Atividade de Ensino Religioso: Imanência e Transcendência - Anos finais (BNCC)

Atividade de religião sobre imanência e transcendência com texto.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

IMANÊNCIA E TRANSCEDÊNCIA


Os termos imanência e transcendência são opostos e designam, respectivamente, aquilo que se encerra em si mesmo e aquilo que tem uma causa maior e exterior a si mesmo. Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo. A imanência está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo, e a transcendência está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.

Contexto religioso

Essa discussão sobre a diferença entre os dois termos permeia a religião e pode ser mais bem visualizada no contexto religioso. Podemos classificar as duas, em relação ao pensamento religioso, da seguinte maneira:

Imanência: relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo. Aqui, a concepção da ideia de Deus não se separa da matéria, sendo parte integrante e indissociável dela. Deus está em tudo, permeia tudo e não é uma entidade criadora, mas, sim, organizadora.

Transcendência: a tradição judaico-cristã e islâmica está baseada na noção de um Deus transcendente, ou seja, uma entidade primeira e separada da matéria que foi responsável por criar a matéria. Para o cristianismo, porém, a figura de Jesus Cristo é a personificação imanente do Deus transcendente.

A Bíblia

A Bíblia fala acerca de Deus e da criação, e deixa claro que Deus é distinto de Sua criação. Ele não é parte dela, pois foi Ele quem a fez e a governa, tampouco depende dela, de forma alguma. Pelo contrário, a criação é quem depende d’Ele, afinal, mesmo sem a criação, Deus seria Deus, autossuficiente, autônomo, o grande “Eu Sou”. Tanto que Ele já existia antes de Sua criação (Gênesis 1.1). O substantivo frequentemente usado para expressar a superioridade de Deus em relação à Sua criação é “transcendência”, termo que, no dicionário, tem a seguinte definição: “Qualidade do que é transcendente; que transcende; superior; sublime.”

A Filosofia

Immanuel Kant, filósofo alemão iluminista, apontou a necessidade de uma crítica revisionista à metafísica feita até então e fez uma distinção entre aquilo que podemos conhecer (o que está presente no tempo e no espaço, portanto, é imanente) e aquilo que podemos apenas entender (aquilo que não está no tempo e no espaço, portanto, é transcendente). Embora sejam termos antagônicos, os dois complementam-se, já que a explicação de um torna-se mais clara com a explanação do outro. Vistos do ponto de vista da Religião ou da Filosofia, são conceitos de suma importância para fazer a distinção entre um conhecimento de ordem teórica e um conhecimento de ordem prática. Platão foi o primeiro filósofo a reconhecer o lugar da imanência e da transcendência na História da Filosofia

Resumo

Imanência

Ao prestar culto, um pesquisador pela imanência se pode achar Deus dentro de si procurando-o. Este conceito é usado frequentemente no hinduísmo para descrever o relacionamento de Brâman, ou Ser Cósmico, no mundo material.

Transcendência

Qualidade, caráter do que é transcendente, do que ultrapassa os limites do considerado normal ou aceitável. Inteligência extrema; excesso de perspicácia. Qualidade de Deus que destaca sua superioridade em relação ao mundo e aos seres por Ele criados.

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

 1. Defina com suas palavras os vocábulos abaixo:

_________________________________________

a) Imanência:

_________________________________________

b) Transcendência:

_________________________________________

2. Como a Bíblia descreve o Ser Transcendente? 

_________________________________________

3. Você acredita na existência de um ser transcendente (Deus) que está no controle e na condução de toda a humanidade?

_________________________________________

4. Para você, a fé em algo superior a nós ajuda a melhorar a nossa qualidade de vida na sociedade? Por quê?

_________________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




 Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO:
1. a) A imanência está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo. b) A transcendência está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional. / 2. A Bíblia fala acerca de Deus (transcendente), e deixa claro que Ele é distinto de Sua criação. Ele não é parte dela, pois foi Ele quem a fez e a governa, tampouco depende dela, de forma alguma. / 3. Resposta Pessoal. / 4. Resposta Pessoal.

PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Imanência e transcendência

OBJETIVO DE AULA
Compreender o sentido de transcendência e imanência no campo religioso.

HABILIDADE BNCC
(EF09ER01) Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida.

Atividade elaborada por Maurício Araújo

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

24 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Bom dia< meu querido!
    Amei a atividade! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Ótimas tuas colocações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Maravilhoso Tudo Sala de Aula. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE! AGRADEÇO IMENSAMENTE POR COMPARTILHAR CONOSCO ESSE EXCELENTE MATERIAL.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!!! Está atividade foi de grande valia para mim.

    ResponderExcluir
  6. Duas palavras antagônicas. Uma completa a outra. Texto excelente!

    ResponderExcluir
  7. Amei a atividade. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto e atividade. Amei.

    ResponderExcluir
  9. Ótimas atividades, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Amei a aula e vai me ajudar muito, obrigado! Mas não achei na aula uma parte que fale de princípios e orientações para o cuidado da vida...

    ResponderExcluir
  11. Atividade sensacional! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem