Atividade de religião sobre valores humanos: verdade – BNCC
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Ensinamentos da tradição escrita
Objetivo da Aula: Incentivar a prática de valores que preservem a verdade e a honestidade.
Habilidade da BNCC: (EF06ER05) Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
VALORES HUMANOS: VERDADE
O QUE É VERDADE?
Verdade é aquilo que está de acordo com os fatos ou a realidade com exatidão, autenticidade. Princípio certo e verdadeiro. Procedimento sincero, honesto, verdadeiro. Ser verdadeiro é estar comprometido com a verdade; é não dar espaço para a mentira, para a falsidade, em seu coração; é falar sempre a verdade; é não iludir ninguém, não ser hipócrita, não ser fingido. É ser coerente em suas ações e arcar com as consequências dos seus atos.
REFLEXÃO: O ELOGIO DA VERDADE
Buda contou a seguinte história a respeito de um rei, cujos súditos viviam em disputas religiosas sem fim, cada qual se considerando o único representante da verdade:
O rei serviu-se de cegos para fazer uma demonstração. Ordenou a seus emissários que percorressem o reino em busca de todos os cegos de nascimento com o objetivo de levá-los à porta do palácio.
O rei então foi informado de que todos se achavam reunidos de acordo com seus desejos. Ele disse: “Ide e mostrai-lhes os elefantes.”
Os oficiais obedeceram sem vacilar e levaram os cegos para junto dos elefantes, guiando suas mãos para que pudessem tocá-los. Entre os cegos, um pegou uma perna, outro o couro esburacado. O que tocou a cabeça disse que era como um grande dosador de grãos. O que tinha tocado a presa afirmou que era como um grande chifre, e o que tocou a tromba respondeu: “Oh, sábio rei, o elefante é como uma grande corda grossa.”
Quando todos já haviam dado suas versões, começaram a discutir entre si diante do rei, cada um assegurando que a verdade era tal como ele a tinha definido e não de acordo com os outros.
DIZER A VERDADE É:
– Ter consciência entre o que se pensa, o que se diz e o que se faz;
– Cumprir as promessas feitas;
– Não ficar calado diante das injustiças e da desonestidade;
– Defender e promover a liberdade de expressão e o direito de estar bem informado por parte dos meios de comunicação e dos governos;
– Ser digno de confiança, conservando os segredos e respeitando a palavra dada.
O respeito e a busca incessante da verdade são um ato de amor ao próximo. Saber calar em várias situações é saber respeitar o direito à privacidade previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos mandamentos.
Atividades
1. Para você, o que significa ser verdadeiro?
2. Já aconteceu com você ter mentido sobre algo e depois ser descoberto que não falou a verdade? Como você se sentiu?
3. O que simbolizam o elefante e os cegos na história narrada por Buda?
4. Em sua opinião, se os nossos governantes sempre falassem somente a verdade, como seria o nosso país?
+ Conteúdos de Ensino Religioso para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores