Atividade de Ensino Religioso: Tradições Natalinas - Anos finais (BNCC)

Atividade de religião sobre tradições natalinas com texto.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TRADIÇÕES NATALINAS


Para celebrar essa importante data do calendário cristão, alguns costumes fazem parte dos nossos dias no final do ano. Em muitos lares brasileiros não podem faltar a típica árvore de Natal e o presépio que representa o nascimento de Jesus Cristo. Assim como eles, a figura carismática do Papai Noel também está em todos os cantos do país, desde escolas até os shoppings e centros comerciais.

Brasil

Uma das mais saborosas e calóricas tradições de Natal no Brasil é fazer a farta ceia na noite do dia 24 para o dia 25, quando também acontece a troca de presentes entre os familiares e amigos. Em famílias mais tradicionais, ainda é visto os pais colocando presentes debaixo das camas dos filhos e falam que foi o Papai Noel quem os colocou enquanto dormiam. 

Alemanha

Na Alemanha, a data é reservada para muitas comemorações em família. O almoço do dia 25 marca o auge das celebrações com pratos típicos, biscoitos natalinos e vinho quente. Dia 26 também é feriado no país, mas os presentes são distribuídos logo no dia 24. Outra tradição interessante é Adventskranz, um tipo de coroa natalina com quatro velas que devem ser acesas em cada domingo de dezembro, chamados de “domingos do advento”.

Finlândia

Os finlandeses alimentam uma tradição natalina bem diferente dos outros países europeus. Nessa data, é comum visitar o cemitério e aproveitar uma sauna.

Austrália

Já na Austrália, por conta do clima mais quente como no Brasil, as festas acontecem na praia e não em ambientes fechados. Muitas das tradições, tanto europeias quanto americanas, envolvem preparar biscoitinhos típicos de Natal, encontrar familiares e amigos queridos, decorar suas casas e trocar presentes.

Outras tradições

Papai Noel

O mito do Papai Noel foi baseado na história de São Nicolau, um bispo de Mira que viveu por volta de 300 d.C. Ele era famoso por distribuir presentes às crianças carentes e de ajudar financeiramente as pessoas pobres. Ele costumava deixar um saco de moedas na chaminé das moradias de quem precisava de dinheiro. Por isso falamos que o Papai Noel desce pela chaminé com um saco de presentes.

Árvore de Natal

A árvore como enfeite natalino começou a virar tradição na idade Média no ano de 1530. Dizem que Martinho Lutero andava por uma floresta onde havia muitos pinheiros, ele olhou para o céu e viu diversas estrelas. Ele então resolveu levar um pinheiro para a casa e colocar uma estrela no topo dela para simbolizar a sua visão da estrela que guiou os três magos até Jesus.

Presépio

A tradição conta que o presépio foi criado por São Francisco de Assis. Ele criou um presépio (do latim praesepium que significa estábulo) e recriou o nascimento de Jesus com atores e animais de verdade. Esse cenário serviu para uma missa de Natal. O presépio ganhou a admiração dos fiéis e em pouco tempo toda a família fazia o seu presépio em casa.

A Estrela de Belém

Ela é colocada no alto da árvore natalina para representar a estrela que levou os três magos até o local de nascimento de Jesus. Ela possuiu quatro pontas que representam os pontos cardeais e possui uma cauda luminosa que lembra uma estrela cadente.

NATAL É DIA DE PAZ, DE AMOR E DE UNIÃO!

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Escreva alguns costumes natalinos que são praticados pelos cristãos de São Gonçalo do Amarante.

______________________________________

2. O que é a tradição Adventskranz que acontece na Alemanha?

______________________________________

3. Qual a tradição natalina você mais gosta quando chega dezembro? Por quê?

______________________________________

4. Como surgiu a tradição do Papai Noel no natal?

______________________________________

5. Escreva uma mensagem de natal carregada de paz e amor endereçada à pessoa que você mais gosta neste mundo.

______________________________________


Acesse outros conteúdos semelhantes.



 Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. As pessoas costumam ir a igrejas, participam de amigo secreto, visitam as praças ornamentadas do município, realizam a ceia natalina, se abraçam e se comunicam de forma amigável pelas redes sociais. (Aceite outras respostas) / 2. É um tipo de coroa natalina com quatro velas que devem ser acesas em cada domingo de dezembro, chamados de “domingos do advento”. / 3. Resposta Pessoal. / 4. Um bispo chamado São Nicolau que ficou famoso por distribuir presentes às crianças carentes e de ajudar financeiramente as pessoas pobres. Ele costumava deixar um saco de moedas na chaminé das moradias de quem precisava de dinheiro. / 5. Resposta Pessoal.


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Doutrinas religiosas

OBJETIVO DE AULA
Conhecer e respeitar as tradições natalinas do cristianismo. 

HABILIDADE BNCC
(EF08ER03) Analisar doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte.

Atividade elaborada por Maurício Araújo

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

4 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Adoro esses planos de aula.
    Sempre recorro a eles, pois os mesmos são muito bem elaborados,e isso
    facilita muito a vida do professor.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem