ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO - ANOS FINAIS (BNCC)

Nelson Mandela disse uma certa vez:

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.

O que é e qual o seu propósito?

Diálogo inter-religioso é o processo de entendimento mútuo entre diferentes religiões. O propósito dos diálogos inter-religiosos é fortalecer o entendimento mútuo e gerar vias para a cooperação entre pessoas de diferentes religiões. Os diálogos inter-religiosos giram em torno de determinados temas, como a falta de respeito, o preconceito, as relações entre as religiões, a reconciliação e o perdão, o modo como cada religião entende e trabalha pela paz, a proteção dos direitos da criança, etc.

Diálogos

Mediante o diálogo, os cristãos e membros de outros credos são convidados a aprofundar o seu empenho religioso e a responder, com crescente sinceridade, ao apelo pessoal de Deus e ao dom gratuito que ele faz de si mesmo, dom que sempre passa através da mediação de Jesus Cristo e da obra do seu Espírito, conforme proclama a fé cristã.

Ecumenismo

Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre as igrejas. A ideia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão. Na prática, porém, o movimento compreende diversas religiões inclusive aquela não cristã.

Interesses ecumênicos

- A busca da unidade entre as Igrejas Cristãs. 

- Igrejas que se agridem mutuamente prejudicam a pregação do evangelho aos que não creem.

- Igrejas unidas tem mais força para defenderem a justiça e realizarem obras importantes, na caridade.

Unidos em um único objetivo

O diálogo inter-religioso permitiu à Igreja compartilhar com outros os valores evangélicos. É por isso que, apesar das dificuldades, o empenho da Igreja no diálogo se mantém firme e irreversível. O diálogo não seria fecundo, se não incluísse também um verdadeiro respeito por toda pessoa para que possa aderir livremente à sua própria religião. A Igreja reconhece como parte essencial do anúncio da Palavra o encontro, o diálogo e a colaboração com todas as pessoas de boa vontade, particularmente com as pessoas pertencentes às diversas tradições religiosas da humanidade.



ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. O que é Diálogo Inter-religioso?
____________________________________

2. Você consegue conviver em paz com aquele vizinho, parente, colega, cônjuge ou amigo que vivencia uma postura religiosa, ou não religiosa, diferente da sua? 
____________________________________

3. Por que é preciso aceitar as diferenças religiosas entre as pessoas?
____________________________________

4. O que significa ecumenismo? Você concorda com essas práticas?
____________________________________

5. Para você, o que as religiões poderiam fazer ainda mais para contribuir com um mundo melhor?
____________________________________



GABARITO
1. Diálogo inter-religioso é o processo de entendimento mútuo entre diferentes religiões.
2. Resposta Pessoal.
3. O respeito à diversidade em todos os ambientes facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente. (Aceite outras respostas) 
4. Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre as igrejas. Resposta Pessoal.
5. Resposta Pessoal.


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Lideranças religiosas

OBJETIVO DE AULA
Compreender que o  propósito dos diálogos inter-religiosos é fortalecer o entendimento mútuo e gerar vias para a cooperação entre pessoas de diferentes religiões.
 
HABILIDADE BNCC 
(EF07ER05) Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as religiões.

Atividade elaborada por Maurício Araújo



POSTE UM COMENTÁRIO

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!