ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO: IMANÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA - ANOS FINAIS (BNCC)

Os termos imanência e transcendência são opostos e designam, respectivamente, aquilo que se encerra em si mesmo e aquilo que tem uma causa maior e exterior a si mesmo. Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo. A imanência está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo, e a transcendência está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.

Contexto religioso

Essa discussão sobre a diferença entre os dois termos permeia a religião e pode ser mais bem visualizada no contexto religioso. Podemos classificar as duas, em relação ao pensamento religioso, da seguinte maneira:

Imanência: relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo. Aqui, a concepção da ideia de Deus não se separa da matéria, sendo parte integrante e indissociável dela. Deus está em tudo, permeia tudo e não é uma entidade criadora, mas, sim, organizadora.

Transcendência: a tradição judaico-cristã e islâmica está baseada na noção de um Deus transcendente, ou seja, uma entidade primeira e separada da matéria que foi responsável por criar a matéria. Para o cristianismo, porém, a figura de Jesus Cristo é a personificação imanente do Deus transcendente.

A Bíblia

A Bíblia fala acerca de Deus e da criação, e deixa claro que Deus é distinto de Sua criação. Ele não é parte dela, pois foi Ele quem a fez e a governa, tampouco depende dela, de forma alguma. Pelo contrário, a criação é quem depende d’Ele, afinal, mesmo sem a criação, Deus seria Deus, autossuficiente, autônomo, o grande “Eu Sou”. Tanto que Ele já existia antes de Sua criação (Gênesis 1.1). O substantivo frequentemente usado para expressar a superioridade de Deus em relação à Sua criação é “transcendência”, termo que, no dicionário, tem a seguinte definição: “Qualidade do que é transcendente; que transcende; superior; sublime.”

A Filosofia

Immanuel Kant, filósofo alemão iluminista, apontou a necessidade de uma crítica revisionista à metafísica feita até então e fez uma distinção entre aquilo que podemos conhecer (o que está presente no tempo e no espaço, portanto, é imanente) e aquilo que podemos apenas entender (aquilo que não está no tempo e no espaço, portanto, é transcendente). Embora sejam termos antagônicos, os dois complementam-se, já que a explicação de um torna-se mais clara com a explanação do outro. Vistos do ponto de vista da Religião ou da Filosofia, são conceitos de suma importância para fazer a distinção entre um conhecimento de ordem teórica e um conhecimento de ordem prática. Platão foi o primeiro filósofo a reconhecer o lugar da imanência e da transcendência na História da Filosofia

Resumo

Imanência

Ao prestar culto, um pesquisador pela imanência se pode achar Deus dentro de si procurando-o. Este conceito é usado frequentemente no hinduísmo para descrever o relacionamento de Brâman, ou Ser Cósmico, no mundo material.

Transcendência

Qualidade, caráter do que é transcendente, do que ultrapassa os limites do considerado normal ou aceitável. Inteligência extrema; excesso de perspicácia. Qualidade de Deus que destaca sua superioridade em relação ao mundo e aos seres por Ele criados.

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

 1. Defina com suas palavras os vocábulos abaixo:

_________________________________________

a) Imanência:

_________________________________________

b) Transcendência:

_________________________________________

2. Como a Bíblia descreve o Ser Transcendente? 

_________________________________________

3. Você acredita na existência de um ser transcendente (Deus) que está no controle e na condução de toda a humanidade?

_________________________________________

4. Para você, a fé em algo superior a nós ajuda a melhorar a nossa qualidade de vida na sociedade? Por quê?

_________________________________________


GABARITO:
1.
a) A imanência está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo.
b) A transcendência está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.
2. A Bíblia fala acerca de Deus (transcendente), e deixa claro que Ele é distinto de Sua criação. Ele não é parte dela, pois foi Ele quem a fez e a governa, tampouco depende dela, de forma alguma.
3. Resposta Pessoal.
4. Resposta Pessoal.

PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Imanência e transcendência

OBJETIVO DE AULA
Compreender o sentido de transcendência e imanência no campo religioso.

HABILIDADE BNCC
(EF09ER01) Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida.

Atividade elaborada por Maurício Araújo






POSTE UM COMENTÁRIO

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!