Atividade de Ensino Religioso - Natal - Anos finais (BNCC)

Atividade de religião sobre natal com texto.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

NATAL


O que é o natal?

O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro. Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra "natal" significa "do nascimento".

Origem do Natal

O Natal é a data em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Durante muitos anos após seu nascimento, essa comemoração era feita em dias diferentes, pois não se sabia a data exata de seu nascimento. Foi somente no século IV que se estabeleceu a comemoração do natal no dia 25 de dezembro, pelo Papa Julius. Além da inexistência de documentos históricos que confirmem a data de nascimento de Cristo, uma das explicações para a escolha do dia 25 eram as festas pagãs que costumavam ser realizadas nesse dia.

História do Natal

De acordo com a história bíblica, Jesus Cristo nasceu em Belém (Palestina) e era filho de José e Maria. José era um judeu e precisava ir para Belém participar de um censo que seria realizado pelo Império Romano. José e Maria saíram de Nazaré e viajaram 140 km até Belém, pelas margens do Rio Jordão. Maria fez a viagem montada em uma mula, pois precisava poupar energia para o parto. Chegando na cidade, Maria e José não conseguiram lugar na hospedaria, que estava lotada. O casal, então, foi colocado em uma caverna que era utilizada como estábulo. Maria deu à luz a Jesus Cristo naquela noite e colocou o bebê em uma manjedoura. Logo após seu nascimento, Maria e José receberam a visita dos Três Reis Magos - Melchior, Baltazar e Gaspar. Segundo histórias da Bíblia, os Reis Magos foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento e entregaram como presentes à família ouro, mirra e incenso.

Símbolos do Natal

Durante as comemorações de Natal, vários símbolos são utilizados para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

Árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares do Natal. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade.

Papai Noel

O Papai Noel é um dos símbolos mais importantes do Natal. Sua criação foi inspirada no bispo São Nicolau, que costumava ajudar as pessoas pobres e foi canonizado pela Igreja Católica.

Estrela de Belém

Segundo o relato do Evangelho de Mateus da Bíblia, a Estrela de Belém guiou os Três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus. Para a religião cristã, a Estrela de Belém simboliza uma estrela-guia para a humanidade. Um dos enfeites mais importantes da árvore de Natal, inclusive, é a estrela, que é colocada em seu topo.

Ceia de Natal

As ceias de Natal são tradições que vêm dos povos antigos europeus, que costumavam fazer banquetes para celebrar os alimentos e a fartura do ano. As ceias de Natal hoje costumam ser realizadas na noite do dia 24 de dezembro e são uma das ocasiões mais importantes para a reunião das famílias cristãs.

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Com suas palavras, escreva o que significa o natal para os cristãos.

____________________________________

2. Por que o dia 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o natal?

____________________________________

3. Escreva como sucedeu o nascimento de Jesus.

____________________________________

4. Por que a estrela é um dos símbolos do natal? 

____________________________________

5. Você e sua família comemoram o natal? Se sim, como esse dia é celebrado na sua casa?

____________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



 Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO

1. O Natal é a principal data comemorativa para os cristãos que simboliza o nascimento e o início da redenção de Jesus Cristo. / 2. Uma das explicações para a escolha do dia 25 eram as festas pagãs que costumavam ser realizadas nesse dia. / 3. José e Maria viajaram de Nazaré para Belém para comparecer a um censo e Jesus nasceu durante a viagem numa simples manjedoura. Anjos o proclamaram salvador de todas as pessoas e pastores vieram adorá-lo. / 4. Porque a Estrela de Belém simboliza uma estrela-guia para a humanidade. / 5. Resposta Pessoal. 

PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

Objeto do Conhecimento:  Símbolos, ritos e mitos religiosos

Objetivo da Aula: Conhecer os símbolos do natal, despertando para o respeito e a valorização da cultura cristã.  

Habilidade BNCC: (EF06ER07) Exemplificar a relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas


Atividade elaborada por Maurício Araújo


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

5 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem