ATIVIDADE DE ARTE COM TEXTOS DE ESTUDO - ARTE POPULAR - ANOS FINAIS (BNCC)


Arte Popular é a atribuição que se dá a produções artísticas (pintura, literatura, escultura, etc.) com relevante valor, de pessoas que nunca se especializaram em arte, de fato, frequentando escolas e etc. Basicamente, é a arte do povo, sendo o Brasil, um dos principais celeiros de inúmeros artistas criativos da história do país. A cultura popular é a principal raiz dessa arte. O artista popular dedica seu tempo livre, sua folga do trabalho para criar sua arte. Muitas vezes de maneira solitária, em alguns casos com ajuda da família. De maneira geral, não consegue sobreviver e sustentar família somente dos trabalhos artísticos realizados. Os principais compradores e revendedores da arte popular são feiras e mercados.

Hegemonia na arte
A história do Brasil está repleta de marginalização e um dos modos de luta encontrados por esses grupos não hegemônicos, ou seja, que não aceitavam serem dominados, foi as diferentes expressões artísticas. Hegemonia significa a relação de domínio de uma classe social sobre um conjunto da sociedade. A arte possui a capacidade de discutir diferenças de cor, sexo, idade, costumes, religião e assim inserir grupos antes discriminados à sociedade através das culturas populares.

Influência africana
Os africanos foram obrigados a construir cidades, monumentos e obras de arte para os colonizadores. Nesse contexto alguns deles se ressaltaram por demonstrarem traços particulares e conseguirem inserir sua cultura em sua arte. Entre eles estão o Mestre Ataíde e Aleijadinho.



Para sobreviver a cultura africana precisou resistir e mudar sua prática religiosa, cultura material e arte. Divindades africanas até hoje são personificadas com imagens católicas. Quando a arte popular conquista espaço na mídia ela torna-se fonte econômica, mas não perde o caráter de luta contra a discriminação social. 


A característica principal da cultura não hegemônica é a luta pelo reconhecimento de seu valor histórico. É possível perceber a contribuição desses grupos através de  diferentes movimentos artísticos.

As mulheres no campo artístico

As mulheres sempre foram motivo de representação desde a arte antiga até a moderna. Durante grande parte da história da arte ocidental, as mulheres figuravam como musas ou assistentes e não como artistas criadoras. A pesquisa e estudo direcionados a arte produzida por mulheres proporcionou um debate histórico e artístico de cunho feminista  buscando a valorização da arte produzida por elas. A cada dia surgem mais trabalhos interessantes que debatem esse tema.


Arte judaica

A arte judaica tem suas raízes históricas na arte hebraica da palestina antiga e manteve suas características ao longo dos séculos no seio da diáspora do seu povo. O contato com tão díspares culturas levou, naturalmente, essa arte a assimilar os estilos locais, mas conservando sempre uma essência própria, profundamente religiosa.


Conclusão

(brasileirinhotiradentes.com.br)
Arte do povo de uma autêntica criatividade de um pais rico e diversificado,  apresentada por um povo de raízes na cultura popular brasileira.  Em geral os artistas não tem formação acadêmica procuram retratar os seus costumes com liberdade daquilo que os olhos captam e a imaginação cria. Usam os mais diversos tipos de materiais como barro, madeira, ferro, pedra, entre outros. Cada vez mais brasileiros se apaixonam pela Arte Popular, descobrindo que vale a pena ter uma obra popular em seu ambiente por se tratar de uma identidade genuinamente brasileira, tornando-se grandes colecionadores e tendo a consciência de que se trata também de um ótimo investimento.


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. A arte popular está relacionada com
a) os eruditos.
b) os autodidatas. 
c) os professores.
c) os estudantes.

2. Geralmente, como os artistas da arte popular desenvolvem seu trabalho?
__________________________________


3.  A arte que expressa a revolta dos negros escravos sobre a relação de domínio dos colonizadores através da luta e do jogo, dançado e cantado ao som de instrumentos como berimbau é:
a) Samba
b) Frevo
c) Capoeira
d) Valsa

4. Grupos não hegemônicos vindos da África procuravam refúgio em lugares chamados:
a) Quilombos
b) Edifícios
c) Senzalas
d) Casa Grande

5. Em que os grupos não hegemônicos encontraram refúgio para lutar contra as classes dominantes?
_______________________________________

6. Como a arte africana conseguiu sobrevir aqui no Brasil durante a escravidão?
_______________________________________

7. A arte popular pode ser considerada como:
a) Uma escultura feita por acadêmicos.
b) Uma pintura feita por burgueses.
c) Uma pintura feita por um artista autodidata.
d) Uma escultura  esculpida em pedra mármore.

8. Pelo estudo, pode-se concluir que
a) cultura não hegemônica está presente em diversos países e culturas.
b) A cultura não hegemônica só existe no Brasil.
c) A cultura não hegemônica só é relacionada a negros.
d) A cultura não hegemônica não existe mais, é algo que ficou nas manifestações do passado.

Observe a imagem para responder à questão:


9. A Charge representa que o momento histórico de que manifestação artística?
a) Umbanda
b) Nazismo
c) Tropicalismo
d) Cultura hegemônica

10. Qual a base da arte judaica? 
____________________________



GABARITO
 

1B / 2. O artista popular dedica seu tempo livre, sua folga do trabalho para criar sua arte. Muitas vezes de maneira solitária, em alguns casos com ajuda da família. / 3C / 4A / 5. Nas expressões artísticas. / 6. Durantes as construções de cidades e monumentos feitos por escravos, implicitamente incluíam suas culturas artísticas. / 7C / 8A / 9B / 10. A arte hebraica da palestina antiga.


HABILIDADES DA BNCC ALCANÇADAS

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem