Download do conteúdo disponível no final da publicação
Leia o texto abaixo para responder as questões 1 – 7.
Quando vitaminas atrapalham
Consumir suplementos de vitaminas depois de praticar exercícios físicos pode reduzir a sensibilidade à insulina, o hormônio que conduz a glicose às células de todo o corpo. Temporariamente, um pouco de estresse oxidativo — processo combatido por algumas vitaminas e que danifica as células — ajuda a evitar o diabetes tipo 2, causado pela resistência à insulina, concluíram pesquisadores das universidades de Jena, na Alemanha, e Harvard, nos Estados Unidos. Desse estudo, publicado em maio na PNAS, participaram 40 pessoas, metade delas com treinamento físico prévio, metade sem. Os dois grupos foram divididos em subgrupos que tomaram ou não uma combinação de vitaminas C e E .Todos os subgrupos praticaram exercícios durante quatro semanas e passaram por exames de avaliação de sensibilidade da glicose à insulina antes e após esse período. Apenas exercícios físicos, sem doses adicionais de vitaminas, promovem a longevidade e reduzem o diabetes tipo 2. Ao contrário do que se pensava, os resultados negam que o estresse oxidativo seja um efeito colateral indesejado da atividade física vigorosa: ele é na verdade parte do mecanismo pelo qual quem se exercita é mais saudável. A conclusão é clara: nada de antioxidantes depois de correr.
Revista Pesquisa, 2009
1. O texto acima pertence ao gênero artigo de divulgação científica porque
a) foi produzido a partir de elementos narrativos e descritivos.
b) foi produzido mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações.
c) traz elementos argumentativos e opiniões de diversos setores da sociedade.
d) descreve fatos do cotidiano para os leitores.
2. O assunto principal do texto foi revelado no trecho:
a) “… processo combatido por algumas vitaminas e que danifica as células — ajuda a evitar o
diabetes tipo 2.”
b) “Consumir suplementos de vitaminas depois de praticar exercícios físicos pode reduzir a
sensibilidade à insulina…”
c) “Apenas exercícios físicos, sem doses adicionais de vitaminas, promovem a longevidade e reduzem o diabetes tipo 2.”
d) “Desse estudo, publicado em maio na PNAS, participaram 40 pessoas, metade delas com treinamento físico prévio, metade sem.”
3. A finalidade do texto é
a) descrever.
b) argumentar.
c) informar.
d) convencer.
4. Ainda é possível identificar marcas de opinião no trecho:
a) “… metade delas com treinamento físico prévio, metade sem.”
b) “… promovem a longevidade e reduzem o diabetes tipo 2.”
c) “A conclusão é clara: nada de antioxidantes depois de correr.”
d) “Os dois grupos foram divididos em subgrupos…”
5. No trecho: “Ao contrário do que se pensava, os resultados negam que o estresse oxidativo seja um efeito colateral indesejado da atividade…”, o termo em destaque introduz ideia de:
a) adversidade.
b) alternância.
c) consequência.
d) causa.
6. O tipo de linguagem predominante no texto é
a) informal.
b) regional.
c) coloquial.
d) técnica.
7. Por se tratar de um texto de divulgação científica, apresenta recursos linguísticos próprios a esse gênero. No trecho “sensibilidade à insulina”. É caracterizado por qual recurso linguístico?
a) É caracterizado pelos dados novos não resultantes do fazer científico, como exemplifica o trecho.
b) É caracterizado por ser um gênero mais formal, como exemplifica o trecho.
c) É caracterizado pelo emprego da norma coloquial, como exemplifica o trecho.
d) É caracterizado pelo emprego da 1ª pessoa, como exemplifica o trecho.
Leia e resolva as questões 8 – 10.
Química da Digestão
Para viver, entre outras coisas, precisamos de energia. Como não podemos tirar energia da luz do sol para viver, como os vegetais, essa energia usada pelo nosso organismo vem das reações químicas que acontecem nas nossas células.
Podemos nos comparar a uma fábrica que funciona 24 horas por dia. Vivemos fazendo e refazendo os materiais de nossas células. Quando andamos, cantamos, pensamos, trabalhamos ou brincamos, estamos consumindo energia química gerada pelo nosso próprio organismo. E o nosso combustível vem dos alimentos que comemos.
No motor do carro, por exemplo, a gasolina ou o álcool misturam-se com o ar, produzindo uma combustão, que é uma reação química entre o combustível e o oxigênio do ar. Do mesmo modo, nas células do nosso organismo, os alimentos reagem com o oxigênio para produzir energia. No nosso corpo, os organismos são transformados nos seus componentes mais simples, equivalentes à gasolina ou ao álcool, e, portanto, mais fáceis de queimar. O processo se faz através de um grande número de reações químicas que começam a se produzir na boca, seguem no estômago e acabam nos intestinos. As substâncias presentes nesses alimentos são decompostas pelos fermentos digestivos e se transformam em substâncias orgânicas mais simples. Daí esses componentes são transportados pelo sangue até as células. Tudo isso também consome energia
A energia necessária para todas essas transformações é produzida pela reação química entre esses componentes mais simples, que são o nosso combustível e o oxigênio do ar. Essa é uma verdadeira combustão, mas uma combustão sem chamas, que se faz dentro de pequenas formações que existem nas células, as mitocôndrias, que são nossas verdadeiras usinas de energia
8. Este texto pode ser considerado um artigo de divulgação científica, porque apresenta a(s) ou o
a) explicação detalhada sobre um acontecimento recente.
b) expressões coloquiais para exemplificar o processo da digestão.
c) linguagem figurada para descrever o processo de combustão.
d) vocabulário técnico para explicar a química da digestão.
9. No trecho: “Tudo isso também consome energia.” O pronome em destaque tem o objetivo de
a) reduzir.
b) retomar.
c) acrescentar.
d) antecipar.
10. Um trecho do texto que marca ideia de tempo está em:
a) “O processo se faz através de um grande número de reações químicas…”
b) “… a gasolina ou o álcool misturam-se com o ar, produzindo uma combustão…”
c) “Quando andamos, cantamos, pensamos, trabalhamos ou brincamos…”
d) “Para viver, entre outras coisas, precisamos de energia.”
+ Conteúdos de Português para o 8° e 9° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores