Atividade de Ensino Religioso - Respeite a Religião do Outro - Anos finais (BNCC)

Atividade de religião sobre respeite a religião do outro com texto.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

RESPEITE A RELIGIÃO DO OUTRO



Garantia da liberdade religiosa

O Estado Brasileiro é laico, ou seja, não tem religião. Tem sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5º, inciso VI, da Constituição: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias".

A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entretanto, muitas vezes o preconceito existe e se manifesta pela humilhação imposta àquele que é diferente. No momento em que é humilhado, discriminado, agredido devido à sua crença, ele tem seus direitos constitucionais e seus direitos humanos violados; ou seja, é também vítima de um crime - e o Código Penal Brasileiro prevê punição para os criminosos.

Portanto, que fique claro: religião é um assunto pessoal, entre a sua consciência, entre o seu espírito e o Criador. O que cabe aos outros seres humanos, aos seus irmãos e irmãs, é respeitar a sua escolha. O que cabe aos governos é garantir a sua liberdade de escolha.

Respeito

Qualquer um que descrimina qualquer tipo de religião ou filosofia espiritualista, templos de umbanda, candomblé, lugares e seus praticantes da Wicca, que celebram a divindade da natureza, não podem ser desrespeitados sob qualquer pretexto. Muito menos xamânicos, ou mesmo os ciganos que são perseguidos e agredidos por causa de sua etnia e de sua religião, mesmo motivo que os condenou ao quase extermínio na Segunda Guerra Mundial, juntamente com os judeus e outras vítimas da intolerância.

Intolerância Religiosa

Intolerância religiosa é, também, desrespeito aos Direitos Humanos e crime previsto no Código Penal Brasileiro; por isso, não se cale e faça prevalecer seu direito à liberdade religiosa. A discriminação entre seres humanos por motivos de religião ou crença constitui uma ofensa à dignidade humana (...) e deve ser condenada como uma violação dos Direitos Humanos e das liberdades fundamentais, proclamados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. O que garante a artigo 5° da Constituição Federal?

________________________________________

2. Com suas palavras, escreva o que significa liberdade religiosa?

________________________________________

3. Por que é importante respeitar a opção religiosa das pessoas?

_________________________________________

4. Você já sofreu ou presenciou alguém sendo oprimido por outro devido a sua escolha religiosa? Se sim, como você se sentiu?

_________________________________________

5. Escreva atitudes de alguém que revelam preconceito religioso.

______________________________________________




Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias. / 2. E o termo referente a possibilidade de escolha do indivíduo a uma determinada religião de sua preferência, sem interferência do estado ou outra entidade governamental. / 3. Porque é uma das atribuições de ser cidadão, valorizando assim, as contribuições que cada cultura religiosa teve ao longo da história. (Aceite outras respostas) / 4. Resposta pessoal. / 5. Desvio dos deveres da cidadania, revelando autoritarismo e incapacidade de enxergar as necessidades das pessoas. (Aceite outras respostas) 


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Crenças, filosofias de vida e esfera pública

OBJETIVO DE AULA
Respeitar e valorizar a manifestação e  diversidade religiosa e crença dos outros.

HABILIDADE BNCC
(EF08ER06) Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.

Atividade elaborada por Maurício Araújo


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.


12 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem