Atividade de Ensino Religioso - Símbolos Religiosos do Cristianismo (Anos finais) - BNCC

Atividade de religião sobre símbolos religiosos do cristianismo com texto.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

SÍMBOLOS RELIGIOSOS DO CRISTIANISMO



Sobre os símbolos

Os símbolos nos ajudam a compreender um conceito ou uma ideia e fazem parte da construção de uma identidade. No cristianismo, temos alguns símbolos que nos ajudam a entender as próprias bases da fé cristã. Apesar dos inúmeros símbolos relacionados à fé, vale salientar que para os cristãos nenhum deles deve ser objeto de culto e adoração. 

A cruz


A cruz é o símbolo principal do cristianismo. Seu significado é simples e direto: representa a crucificação de Jesus. A cruz aponta para o sacrifício do Filho de Deus. A cruz pode ser representada de várias formas e estilos, a forma mais comum é a cruz latina: que tem a parte horizontal curta e a reta vertical alongada. Na Igreja Católica é comum o uso do símbolo da cruz com a imagem de Jesus, chamado de crucifixo. Os protestantes e evangélicos não fazem uso do crucifixo, pois defendem que a cruz vazia aponta para vitória de Cristo sobre a morte. Apesar do símbolo ser utilizado de diversas formas - nas igrejas e nas instituições - a cruz não é um objeto de culto e nem de adoração.

O peixe

O peixe foi adotado como um símbolo pelos cristãos primitivos durante o período da perseguição romana. O símbolo funcionava como uma espécie de senha: uma pessoa desenhava um arco no chão e o outro completava formando um peixe e ambos se reconheciam como cristãos. A palavra peixe era composta por um conjunto de iniciais gregas que formava a expressão ichthys, peixe em grego antigo: “Iesous Christos, Theou Yios Soter”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

A pomba

A figura da pomba remete ao Espírito Santo. Quando Jesus foi batizado nas águas por João Batista, o Espírito Santo desceu na forma de uma pomba sobre Ele. A pomba é representada de várias formas, muitas das vezes é desenhada carregando um ramo de oliveira remetendo a passagem bíblica do fim do Dilúvio (Gênesis 8:11). Além deste significado, a pomba branca é popularmente reconhecida como um símbolo da paz. Algumas instituições evangélicas utilizam a pomba como identidade, a exemplo da Igreja Universal do Reino de Deus.

Alfa e Ômega

As letras alfa e ômega são, respetivamente, a primeira e a última letra do alfabeto grego. A expressão "Alfa e Ômega" foi utilizada pelo próprio Deus dos cristãos para demonstrar a Sua soberania e domínio desde o início até o fim dos tempos (Apocalipse 1:8). A expressão "Eu sou o Alfa e Ômega" equivale à expressão "Eu sou de A a Z" no nosso alfabeto.

O cordeiro

Jesus é o cordeiro de Deus. Ele se ofereceu como sacrifício em nosso favor. O cordeiro era utilizado na expiação dos pecados no Antigo Testamento. Todo judeu tinha a obrigação de oferecer um cordeiro em sacrifício pelos pecados desde a época do Egito (Êxodo 12:21-23). Desde então, o cordeiro se tornou uma figura que aponta para o sacrifício do Filho de Deus por nós. No catolicismo o cordeiro é representado portando uma bandeira simbolizando a Ressurreição e o triunfo sobre a morte.

RESPEITAR QUALQUER QUE SEJA OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS É UMA ATO DE CIDADANIA!


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Qual a importância dos símbolos religiosos para os cristãos? 
_____________________________________

2. Por que cruz é o principal símbolo religioso para os seguidores do Cristianismo?
_____________________________________

3. Explique o surgimento do símbolo do peixe no cristianismo e como ele era usado para se comunicar.
_____________________________________

4. Qual o símbolo dos cristãos está associado ao batismo? 
_____________________________________

5. Qual símbolo dos cristãos você mais achou interessante? Por quê?
_____________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO


1. Os símbolos nos ajudam a compreender um conceito ou uma ideia e fazem parte da construção de uma identidade. / 2. Porque representa a crucificação de Jesus. / 3. O símbolo funcionava como uma espécie de senha: uma pessoa desenhava um arco no chão e o outro completava formando um peixe e ambos se reconheciam como cristãos. / 4. A pomba. / 5. Resposta Pessoal.


Planejamento do Professor:

OBJETO DO CONHECIMENTO:
Símbolos, ritos e mitos religiosos

OBJETIVO DE AULA
Reconhecer e respeitar os símbolos sagrados do cristianismo e sua aplicação no dia a dia dos cristãos. 

HABILIDADE BNCC
(EF06ER07) Exemplificar a relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas.


Atividade elaborada por Maurício Araújo

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

6 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem