ATIVIDADE DE ARTE COM TEXTOS DE ESTUDO - MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DA PRÉ-HISTÓRIA: PINTURAS E DANÇAS - COM GABARITO

As pinturas, esculturas e gravações dos homens primitivos, demonstram que o desejo de expressão é natural ao ser humano. E há muito tempo sempre existiu esse desejo. 


O ser humano tem a necessidade de expressar seus sentimentos, crenças, e cotidiano desde muito tempo. Nossos ancestrais pré-históricos se utilizaram do desenho como forma de comunicação, uma espécie de escrita, bem rudimentar.  Assim como uma criança, eles se utilizaram do recurso visual para “dizer” o que queriam e o que sentiam, deixando um importante registro de sua existência. Acredita-se que estes homens pré-históricos utilizassem também seu corpo para expressar suas vontades, podia-se dançar por alegria, em homenagem aos deuses ou treinando guerreiros.  Se observarmos uma tribo indígena ou africana podemos verificar como a dança tem papel  fundamental no grupo. 

ARTE RUPESTRE


A  Arte Rupestre é a mais antiga forma de arte feita pelo homem e tudo que foi produzido por ele durante a pré-história. Umas dessas formas de arte é a Pintura Rupestre. Elas são encontradas no interior de cavernas, nas paredes.  O motivo pelo qual os homens desenhavam nas cavernas é que eles poderiam interferir na captura de um animal desenhando-o ferido na parede, podendo dessa forma, dominá-lo com facilidade. Na pré-história teve dois períodos.


Paleolítico
Neste período, a pintura é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho e é considerada como naturalista. As imagens desenhadas são de animais selvagens, como bisões, cavalos, cervos entre outros. A figura humana surge raramente, sugerindo a dança e, principalmente, a caça, mas não de forma naturalista, como acontece com os dos animais.

Neolítico
Neste período a pintura é utilizada como elemento decorativo e retrata as cenas do cotidiano. A pintura se apresenta com uma forma  próxima à  escrita, preservando porém seu caráter mágico ou religioso, celebrando a fecundidade ou os objetos de adoração. O homem do Neolítico desenvolveu técnicas como a tecelagem, a cerâmica e a construção de moradias. Além disso, como já produzia fogo, começou a trabalhar na fundição de metais.

A ESCULTURA


A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos. Animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade. Que foram criadas principalmente em pedras calcárias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda.


AS DANÇAS


A dança surgiu na época Paleolítica. Algumas figuras comprovam que a humanidade tem um fundo cultural comum. Como tudo que era desenhado tinha caráter sagrado presume-se que esta era uma dança sagrada. O giro, nesses homens pré-históricos, provocava sensação de tontura e uma espécie de desapossamento de si mesmo, o que nos leva a acreditar que essa dança uma forma de "entrar em contato com os espíritos ou qualquer  entidade 'superior`”.

Manifestações artísticas
O homem do paleolítico era nômade e se deslocava de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o período neolítico essa situação sofreu mudanças, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura, assim o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizavam abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais, ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos. Raras eram as construções que serviam de habitação. Essas pedras pesavam mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca.

Fonte do texto: SME - RJ

Resumo
Arte Rupestre foi a primeira manifestação artística do homem. Estas pinturas eram feitas nas paredes das cavernas, feitas pelos homens pré-históricos que viveram nos períodos Paleolítico e Neolítico. Na verdade estes homens não sabiam que estavam “fazendo arte”.


ATIVIDADE / EXERCÍCIOS SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Expressão artística é
a) uma forma de divertimento e alegria.
b) uma forma que só se manifesta na criança.
c) uma ação do próprio ser humano.
d) uma ação que o ser humano aprende com o tempo.

2. Por que é possível concluir que o desejo de expressão do ser humano sempre existiu?
________________________________________


3. As cenas mais comuns encontradas nas pinturas rupestres são:
a) Registros através da escrita.
b) Imagens referentes à dança e a caçadas.
c) Figuras fiéis dos homens daquela época.
d) Apenas imagens disformes, que não conseguimos identificar.

4. Nossos ancestrais usaram o desenho como forma de comunicação. Logo, o recurso utilizado foi
a) a escrita.
b) a escultura.
c) o verbal.
d) o visual.

5. Complete de acordo com o que você estudou:

As pinturas, esculturas e gravações dos homens primitivos, demonstram que o desejo de __________________ é natural ao ser humano.

A palavra que completa corretamente a frase é
a) produção.
b) impressão.
c) expressão.
d) invenção.

6. Observe a descrição abaixo e marque (1) para paleolítico e (2) para neolítico:

(1) Paleolítico
(2) Neolítico

(   ) A pintura ainda não é rebuscada, mostrando em sua maioria a forma de caçar dos humanos.
(   ) A pintura já é aprimorada e é utilizada para decoração dos espaços frequentados pelos humanos.

7. No período paleolítico o homem era considerado nômade. Sua segurança e alimentação eram fatores principais para sua sobrevivência. De acordo com estas informações, quais seres eram pintados de forma mais naturalista e por quê?
a) Homens em tarefas comuns, para retratar seu dia-a-dia.
b) Animais selvagens, pois dependiam da caça para sua sobrevivência.
c) Deuses, pois acreditavam que dependiam da interferência divina para sobreviver.
d) Vegetais para colheita, pois era a única fonte de alimentação disponível.

8. O homem neolítico estabeleceu moradia, descobriu a agricultura e desenvolveu outras técnicas além da pintura. Quais são elas?
___________________________________________

9. Observe as imagens:


Normalmente, onde eram feitas as pinturas rupestres?
a) Em árvores
b) No interior das moradias.
c) Em rochas isoladas.
d) Em paredes das cavernas.

10. Em que época na pré-história surgiram as danças?
___________________________________________



GABARITO


1C / 2. Porque foram encontradas muitas pinturas, esculturas e gravações dos homens primitivos. / 3B / 4D / 5C / 6. (1) (2) / 7B / 8. Tecelagem, cerâmica e construção de moradias. / 9D / 10. Na época Paleolítica.



HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).



Compartilhe esta atividade de forma prática com seus colegas através dos ícones mais abaixo!


7 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem