ATIVIDADE DE RELIGIÃO (BNCC): COMUNICAÇÃO COM A DIVINDADE: ORAÇÃO - ANOS FINAIS

CONTATO COM A DIVINDADE


Segundo o cristianismo, a essência de Deus é a comunicação. Comunicando, Ele se revela aos seres humanos ao longo dos tempos. E o lugar por excelência desta comunicação de Deus são as Sagradas Escrituras. Ao longo dos textos bíblicos do Antigo e do Novo Testamento Deus vai se comunicando com os homens e ao se comunicar vai se revelando. Revelar-se é tirar o véu, é dar a conhecer.

A comunicação de Deus atinge o seu ápice em Jesus Cristo, a perfeita revelação de Deus. Ele é a Palavra de Deus encarnada, a mesma palavra usada por Deus na criação. Ele é o “faça-se” de Deus. Mas novamente Deus toma a iniciativa de se comunicar, de restabelecer a ligação e age salvando os seres humanos, não poupando o seu próprio Filho, entregando-o à morte para nos resgatar.


ORAÇÃO:

Em todas as religiões, seja no cristianismo, budismo ou no islamismo, a oração é um elo entre a criatura e o seu criador. Oração é um ato religioso que visa a ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou, ainda, um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino.

A maioria das religiões envolve momentos de oração. Alguns criam ritos especiais para cada tipo de oração, exigindo o cumprimento de uma sequência estrita de ações ou colocando uma restrição naquilo que é permitido rezar; enquanto outros ensinam que a oração pode ser praticada por qualquer pessoa espontaneamente a qualquer momento.

As pesquisas científicas sobre o uso da oração estudam, na sua maioria, o efeito dela sobre a cicatrização de feridas ou doenças. A eficácia da oração para a cura física por meio de uma divindade tem sido avaliada em diversos estudos, com resultados contraditórios.




DENTRO DO CRISTIANISMO


Visão Protestante (igrejas Evangélicas):

A oração, na crença protestante, é a comunicação e o fruto consciente do relacionamento com Deus durante os quais a pessoa louva, agradece, intercede pela vida de outro, pede bênçãos a ele ou a outrem e através dela pode desfrutar da presença de Deus.


Visão Católica:

Na Igreja Católica, a oração dirigida a Deus (ou à Virgem Maria e aos Santos para interceder a Deus e junto de Deus) também pode ser considerada uma reza, uma mensagem escrita, oral ou um pensamento de adoração, louvor, súplica, rogo, prece, pedido ou petição, intercessão, agradecimento, expiação, bênção, presença ou unificação.



São Pio de Pietrelcina afirma que "a oração bem feita toca o coração de Deus, incitando-o a ouvir-nos. Quando rezamos, que todo o nosso ser se volte para Deus. [...] O Senhor deixar-se-á vencer e virá em nosso auxílio. [...] Reza e espera. Não te agites; a agitação é inútil. Deus é misericórdia e há de escutar a tua oração. A oração é a nossa melhor arma: é a chave que abre o coração de Deus.



ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU



1. Como os cristãos se relacionam com Deus?

______________________________________________


2. Na visão de todas as religiões, o que é oração? 

______________________________________________


3. Você acredita no poder da comunicação com o Sagrado para curar doenças físicas? Por quê? 

______________________________________________


4. Seguindo a tradição do cristianismo, escreva uma pequena oração em que você conversa com o Sagrado. 

______________________________________________



GABARITO

1. Através da oração ou reza.

2. Um ato religioso que visa a ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou, ainda, um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino.

3. Resposta pessoal.

4. Resposta Pessoal. 


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR


OBJETO DO CONHECIMENTO

Místicas e espiritualidades


OBJETIVO DE AULA

Entender a importância da oração na religião como contato com o Sagrado.

 

HABILIDADE BNCC

(EF07ER01) Reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e tradições religiosas.



Atividade elaborada por Maurício Araújo

POSTE UM COMENTÁRIO

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!