Atividade de religião sobre imanência e transcendência com texto.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Imanência e transcendência
Objetivo da Aula: Compreender o sentido de transcendência e imanência no campo religioso.
Habilidade da BNCC: (EF09ER01) Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
IMANÊNCIA E TRANSCEDÊNCIA
Os termos imanência e transcendência são opostos e designam, respectivamente, aquilo que se encerra em si mesmo e aquilo que tem uma causa maior e exterior a si mesmo. Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo. A imanência está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo, e a transcendência está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.
Contexto religioso
Essa discussão sobre a diferença entre os dois termos permeia a religião e pode ser mais bem visualizada no contexto religioso. Podemos classificar as duas, em relação ao pensamento religioso, da seguinte maneira:
Imanência: relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo. Aqui, a concepção da ideia de Deus não se separa da matéria, sendo parte integrante e indissociável dela. Deus está em tudo, permeia tudo e não é uma entidade criadora, mas, sim, organizadora.
Transcendência: a tradição judaico-cristã e islâmica está baseada na noção de um Deus transcendente, ou seja, uma entidade primeira e separada da matéria que foi responsável por criar a matéria. Para o cristianismo, porém, a figura de Jesus Cristo é a personificação imanente do Deus transcendente.
A Bíblia
A Bíblia fala acerca de Deus e da criação, e deixa claro que Deus é distinto de Sua criação. Ele não é parte dela, pois foi Ele quem a fez e a governa, tampouco depende dela, de forma alguma. Pelo contrário, a criação é quem depende d’Ele, afinal, mesmo sem a criação, Deus seria Deus, autossuficiente, autônomo, o grande “Eu Sou”. Tanto que Ele já existia antes de Sua criação (Gênesis 1.1). O substantivo frequentemente usado para expressar a superioridade de Deus em relação à Sua criação é “transcendência”, termo que, no dicionário, tem a seguinte definição: “Qualidade do que é transcendente; que transcende; superior; sublime.”
A Filosofia
Immanuel Kant, filósofo alemão iluminista, apontou a necessidade de uma crítica revisionista à metafísica feita até então e fez uma distinção entre aquilo que podemos conhecer (o que está presente no tempo e no espaço, portanto, é imanente) e aquilo que podemos apenas entender (aquilo que não está no tempo e no espaço, portanto, é transcendente). Embora sejam termos antagônicos, os dois complementam-se, já que a explicação de um torna-se mais clara com a explanação do outro. Vistos do ponto de vista da Religião ou da Filosofia, são conceitos de suma importância para fazer a distinção entre um conhecimento de ordem teórica e um conhecimento de ordem prática. Platão foi o primeiro filósofo a reconhecer o lugar da imanência e da transcendência na História da Filosofia
Resumo
Imanência
Ao prestar culto, um pesquisador pela imanência se pode achar Deus dentro de si procurando-o. Este conceito é usado frequentemente no hinduísmo para descrever o relacionamento de Brâman, ou Ser Cósmico, no mundo material.
Transcendência
Qualidade, caráter do que é transcendente, do que ultrapassa os limites do considerado normal ou aceitável. Inteligência extrema; excesso de perspicácia. Qualidade de Deus que destaca sua superioridade em relação ao mundo e aos seres por Ele criados.
Atividades
1. Defina com suas palavras os vocábulos abaixo:
a) Imanência:
b) Transcendência:
2. Como a Bíblia descreve o Ser Transcendente?
3. Você acredita na existência de um ser transcendente (Deus) que está no controle e na condução de toda a humanidade?
4. Para você, a fé em algo superior a nós ajuda a melhorar a nossa qualidade de vida na sociedade? Por quê?
+ Conteúdos de Ensino Religioso para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores