QUESTÕES DE CONCURSO DE PORTUGUÊS SOBRE ADVÉRBIOS COM GABARITO

1. (IBFC) Leia a frase abaixo e assinale a que classifica, respectivamente, os advérbios destacados de maneira correta. Os alunos estão estudando hoje, porque amanhã terão uma prova muito difícil.
a) Tempo - intensidade
b) Causa - tempo
c) Causa - intensidade
d) Tempo - causa 

2. (GUALIMP) Leia o texto a seguir para responder a questão:

Mundo declara guerra ao canudo plástico, vilão do meio ambiente. Quantos canudos plásticos você já usou em sua vida?

[..]
Um vídeo de biólogos, retirando um canudo de dentro da narina de uma tartaruga marinha na Costa Rica, talvez seja o símbolo máximo do prejuízo desse pequeno objeto para o ecossistema. Agora, o mundo declarou guerra ao canudo de plástico. No Brasil, o município do Rio de Janeiro pode se tornar a primeira cidade brasileira a proibir seu uso. A lei ainda precisa ser aprovada pelo prefeito Marcelo Crivella. Quem descumpri-la poderá pagar multa de até R$ 3 mil, valor que pode ser multiplicado em caso de reincidência. Iniciativa semelhante tramita na Câmara Municipal de São Paulo. O projeto, de autoria do vereador Reginaldo Tripoli (PV), também busca banir o uso do canudo plástico dos estabelecimentos comerciais da cidade.
[..]

“Um vídeo de biólogos, retirando um canudo de dentro da narina de uma tartaruga marinha na Costa Rica, talvez seja o símbolo máximo do prejuízo desse pequeno objeto para o ecossistema.” A oração destacada no período acima é iniciada por uma palavra que transmite ideia de:
a) Modo.
b) Dúvida.
c) Culpa.
d) Certeza.

3. (VUNESP) Leia o texto para responder a questão.

                                                            Má educação e celular
      Dona Ana convidou os quatro netos para tomar um lanche. Queria passar um tempo com eles, como fazem as avós. Foram a uma lanchonete. Pediram sanduíches e refrigerantes.
     Então, os quatro pegaram os celulares. Ficaram todo o tempo trocando mensagens com amigos, rindo e se divertindo muito.
     Com cara de mamão murcho, a avó esperou alguma oportunidade de conversar com os netos. Não conseguiu. Agora, ela já prometeu:
− Desisti. Não sairei mais com meus netos.
(Walcyr Carrasco. Disponível em: http://epoca.globo.com. 23.01.2015. Adaptado)

No trecho “... rindo e se divertindo muito...”, a palavra destacada informa
a) negação.
b) intensidade.
c) dúvida.
d) lugar.


4. (INSTITUTO CONSULPAN) 
                                                         Comportamento: jovens de hoje
[..]
     Sem isso, a construção da identidade e personalidade do jovem estará irremediavelmente prejudicada. É na juventude que desbravamos o mundo, descobrimos quem somos, aprendemos com as experiências da vida e vivemos aquilo que, quando formos mais velhos, será a fonte da nossa sabedoria. Podem mudar o mundo, surgir novas tecnologias, novos ídolos, novas modas e um novo tudo, mas ser jovem vai ser sempre ser jovem e as coisas que acontecem na juventude ficarão sempre marcadas pela vida inteira.

No trecho “Podem mudar o mundo, surgir novas tecnologias, novos ídolos, novas modas e um novo tudo, mas ser jovem vai ser sempre ser jovem e as coisas que acontecem na juventude ficarão sempre marcadas pela vida inteira.”, a expressão “sempre” exprime circunstância de:
a) Lugar.
b) Modo.
c) Dúvida.
d) Tempo.

5. (INSTITUTO CONSULPAM) 
                                    
 A violência doméstica não é assunto privado

[..]
     É  importante, também, mudar as leis e políticas que ajudam a perpetuar a violência. O modo como sociedades do mundo todo, amparadas em leis perversas, aceitam esse tipo de violência é deplorável. São necessárias políticas de intervenção nas áreas da saúde, educação e segurança para evitar a violência e, quando isso não for possível, acolher a mulher de fato.
      Hoje, no Brasil, sabemos que há diversos problemas no acolhimento à vítima de violência de gênero, apesar dos avanços em políticas e leis relacionadas à violência contra a mulher.
[...]

No trecho “Hoje, no Brasil, sabemos que há diversos problemas no acolhimento à vítima de violência de gênero, apesar dos avanços em políticas e leis relacionadas à violência contra a mulher.” (11º§), o termo destacado exprime circunstância de:
a) Ordem.
b) Tempo.
c) Inclusão.
d) Afirmação.

6. (VUNESP) Leia os quadrinhos para responder à questão.
Nas expressões – bem demais –, – tão inspirada – e – provavelmente algum sonho –, os termos destacados expressam, correta e respectivamente, circunstâncias de
a) intensidade, modo e modo.
b) modo, intensidade e dúvida.
c) dúvida, modo e intensidade.
d) intensidade, intensidade e modo.
e) modo, meio e dúvida.

7. (VUNESP) Leia a tira para responder à questão.

Na tira, a expressão “máquina de moer corações” está empregada em sentido ___________, e o termo “certamente” expressa circunstância de_______________ .

As lacunas do enunciado devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
a) figurado … intensidade
b) figurado … modo
c) figurado … afirmação
d) próprio … afirmação
e) próprio … dúvida


8. (VUNESP) No trecho – ... os dois estão nervosos e a situação piora ainda mais. – a palavra destacada estabelece sentido de
a) modo.
b) intensidade.
c) afirmação.
d) lugar.
e) dúvida.

9. (IDECAN) 
                                                                 Rolezinhos

[..]
Hoje, à brutalidade de impostos, corrupção e mediocridade produtiva acrescentam-se os “rolezinhos” dos jovens da periferia. O que eles querem, afinal? Talvez eles gostem de apavorar. Não seria de se estranhar. É um axioma: para quem vive na incerteza (de seu status, do reconhecimento dos outros, de seu lugar no mundo), apavorar é um jeito de encontrar no medo dos outros uma confirmação de sua própria relevância. Apavoro, logo existo: espelho-me na preocupação dos seguranças e na cara fechada dos clientes que voltam correndo para o estacionamento.
[...]

No trecho “Talvez eles gostem de apavorar.” (3º§), a expressão destacada exprime circunstância de
a) dúvida.
b) sucessão.
c) regularidade.
d) reciprocidade.

10. (VUNESP) Leia a tirinha para responder a questão.

No texto do último quadrinho, “Agora eu entendo!”, a palavra destacada estabelece circunstância de
a) afirmação.
b) dúvida.
c) tempo.
d) lugar.
e) modo.




GABARITO
1C / 2B / 3B  / 4D / 5B / 6B / 7C / 8B / 9A / 10C

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem