desenvolvido em diversos lugares, o estilo barroco não possui um caráter igual. Existem várias diferenças entre a produção realizada por cada artista em localidades distintas. Todavia, há o predomínio de temas religiosos; riqueza nos detalhes e formas; expressão dramática dos personagens; preferência pelas curvas e contornos e não pela geometrização; iluminação e o jogo de luzes e sombras e o uso da oposição entre o divino com o humano. Portanto, no movimento barroco as emoções predominam, por isso, é importante perceber os efeitos visuais que os artistas da pintura barroca conseguiram para retratar os sentimentos tão contraditórios da época. 

ALGUNS ARTISTAS DO BARROCO BRASILEIRO
(Fonte: Site Toda Matéria - Adaptado)


1. Bento Teixeira (1561-1618)

Nascido no Porto, Portugal, Bento Teixeira é o autor da obra “Prosopopeia” (1601), que inaugura o movimento do barroco literário no Brasil. Esse poema épico com 94 estrofes exalta a obra de Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco.

2. Gregório de Matos (1633-1696)
Nascido em Salvador, Gregório de Matos foi um dos maiores representantes da literatura barroca no Brasil. Sua obra reúne mais de 700 textos de poemas líricos, satíricos, eróticos e religiosos. Parte de suas poesias ironizava diversos aspectos da sociedade e, por isso, ficou conhecido como “Boca do Inferno”.

3. Aleijadinho (1730-1814)

Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho, nasceu em Ouro Preto. Aleijadinho foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial. A maioria dos pesquisadores dizem que ele nasceu em 29 de agosto de 1730. Foi filho do português Manuel Francisco Lisboa, mestre de carpintaria, que chegou a Minas Gerais em 1728, e de uma escrava chamada Isabel. Aleijadinho estudou as primeiras letras, latim e música com alguns padres de Vila Rica. Aprendeu a esculpir ainda criança, observando o trabalho de seu pai que esculpiu em madeira uma grande quantidade de imagens religiosas. Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. As obras barrocas romperam a harmonia entre:
a) A religião e o trabalho.
b) A precipitação e o cuidado.
c) O sentimento e a razão
d) O amor e a fé.

2. Em qual continente o Barroco se difundiu primeiramente? 
a) Africano.
b) Asiático.
c) Europeu.
d) Americano.

3. Sobre a arte barroca, é INCORRETO concluir que:  
a)  Ela veio de encontro com os interesses da igreja católica.
b) Os sentimentos são muito valorizados.
c) Retratava o dia a dia das pessoas.
d) Na pintura não há o contraste de cores.


4. Observe a imagem e responda às questões:


a) Qual característica barroca pode ser identificada na imagem?
________________________________

b) Que partes da pintura são mais iluminadas?
________________________________

c) Que partes da pintura são mais escuras?
________________________________


5. Em qual século o Barroco teve seu auge aqui no Brasil?

a) Século XVIII.
b) Século XVII.
c) Século XVI.
d) Século XIX. 

6. Observe o quadro do pintor Caravaggio e depois responda à pergunta:


Esse trabalho do autor exemplifica bem a sua principal característica em chamar a atenção do leitor. Que característica barroca é essa?
a) A utilização de figuras fantasiosas e lendárias.
b) A luz direcionada para chamar atenção do fato importante da cena.
c) O jogo de contraste entre luz e sombra.
d) A dramaticidade bastante emblemática no enredo. 

7. Quais as características principais do estilo Barroco?
__________________________________

8. Qual o nome do autor do Barroco que muito contribuiu na construção de esculturas e altares para a igreja católica?
__________________________________

9. Uma das características da Pintura Barroca é:

a) Contraste Claro/Escuro.
c) Cenas pouco dramáticas.
c) Elitista.
d) Geometrização.

10. Observe uma imagem do período Barroco e responda à questão:
 

A imagem acima é uma Pintura da Sacristia da Igreja de São Francisco de Assis, em Mariana (MG), de Manuel da Costa Ataíde. Uma característica Barroca marcante na pintura é:
a) O cientificismo.
b) A sensualidade.
c) O realismo.
d)  A religiosidade.


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!




HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.


GABARITO
1C / 2C / 3D / 4. a) A riqueza nos detalhes e formas, expressão dramática, curva e contornos e o jogo de luzes e sombras, b) O rosto, com destaques para os olhos e boca, c) Face esquerda da personagem e o fundo da imagem. / 5A / 6B / 7. O predomínio de temas religiosos; riqueza nos detalhes e formas; expressão dramática dos personagens; preferência pelas curvas e contornos e não pela geometrização; iluminação e o jogo de luzes e sombras e o uso da oposição entre o divino com o humano. / 8. Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. / 9A / 10D. 


2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem