ATIVIDADE / SIMULADO DE PORTUGUÊS - GÊNERO: SINOPSE - 8º / 9º ANO (DIVERSOS DESCRITORES)

Leia a sinopse do filme "A Saga do Crepúsculo: lua nova" para responder à questão:

Logo após Bella Swan (Kristen Stewart) completar 18 anos, Edward Cullern (Robert Pattinson) decide deixá-la para trás em um esforço para protegê-la após um ataque que quase tirou sua vida. Com uma tristeza inconsolável, Bella atravessa seu último ano de escola dormente e sozinha e descobre que ela pode chamar a imagem de Edward sempre que se coloca em perigo. Seu desejo em estar com ele a qualquer custo a leva a assumir riscos cada vez maiores, incluindo um novo gosto por passeios de motocicleta em alta velocidade. Com a ajuda de Jacob Black (Taylor Lautner), seu amigo de infância e um membro da misteriosa tribo Quileute, o coração de Bella vai gradualmente descongelando, enquanto Jacob esconde seu próprio segredo sobrenatural. Ao receber a notícia de que seu amado decide acabar com a própria vida, Bella parte para a Itália na tentativa de impedi-lo, sem imaginar que um perigo ainda maior a aguarda.

1. Edward Cullen decide abandonar Bella Swan porque
a) não quer mais namorar com ela.
b) quer evitar que ela sofra por sua causa.
c) quer se vingar de todo o mal que ela lhe fez.
d) está com ciúmes da relação de Jacob e Bella.

Observe o texto:


2. A imagem é a reprodução
a) da capa de um livro.
b) da contracapa de um DVD.
c) da capa de uma revista em quadrinhos.
d) da contracapa de um livro. 

Leia: 
Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento (Ian McKellen), que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis) e seu precioso anel.

3. O dragão que guarda o tesouro dos anões se chama
a) Smaulg.
b) Gollum. 
c) Skoob.   
d) Smaug. 

Leia o texto para responder às questões 4 e 5:


Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, Jogos vorazes é o novo fenômeno da literatura jovem. Com um mote surpreendente, o livro, que está há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, ganhou elogios de Rick Riordan, Stephenie Meyer e outros formadores de opinião e rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.

Ambientado num futuro sombrio, Jogos vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. Primeiro volume de uma trilogia, o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte. Com sua narrativa ágil e ousada, Jogos vorazes foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem atraindo leitores de diversas faixas etárias.

Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.

Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.

Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.

Suzanne Collins

4. O trecho que demonstra claramente a intenção de convencer  o leitor a ler/comprar o livro é
a) “a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos”.
b)  “prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente”.
c)  “O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito”.
d)  “o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo”.

5. Segundo a autora, o nome da nação – Panem – significa __________ e é uma referência __________. 
a) jogo / ao Império Romano. 
b) pão / ao Império Romano.  
c) pão / a Creta.
d) circo / a Atenas.

Leia: 

Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.

6. O texto é um exemplo de __________ porque __________.
a) resumo / apresenta um resumo da história com início, meio e fim
b) resumo / não conta o final
c) sinopse / busca ser fiel à história
d) sinopse / tenta envolver, convencer, seduzir o leitor


Leia e depois responda às próximas questões:

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister. E sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família. Quem vencerá a guerra dos tronos?

7. São características gerais da sinopse presentes no texto analisado
a) a objetividade e o uso de palavras estrangeiras.
b) a concisão e o clima sempre de aventura.
c) a citação e a apresentação da história com detalhes.
d) a objetividade e a concisão.

8. No trecho: Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister.", o termo separado com hífen " uma cruel mulher do clã Lannister." foi usado para
a) adicionar uma informação nova.
b) explicar um termo anterior.
c) trazer uma oposição ao termo anterior.
d) justificar uma decisão.


Acesse outros conteúdos semelhantes.



GABARITO
1B / 2D / 3D / 4B / 5B / 6D / 7D / 8B

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem