Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Símbolos, ritos e mitos religiosos
Objetivo da Aula: Reconhecer e respeitar os símbolos sagrados do cristianismo e sua aplicação no dia a dia dos cristãos.
Habilidade da BNCC: (EF06ER07) Exemplificar a relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
SÍMBOLOS RELIGIOSOS DO CRISTIANISMO
Sobre os símbolos
Os símbolos nos ajudam a compreender um conceito ou uma ideia e fazem parte da construção de uma identidade. No cristianismo, temos alguns símbolos que nos ajudam a entender as próprias bases da fé cristã. Apesar dos inúmeros símbolos relacionados à fé, vale salientar que para os cristãos nenhum deles deve ser objeto de culto e adoração.
A cruz
A cruz é o símbolo principal do cristianismo. Seu significado é simples e direto: representa a crucificação de Jesus. A cruz aponta para o sacrifício do Filho de Deus. A cruz pode ser representada de várias formas e estilos, a forma mais comum é a cruz latina: que tem a parte horizontal curta e a reta vertical alongada. Na Igreja Católica é comum o uso do símbolo da cruz com a imagem de Jesus, chamado de crucifixo. Os protestantes e evangélicos não fazem uso do crucifixo, pois defendem que a cruz vazia aponta para vitória de Cristo sobre a morte. Apesar do símbolo ser utilizado de diversas formas – nas igrejas e nas instituições – a cruz não é um objeto de culto e nem de adoração.
O peixe
O peixe foi adotado como um símbolo pelos cristãos primitivos durante o período da perseguição romana. O símbolo funcionava como uma espécie de senha: uma pessoa desenhava um arco no chão e o outro completava formando um peixe e ambos se reconheciam como cristãos. A palavra peixe era composta por um conjunto de iniciais gregas que formava a expressão ichthys, peixe em grego antigo: “Iesous Christos, Theou Yios Soter”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
A pomba
A figura da pomba remete ao Espírito Santo. Quando Jesus foi batizado nas águas por João Batista, o Espírito Santo desceu na forma de uma pomba sobre Ele. A pomba é representada de várias formas, muitas das vezes é desenhada carregando um ramo de oliveira remetendo a passagem bíblica do fim do Dilúvio (Gênesis 8:11). Além deste significado, a pomba branca é popularmente reconhecida como um símbolo da paz. Algumas instituições evangélicas utilizam a pomba como identidade, a exemplo da Igreja Universal do Reino de Deus.
Alfa e Ômega
As letras alfa e ômega são, respetivamente, a primeira e a última letra do alfabeto grego. A expressão “Alfa e Ômega” foi utilizada pelo próprio Deus dos cristãos para demonstrar a Sua soberania e domínio desde o início até o fim dos tempos (Apocalipse 1:8). A expressão “Eu sou o Alfa e Ômega” equivale à expressão “Eu sou de A a Z” no nosso alfabeto.
O cordeiro
Jesus é o cordeiro de Deus. Ele se ofereceu como sacrifício em nosso favor. O cordeiro era utilizado na expiação dos pecados no Antigo Testamento. Todo judeu tinha a obrigação de oferecer um cordeiro em sacrifício pelos pecados desde a época do Egito (Êxodo 12:21-23). Desde então, o cordeiro se tornou uma figura que aponta para o sacrifício do Filho de Deus por nós. No catolicismo o cordeiro é representado portando uma bandeira simbolizando a Ressurreição e o triunfo sobre a morte.
Atividades
1. Qual a importância dos símbolos religiosos para os cristãos?
2. Por que cruz é o principal símbolo religioso para os seguidores do Cristianismo?
3. Explique o surgimento do símbolo do peixe no cristianismo e como ele era usado para se comunicar.
4. Qual o símbolo dos cristãos está associado ao batismo?
5. Qual símbolo dos cristãos você mais achou interessante? Por quê?
+ Conteúdos de Ensino Religioso para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores