Atividade de Ensino Religioso sobre o Texto sagrado - Anos finais (BNCC)

Atividade de religião sobre o texto sagrado.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

O TEXTO SAGRADO

Livros Religiosos

Livros sagrados são conjuntos de textos que são considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de Deus. Também são, muitas vezes, referenciados como sagradas escrituras ou, simplesmente, escrituras. Entre os mais antigos, estão o veda, do hinduísmo, que terá sido redigido entre 1500 e 1300 a.C. Existe uma enorme diversidade de formas de textos religiosos, eles podem aparecer nos formatos de livros, pinturas, imagens, vitrais, esculturas, quadros, construções arquitetônicas, mandalas, etc. Os textos sagrados contêm ensinamentos relacionados aos modos de ser e viver da religião e são transmitidos de geração em geração. Registram os costumes e o código moral das organizações religiosas e orientam suas práticas.

Veja as principais funções dos textos sagrados escritos! São elas:

- Registrar a tradição como forma de preservar a experiência religiosa original, assim a religião organizará sua estrutura religiosa, seus ritos, símbolos, mensagens, etc.

- Comunicar a experiência religiosa aos fiéis da religião, a fim de que o “divino” se faça presente para o homem religioso e o grupo encontre orientações e ensinamentos;

- Atualizar a experiência original no tempo e espaço, afinal, independentemente do período, o texto sagrado mantém sua mesma estrutura original. 

Os textos sagrados escritos

VEDAS - significam “saber e conhecimento”. É considerada pela história a escritura sagrada mais antiga da humanidade. Os ensinamentos desse livro são estudados por religiões do hinduísmo e inspiram correntes budistas. 

A TORÁ - é livro sagrado para o judaísmo e pode ser entendido como “lei”, mas originalmente significa “ensinamento” ou “instrução”. Tradicionalmente é escrita em pergaminhos. 

O ALCORÃO - é o livro sagrado para o islamismo. Os seguidores acreditam ser a revelação da fala ou Palavra de Deus. Para os muçulmanos a mensagem divina foi transmitida para profetas anteriores, como por exemplo, Moisés e Jesus, mas foi corrompida pelos homens. Assim, o Profeta Muhammad (Maomé) seria o último dos profetas a revelar a Palavra. 

DHAMMAPADA – considerado por muitos o livro mais representativo para o budismo, significa Caminho do Dharma.

A BÍBLIA - é uma coleção ou compilação de livros sagrados, contendo as histórias, doutrinas, códigos e tradições que guiam os cristãos, com base na tradição judaica (Antigo Testamento) e na divulgação do Evangelho (Novo Testamento). A Bíblia Sagrada (bíblia sacra em latim) é o livro mais vendido de todos os tempos.

Atitudes

As atitudes perante os textos sagrados diferem. Enquanto algumas religiões difundem livremente as suas escrituras, outras consideram-nas um segredo que só pode ser revelado aos fiéis e iniciados. Algumas religiões assumem que as suas escrituras são "a palavra de Deus" e como tal são infalíveis e inalteráveis, procurando impedir qualquer alteração e estabelecendo um cânone dos textos que são efetivamente considerados sagrados. Sendo muitas vezes traduzidos para línguas modernas, reconhecem, habitualmente, a superioridade da língua sagrada original, como mais próxima da inspiração divina.


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. O que são livros sagrados?

___________________________________________________

2. Segundo o estudo, qual o livro sagrado mais antigo que a humanidade consegue comprovar?

___________________________________________________

3. Em poucas palavras, escreva a função do texto sagrado para as religiões.

___________________________________________________

4. Dado os livros sagrados abaixo, escreva a que religião eles pertencem. 

a) BÍBLIA: _______________________________________________

b) DHAMMAPADA: _______________________________________________

c) VEDA: _______________________________________________

d) ALCORÃO: _______________________________________________

e) TORÁ:  _______________________________________________


Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO:
1. Livros sagrados são conjuntos de textos que são considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de Deus. Também são, muitas vezes, referenciados como sagradas escrituras ou, simplesmente, escrituras.  / 2. Vedas. / 3. Registrar a tradição como forma de preservar a experiência religiosa, comunicar a experiência religiosa aos fiéis da religião e atualizar a experiência original no tempo e espaço. / 4. a) BÍBLIA: Cristianismo. b) DHAMMAPADA: Budismo. c) VEDA: Hinduísmo . d) ALCORÃO: Islamismo . e) TORÁ: Judaísmo 


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Tradição escrita: registro dos ensinamentos sagrados

OBJETIVO DE AULA
Compreender  que  os livros sagrados são conjuntos de textos que são considerados de inspiração divina.
 
HABILIDADE BNCC
(EF06ER01) Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
 

Atividade elaborada por Maurício Araújo

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

10 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem