Atividade de matemática - as Quatro Operações Básicas - 4º ano – 5° ano - Com gabarito

Problemas, exercícios envolvendo as quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. 

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor:

Objeto do conhecimento: As quatro operações básicas. Objetivo de aula: Aplicar habilidades matemáticas para solucionar situações problemas em diferentes áreas, explorando o conhecimento numérico e lógico com proficiência. Habilidades da BNCC: (EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo. (EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



1. Observe o quadro de medalhas da olimpíada de 2012 em Londres, na Inglaterra. 
 

Na tabela, alguns países tiveram o total de medalhas retirado. Realize os cálculos e descubra essas quantidades.
 

2. Em uma fábrica de roupas, trabalham 98 funcionários de nacionalidade brasileira e 59 funcionários de outras nacionalidades. Qual o total de funcionários que trabalham nessa empresa?
a) 39 funcionários.
b) 147 funcionários.
c) 157 funcionários. 
d) 160 funcionários.

3. Mariana quer repartir 24 barras de chocolates entre ela e suas amigas Andressa, Carla e Patrícia. Quantas barras de chocolate cada uma receberá?
a) 6 balas.
b) 8 balas.
c) 20 balas.
d) 28 balas.

4. Um sapato custa 110 reais nas Lojas Americanas. Josué tem 79 reais. Quanto falta para Josué comprar esse sapato? 
 


5. Em uma loja de acessórios esportivos, uma bola custa 52 reais. Qual será o valor a pagar por 3 bolas? 


 
6. Uma Professora do 6º ano deseja repartir, igualmente, 1200 canetas para cada um dos seus 30 alunos. Quantas canetas cada aluno irá receber?
a) 35 canetas.
b) 40 canetas.
c) 90 canetas.
d) 150 canetas.

7. Uma determinada biblioteca de uma escola possuía 1786 livros de Literatura Infantil. Após uma doação, passou a ter 1957 livros desse gênero no estoque. Quantos livros de Literatura Infantil essa biblioteca recebeu de doação?
 

8. O preço de uma impressora é 850 reais para pagamento à vista. A compra pode ser parcelada, todavia, o preço sofre um acréscimo de 49 reais. Qual o preço da impressora quando comprada a prazo?




Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. China: 88, Rússia: 82, Alemanha: 44, Austrália: 35, Brasil: 17. / 2C / 3A / 4. Faltam 31 reais. / 5. O valor será 156 reais. / 6B / 7. Essa biblioteca recebeu de doação 171 livros. / 8. O valor será 899 reais.  

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

7 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem