Atividade de Ensino Religioso sobre a Declaração de Princípios sobre a Tolerância - Anos finais (BNCC)

Atividade de religião sobre a declaração de princípios sobre a tolerância com texto.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

A DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS SOBRE A TOLERÂNCIA



Tolerância

A tolerância é o respeito, a aceitação e a apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos.

O novo mundo

Em todo o mundo, as sociedades estão passando por transformações profundas, bem como o processo de globalização está se acelerando. Isso oferece amplas oportunidades para o diálogo e o intercâmbio. Por outro lado, isso também faz surgirem novos desafios, tornados mais graves pela desigualdade e pela pobreza, pelos conflitos duradouros e pelos deslocamentos das populações. Nós vemos hoje a ascensão de políticas de exclusão e de discursos de divisão. Vemos a diversidade sendo rejeitada como uma fonte de fraqueza. Vemos mitos de culturas de sabedorias “puras” sendo glorificados, alimentados pela ignorância e às vezes pelo ódio. Vemos pessoas sendo reprimidas e transformadas em bodes expiatórios. Vemos ataques terroristas bárbaros planejados para enfraquecer o tecido da convivência pacífica.  

Definindo

A Declaração de Princípios sobre Tolerância foi adotada em 16 de novembro de 1995 pelos Estados-membros da Unesco. A Declaração afirma que tolerância não é indulgência nem indiferença e sugere “o respeito e a apreciação da rica variedade das culturas do mundo e formas de expressão”. A ONU destaca a tolerância destaca os direitos humanos universais e as liberdades fundamentais e que “as pessoas são naturalmente diversas e que somente a tolerância pode garantir a sobrevivência de comunidades mistas em todas as regiões do planeta”. A Declaração menciona a tolerância não apenas como um dever moral, mas também como um requisito político e legal para indivíduos, grupos e Estados.

Tolerar

A tolerância deve ser aplicada indistintamente entre todos e em qualquer lugar. É lição viva de fé e elevação e não pode ser esquecida. Desculpar o erro não é concordar com ele. Entender e perdoar a ofensa, não representa ratifica-la, mas sim ser caridoso e compreensivo. É indispensável não entrar em área de atrito, quando puder contornar o mal aparente a favor do bem real. Perdoe as ofensas e tente entender os problemas alheios sem julga-los preconceituosamente. Faça aos outros o que gostaria que fizessem para você. Seja uma pessoa amistosa para com todos. Contribua sempre com um pouco de amor para vencer o mal do mundo.

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. O que significa ser tolerante?

____________________________________________

2. Quais são os principais desafios daqueles que lutam por um mundo mais tolerante tendo em vista o processo de globalização cada vez mais ascendente? 

____________________________________________

3. O que foi a Declaração de Princípios sobre Tolerância?

____________________________________________

4. Quais são as atitudes das pessoas que praticam no dia a dia a tolerância?

____________________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. A tolerância é o respeito, a aceitação e a apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos. / 2. A repressão cada vez mais alimentada pela ignorância e as vezes pelo ódio / 3. Foi adotada em 16 de novembro de 1995 pelos Estados-membros da Unesco. Um documento que preza pela tolerância destacando os direitos humanos universais e as liberdades fundamentais. / 4. É uma pessoa que perdoa certos erros ou de quem expressa clemência, misericórdia. Flexível e que aceita outras opiniões ou comportamentos diferentes dos seus. (Aceite outras respostas) 


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Princípios éticos e valores religiosos

OBJETIVO DE AULA
Provocar uma discussão sobre a importância do princípio da tolerância e as suas consequências na área da sociedade em geral.

HABILIDADE BNCC
(EF07ER06) Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais.
 
Atividade elaborada por Maurício Araújo

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

1 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem