ATIVIDADE DE ARTE COM TEXTOS DE ESTUDO: O OLHAR DO ARTISTA E DO OBSERVADOR - ANOS FINAIS (BNCC)

ESTUDO

Reflexão: 
“Arte é uma forma de expressão de um artista, de um povo, de uma época, de uma cultura.” 

Observe a obra "Operários" de Tarsila do Amaral:


O que lhe chamou atenção nesta obra de arte?

Operários é um quadro pintado em 1933 por Tarsila do Amaral que representa o processo de industrialização do estado de São Paulo e o imenso número e a variedade étnica das pessoas vindas de todas as partes do Brasil para trabalhar nas fábricas, que começavam a surgir no país no início do século XX e tendo seu pico na década de 1930, principalmente nas metrópoles, impulsionando o capitalismo e a imigração.

Todos os dias vemos  imagens em todos os lugares por onde estamos. Observe algumas imagens:



Sim, podemos ler imagens. Quando fazemos uma  análise visual, auditiva, tátil, sensorial podemos entender o que a imagem quer dizer e fazer uma análise descritiva dela, ou seja, uma leitura.  Existe um ditado popular que diz: “O que os olhos não veem, o coração não sente.” Neste ditado, percebemos a importância de observar as imagens e poder interpretá-las, ou seja, entender o que elas querem dizer. Algumas imagens, são símbolos e portanto a sua interpretação é universal.


Veja os exemplos:


Tem muita gente que diz não gostar de arte. Entretanto, vemos obras de arte, todos os dias, ao nosso redor: nossa casa, a escola, a praça, a rua e o lugar onde fazemos compras ou nos divertimos, enfim, não é preciso estar num museu para apreciar e descobrir uma infinidade de coisas através das artes. Isso mesmo, descobrimos muitas coisas, e aumentamos muito nossos conhecimentos através da arte.
 
Observe a obra: “O quarto de Van Gogh.” 


O que lhe chamou atenção nesta obra de arte?

Pequena biografia de Vincent van Gogh
Vincent van Gogh (1853-1890) foi um importante pintor holandês, um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista. Vincent Willem van Gogh (1853-1890) nasceu em Zundert, uma pequena aldeia holandesa, no dia 30 de março de 1853. 
Fonte : ebiografia


AUTORRETRATO
Aprendemos que a arte é a expressão de um artista, de um povo, de uma época, de uma cultura. Podemos perceber os sentimentos do artista, sua cultura e como ele vivia, através de suas obras. No autorretrato de Van Gogh, seu chapéu de palha demonstra sua simplicidade. A  sua cadeira também mostra um ambiente simples e modesto. 



O autorretrato é definido em História da Arte, como um retrato (imagem, representação), que o artista faz de si mesmo, independente do suporte escolhido. Reconhece-se, em geral, a partir da renascença italiana, que este tipo de auto representação passou a ser cada vez mais frequente, chegando à obsessão de um Rembrandt - quase uma centena. 


No autorretrato o artista pode demonstrar suas emoções, seu jeito de ser, se é alegre, desconfiado, agitado, calmo dentre outros ou retratar sua aparência ressaltando traços que aprecia ou rejeita em si mesmo e que marcam muito sua personalidade.

Vivemos, cercados de manifestações artísticas e muitas vezes nem percebemos. São pinturas, esculturas, arquitetura, objetos, entre outras. A arte visual acontece de forma criativa e atraente aos olhos humanos. Sendo assim todas as obras que são admiradas pelo olhar são consideradas Artes Visuais, podendo ser cinema, teatro, pintura, fotografia, televisão, moda, etc. 



ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Como podemos entender e fazer uma análise de imagens?
__________________________________________

Observe a imagem e depois responda:

2. A  imagem acima representa
a) lixo.
b) sustentabilidade.
c) inclusão Social.
d) animais Silvestres.

Observe a imagem e sua descrição para responder à questão:


A Noite Estrelada  é uma das mais conhecidas pinturas do artista holandês Van Gogh. Ele pintou aos 37 anos, enquanto esteve em um asilo em Saint-Rémy-de-Provence (1889-1890).


3. Para compreender melhor o significado de uma obra, é necessário localizar quando ela foi criada, ou seja, em que tempo histórico. Como se chama essa localização:
a) Leitura formal
b) Leitura interpretativa
c) Leitura dinâmica
d) Contextualização histórica  

Observe a imagem intitulada como "Portão da Eternidade" de Van Gogh e depois responda à questão:


4. O problema de saúde de Van Gogh poderia de alguma forma interferir em suas pinturas. Pela imagem, é possível concluir que o problema de saúde enfrentado pelo artista, pelo qual, necessitou ser internado, era
a) covid 19.
b) tuberculose.
c) febre amarela.
d) forte depressão.

5. Marque a opção que não pode ser identificada como  uma obra de arte em nosso dia-a-dia:
a) Cadeira - móveis
b) Igreja - construções
c) Árvore – natureza
d) Vestido - vestuário

6. Com suas palavras, defina o que é na arte o autorretrato? 
________________________________________

Observe a imagem para responder à questão:


7. “Menina Sentada” é uma pintura com tinta a óleo sobre tela de tecido. Feita em 1943, por Cândido Portinari. O plano de fundo (segundo plano) deste quadro, sugere que o artista quis mostrar o quê?
a) Uma cena diurna.
b) Uma cena de um ambiente fechado.
c) Uma cena noturna.
d) Uma  cena de tempo chuvoso

8. Marque a opção mais adequada para a definição de autorretrato:
a) O autorretrato é uma expressão tanto da aparência física quanto psicológica da pessoa, onde é retratado aquilo que ela acredita demarcar mais a sua personalidade.
b) O autorretrato é a representação apenas dos traços físicos da pessoa.
c) O autorretrato é a expressão das emoções de uma pessoa.
d) O autorretrato é a representação das características de outra pessoa.  

9. Que tal um desafio? Agora de acordo com sua personalidade, seus comportamentos e desejos, crie seu autorretrato e depois mostre aos seus colegas.


GABARITO


1. Através da visual, audição, tato, e demais sensores podemos entender o que a imagem quer dizer e fazer uma análise descritiva. / 2B / 3D / 4D / 5C / 6. É definido como um retrato (imagem, representação), na qual o artista faz de si mesmo, independente do suporte escolhido. / 7A / 8A / 9. Resposta pessoal. 


HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

15 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Parabéns pelo trabalho maravilhoso que Deus abençoe a sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por dividir com todos. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por este ótimo suporte! Uma maravilha!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha gosto muito de artes,,EXCELENTE esse suporte 👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. MARAVILHOSOO, TEM PRO 1º ANO DO ENSINO MEDIO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos produzindo! Algumas até já dão para serem trabalhadas.

      Excluir

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem