ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO: SÍMBOLOS RELIGIOSOS DO CRISTIANISMO (ANOS FINAIS) - BNCC

Sobre os símbolos

Os símbolos nos ajudam a compreender um conceito ou uma ideia e fazem parte da construção de uma identidade. No cristianismo, temos alguns símbolos que nos ajudam a entender as próprias bases da fé cristã. Apesar dos inúmeros símbolos relacionados à fé, vale salientar que para os cristãos nenhum deles deve ser objeto de culto e adoração. 

A cruz


A cruz é o símbolo principal do cristianismo. Seu significado é simples e direto: representa a crucificação de Jesus. A cruz aponta para o sacrifício do Filho de Deus. A cruz pode ser representada de várias formas e estilos, a forma mais comum é a cruz latina: que tem a parte horizontal curta e a reta vertical alongada. Na Igreja Católica é comum o uso do símbolo da cruz com a imagem de Jesus, chamado de crucifixo. Os protestantes e evangélicos não fazem uso do crucifixo, pois defendem que a cruz vazia aponta para vitória de Cristo sobre a morte. Apesar do símbolo ser utilizado de diversas formas - nas igrejas e nas instituições - a cruz não é um objeto de culto e nem de adoração.

O peixe

O peixe foi adotado como um símbolo pelos cristãos primitivos durante o período da perseguição romana. O símbolo funcionava como uma espécie de senha: uma pessoa desenhava um arco no chão e o outro completava formando um peixe e ambos se reconheciam como cristãos. A palavra peixe era composta por um conjunto de iniciais gregas que formava a expressão ichthys, peixe em grego antigo: “Iesous Christos, Theou Yios Soter”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

A pomba

A figura da pomba remete ao Espírito Santo. Quando Jesus foi batizado nas águas por João Batista, o Espírito Santo desceu na forma de uma pomba sobre Ele. A pomba é representada de várias formas, muitas das vezes é desenhada carregando um ramo de oliveira remetendo a passagem bíblica do fim do Dilúvio (Gênesis 8:11). Além deste significado, a pomba branca é popularmente reconhecida como um símbolo da paz. Algumas instituições evangélicas utilizam a pomba como identidade, a exemplo da Igreja Universal do Reino de Deus.

Alfa e Ômega

As letras alfa e ômega são, respetivamente, a primeira e a última letra do alfabeto grego. A expressão "Alfa e Ômega" foi utilizada pelo próprio Deus dos cristãos para demonstrar a Sua soberania e domínio desde o início até o fim dos tempos (Apocalipse 1:8). A expressão "Eu sou o Alfa e Ômega" equivale à expressão "Eu sou de A a Z" no nosso alfabeto.

O cordeiro

Jesus é o cordeiro de Deus. Ele se ofereceu como sacrifício em nosso favor. O cordeiro era utilizado na expiação dos pecados no Antigo Testamento. Todo judeu tinha a obrigação de oferecer um cordeiro em sacrifício pelos pecados desde a época do Egito (Êxodo 12:21-23). Desde então, o cordeiro se tornou uma figura que aponta para o sacrifício do Filho de Deus por nós. No catolicismo o cordeiro é representado portando uma bandeira simbolizando a Ressurreição e o triunfo sobre a morte.

RESPEITAR QUALQUER QUE SEJA OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS É UMA ATO DE CIDADANIA!


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Qual a importância dos símbolos religiosos para os cristãos? 
_____________________________________

2. Por que cruz é o principal símbolo religioso para os seguidores do Cristianismo?
_____________________________________

3. Explique o surgimento do símbolo do peixe no cristianismo e como ele era usado para se comunicar.
_____________________________________

4. Qual o símbolo dos cristãos está associado ao batismo? 
_____________________________________

5. Qual símbolo dos cristãos você mais achou interessante? Por quê?
_____________________________________


GABARITO
1. Os símbolos nos ajudam a compreender um conceito ou uma ideia e fazem parte da construção de uma identidade.
2. Porque representa a crucificação de Jesus.
3. O símbolo funcionava como uma espécie de senha: uma pessoa desenhava um arco no chão e o outro completava formando um peixe e ambos se reconheciam como cristãos.
4. A pomba.
5. Resposta Pessoal.


Planejamento do Professor:

OBJETO DO CONHECIMENTO:
Símbolos, ritos e mitos religiosos

OBJETIVO DE AULA
Reconhecer e respeitar os símbolos sagrados do cristianismo e sua aplicação no dia a dia dos cristãos. 

HABILIDADE BNCC
(EF06ER07) Exemplificar a relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas.


Atividade elaborada por Maurício Araújo




2 Comentários

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!

Postar um comentário

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!