Atividade de Ensino Religioso - Rituais Fúnebres - Anos finais (BNCC)

Atividade de religião sobre rituais fúnebres com texto.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

RITUAIS FÚNEBRES


O momento da morte de um ente querido é muito doloroso. No entanto, assim como cada pessoa reage de uma forma diferente, as religiões possuem cada uma um ritual fúnebre próprio. As diferenças nos atos refletem as características das denominações, que podem ser seguidos à risca ou com pequenas adaptações durante as homenagens ao ente que partiu.

Como são os rituais fúnebres em cada religião?

Como dissemos, cada religião lida com a morte e despedida de um ente querido de uma forma diferente. Portanto confira como são os rituais fúnebres em algumas religiões.

CATOLICISMO

No catolicismo, o velório e o enterro são realizados em períodos muito próximos, com um intervalo, em geral, de 24 horas após a confirmação da morte. Durante o velório, são colocados: incensos (simbolizam a veneração), água (relembra o batismo) e velas (a vida que vai se esvaindo). Nesse período, são realizadas orações por amigos e parentes. O luto é algo comum entre os adeptos do catolicismo e roupas pretas são usadas durante a despedida de forma a simbolizar a dor da perda.

PROTESTANTISMO

Como nasceu do Catolicismo, o Protestantismo realiza os rituais fúnebres de forma muito parecida que o de sua “criadora”. Nele são realizadas cerimônias religiosas para a despedida. No entanto, nesse momento são utilizadas apenas flores para que se homenageie aquele que se foi. Não há crucifixos, velas ou incensos, como na Igreja Católica, tornando a despedida mais singela para a religião em questão.

JUDAÍSMO

Como o Judaísmo crê que a morte atinge a todos, independentemente de sua riqueza, os ritos fúnebres deixam essa crença muito clara por meio de seus passos. No primeiro deles, o corpo é lavado por membros da comunidade, para que volte purificado, da mesma forma como estava quando nasceu. Depois, é colocada uma túnica branca, para que o velório seja realizado. Antes do funeral, familiares do falecido rasgam suas roupas, representando o luto por aquele que partiu.

CANDOMBLÉ

No candomblé, os rituais fúnebres não acontecem um único local. O primeiro deles, que é a preparação para que o espírito deixe o corpo, acontece na casa de um pai de santo. Depois é realizado o velório, com cânticos para que os ancestrais do falecido recebam seu espírito. Ao final, o corpo é sepultado. Mas, quando um pai ou mãe de santo morrem, essa cerimônia dura aproximadamente sete dias.

Refletindo

Independentemente da denominação religiosa e da forma como são praticados, os rituais fúnebres têm como principal motivação aliviar a dor provocada pela perda daquela pessoa. Por mais esclarecidos que sejamos, é muito difícil compreender o porquê da morte, principalmente quando ela acontece de forma precoce ou inesperada. Por isso, rituais fúnebres são importantes. Essas práticas aliviam a dor dos que ficam, e dão a sensação de que o espírito daquele que se foi será bem recebido em sua “jornada além da vida”.


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Qual a finalidade dos rituais fúnebres ocorridos em todas as religiões?
_________________________________________

2. Que diferenças podem ser identificadas nos rituais fúnebres dos católicos e protestantes?
_________________________________________

3. Você acredita que os rituais fúnebres ajudam os enlutados durante a morte de um familiar ou amigo? Por quê?
_________________________________________

4. A morte continua sendo o maior mistério da humanidade e as religiões tentam explicar esse episódio de dor e tristeza. Para você, o que acontece quando as pessoas morrem?
_________________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




 Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



GABARITO
1. Aliviar a dor provocada pela perda daquela pessoa. / 2. No catolicismo são usados incensos, água e velas. Nesse período, são realizadas orações por amigos e parentes e as pessoas costumam usar roupas pretas. Já no protestantismo são utilizadas apenas flores para que se homenageie aquele que se foi. Não há crucifixos, velas ou incensos. / 3. Resposta Pessoal. / 4. Resposta Pessoal.


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Vida e morte

OBJETIVO DE AULA
Descrever as formas dos rituais fúnebres de maneira a respeitar a diversidade religiosa.

HABILIDADE BNCC
(EF09ER03) Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes.
(EF09ER04) Identificar concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres.

Atividade elaborada por Maurício Araújo

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem