Nesta atividade de Português, os alunos do 8º e 9º ano irão explorar a lenda urbana “A Loira do Banheiro”, uma das histórias populares mais conhecidas no Brasil. O objetivo é analisar e interpretar o texto, identificando elementos típicos das lendas, como o mistério, o medo e as explicações culturais. A atividade também visa trabalhar a construção do enredo, a caracterização de personagens e a reflexão sobre como as lendas urbanas se perpetuam na sociedade. As questões propostas permitirão aos alunos desenvolver suas habilidades de leitura e interpretação, ao mesmo tempo em que incentivam a análise crítica sobre o impacto das histórias na cultura popular.
Planejamento do conteúdo disponível no final da publicação
Leia o texto abaixo para responder às questões 1 – 12:
A Loira do Banheiro
Ela vive nos banheiros das escolas. Possui farta cabeleira loira, é muito pálida, tem os olhos fundos e as narinas tapadas por algodão, a fim de que o sangue não escorra. Causa pânico entre os estudantes.
Dizem que era uma aluna que gostava de cabular as aulas, escondendo-se no banheiro. Um dia, caiu, bateu com a cabeça e morreu. Agora, seu fantasma vaga à espera de companhia, assombrando todos aqueles que fazem o mesmo que ela costumava fazer. Em outras versões, é uma professora que se apaixonou por um aluno. Terminou assassinada, a facadas, pelo marido traído. Tem o rosto e o corpo ensanguentados, as roupas em frangalhos.
Loura ou loira do banheiro, menina do algodão, big loura. Lenda urbana contemporânea que ocorre, com modificações, em todas as regiões do Brasil. Algumas vezes é uma mulher feita, outras vezes, uma menina. Os locais de sua aparição podem variar: escolas, centros comerciais e hospitais. Entre os caminhoneiros, surge nos banheiros de estrada, de costas, linda, corpo perfeito, belas pernas. Porém, ao se voltar para sua vítima, com o rosto sangrento, causa o horror.
Acredita-se, também, que seja possível invocá-la. Para isto, basta apertar a descarga por três vezes seguidas ou chutar, com força, o vaso sanitário. Então, ela aparecerá, pronta para atacar a primeira pessoa que entrar no banheiro.
Jangada Brasil
Atividade
1. A finalidade do texto é:
a) narrar com detalhes uma história que assusta as crianças.
b) trazer uma informação sobre uma lenda urbana popular.
c) apresentar uma opinião sobre a lenda a Loira do Banheiro.
d) descrever com precisão o surgimento de um conto popular.
2. “Possui farta cabeleira loira, é muito pálida, tem os olhos fundos e as narinas tapadas por algodão…”, esse trecho é um exemplo de:
a) narração.
b) argumentação.
c) exposição.
d) descrição.
3. Com suas palavras, escreva as duas versões do surgimento da lenda a Loira do Banheiro.
4. No trecho: “Um dia, caiu, bateu com a cabeça e morreu.” Esse trecho revela uma
a) sequência de fatos ocorridos.
b) explicação de acontecimentos.
c) argumentação para orientar o leitor.
d) opinião do autor sobre os acontecimentos.
5. Segundo a lenda, quais estudantes o fantasma da Loira do Banheiro procura assombrar?
6. O trecho “Terminou assassinada…” é uma
a) causa.
b) oposição.
c) consequência.
d) condição.
7. É possível concluir que o tema do texto está relacionado a um problema urbano mais relacionado à
a) impaciência.
b) violência.
c) solidão.
d) desilusão
8. No trecho: “Tem o rosto e o corpo ensanguentados, as roupas em frangalhos.”, a palavra destacada significa, EXCETO,
a) farrapo.
b) trapo.
c) molambo.
d) remendado.
9. Que outros nomes são atribuídos à Loira do Banheiro?
10. Segundo o texto, a Loira do Banheiro
a) pode aparecer apenas nos banheiros das escolas.
b) assusta todos os caminhoneiros que aparecem nas estradas.
c) costuma aparecer de belas pernas aos estudantes que cabulam aulas.
d) é uma lenda bem popular no Brasil e muito atual em nossa geração.
11. No trecho: “Os locais de sua aparição podem variar: escolas, centros comerciais e hospitais.”, os dois pontos foram utilizados para:
a) citar a fala do narrador.
b) iniciar uma enumeração.
c) introduzir uma explicação.
d) apresentar um esclarecimento.
12. Segundo o texto, o que deve ser feito para invocar a Loira do Banheiro?
+ Conteúdos de Português para 8° e 9° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Interpretação de Lenda Urbana.
Objetivo da Aula: Desenvolver habilidades de interpretação de texto, com foco na análise da lenda urbana “A Loira do Banheiro”.
Habilidade da BNCC: (EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Maurício Araújo
Licenciado em Língua Portuguesa, com especialização em Marketing Digital e em Gramática de Revisão Textual.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.