Atividade de Ensino Religioso - Respeito à Pessoa Idosa - Anos finais - (BNCC)

Atividade de religião sobre respeito à pessoa idosa com texto.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

RESPEITO À PESSOA IDOSA


O idoso

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Essa idade mínima pode variar em cada país. O idoso é uma pessoa que têm vivido uma longa vida e adquirido grande experiência nessa trajetória. Toda sua história de vida deve ser valorizada, assim, como seus direitos respeitados. Vamos conhecer mais sobre esses direitos?

Você sabia que existe um estatuto que garante a proteção aos idosos? Conheça dois artigos desta lei:

Artigo 2: O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Artigo 3:  É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Cuidado e amor

Confúcio disse que não é suficiente apenas sustentar nossos pais. Nós devemos reverenciá-los. Falhar nessa questão, ele disse, não nos faz melhor do que os animais. É preciso que nossas crianças e jovens sejam ensinados a respeitar seus pais e seus avós, pois um dia chegarão lá.  Todos nos tornaremos idosos, mesmo sem consciência real disso. É necessário prevenção e preparo para a velhice, pois as mudanças virão e é preciso aceitá-las. Nossos idosos precisam viver próximos à família e ter relações sociais positivas e consistentes. Precisam ter, o máximo possível, acesso à saúde física, mental, psicológica e espiritual. Precisam se divertir e receber muito carinho e respeito. Um país que respeita seus idosos é um país que respeita a vida e os direitos humanos na sua interpretação mais pura. Só teremos qualidade de vida para todos os idosos do nosso país se começarmos pela base: a educação e por políticas públicas sérias em benefício da pessoa idosa. Sabemos o que é preciso fazer e temos os melhores instrumentos, como o Estatuto do Idoso. Temos os mais qualificados profissionais do mundo nessa área. Agora é mãos à obra.

 Para garantir o envelhecimento da população de forma tranquila, com dignidade, sem medo, opressão ou tristeza, é preciso trabalhar intensamente na prevenção da violência para poder assegurar uma vida saudável. Por isso, é importante que fiquemos sempre atentos ao comportamento da pessoa de mais idade, pois, se eles apresentarem qualquer inquietude, temor ou marcas de violência física, devemos procurar ajudá-la o mais rápido possível.

O idoso na pandemia do Coronavírus

Em tempo de pandemia, como são mais susceptíveis a contrair o vírus Covid-19, o carinho e o cuidado precisam ser garantidos para eles. É necessário que a família e o poder público busquem alternativas que viabilizem a qualidade de vida e sua saúde. Não devemos nos esquecer que um dia seremos idosos e vamos gostar que sejamos respeitados. 

Basta sua presença, sua paciência, sua generosidade, sua retribuição, para que os corações deles fiquem aquecidos. Se um dia eles não conseguirem se equilibrar ou caminhar direito, segura firme as mãos deles e os acompanhe bem devagar, respeitando o ritmo deles durante a caminhada, da mesma forma que eles respeitaram o seu ritmo quando lhe ensinaram a andar. Por isso, respeite os idosos!


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Como podemos definir a pessoa idosa?

__________________________________

2. De quem é a obrigação, segundo a LEI 10.741, em assegurar à pessoa idosa o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer?

__________________________________

3. Para você, por que é importante respeitar as pessoas idosas?

__________________________________

4.  O que é preciso fazer para garantir o envelhecimento da população de forma tranquila, com dignidade, sem medo, opressão ou tristeza?

__________________________________

5. Que mensagem você gostaria de escrever para alguém que não respeita os idosos?

__________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. É todo indivíduo com 60 anos ou mais. / 2. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público. / 3. Resposta Pessoal. / 4. É preciso trabalhar intensamente na prevenção da violência para poder assegurar uma vida saudável. / 5. Resposta Pessoal.

PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Princípios éticos e valores religiosos.

OBJETIVO DE AULA
Promover o respeito, à dignidade e à cidadania das pessoas idosas, incentivando práticas de convívio humano de forma saudável. 

HABILIDADE BNCC
(EF07ER06) Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais.

Atividade elaborada por Maurício Araújo

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Gostei bastante da abordagem. Um dia, desejamos, seremos idosos. No momento, é preciso educar e despertar o jovem para o amor aos idosos. O tema ficou bem trabalhado. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desde já, muito obrigado. Ficamos felizes com seu comentário. Você fez uma bela reflexão. Gratidão.🙌

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem