ATIVIDADE DE RELIGIÃO: VALORES HUMANOS: VERDADE - ANOS FINAIS


TEMA: VALOR - VERDADE 
 

O QUE É VERDADE?
Verdade é aquilo que está de acordo com os fatos ou a realidade com exatidão, autenticidade. Princípio certo e verdadeiro. Procedimento sincero, honesto, verdadeiro. Ser verdadeiro é estar comprometido com a verdade; é nã dar espaço para a mentira, para a falsidade, em seu coração; é falar sempre a verdade; é não iludir ninguém, não ser hipócrita, não ser fingido. É ser coerente em suas ações e arcar com as consequências dos seus atos. 

 
REFLEXÃO:  O ELOGIO DA VERDADE
Buda contou a seguinte história a respeito de um rei, cujos súditos viviam em disputas religiosas sem fim, cada qual se considerando o único representante da verdade:

O rei serviu-se de cegos para fazer uma demonstração. Ordenou a seus emissários que percorressem o reino em busca de todos os cegos de nascimento com o objetivo de levá-los à porta do palácio. 
O rei então foi informado de que todos se achavam reunidos de acordo com seus desejos. Ele disse: "Ide e mostrai-lhes os elefantes."
Os oficiais obedeceram sem vacilar e levaram os cegos para junto dos elefantes, guiando suas mãos para que pudessem tocá-los. Entre os cegos, um pegou uma perna, outro o
couro esburacado. O que tocou a cabeça disse que era como um grande dosador de grãos. O que tinha tocado a presa afirmou que era como um grande chifre, e o que tocou a tromba respondeu: "Oh, sábio rei, o elefante é como uma grande corda grossa."
Quando todos já haviam dado suas versões, começaram a discutir entre si diante do rei, cada um assegurando que a verdade era tal como ele a tinha definido e não de acordo com os outros.


DIZER A VERDADE É:
- Ter consciência entre o que se pensa, o que se diz e o que se faz;
- Cumprir as promessas feitas;
- Não ficar calado diante das injustiças e da desonestidade;
- Defender e promover a liberdade de expressão e o direito de estar bem informado por parte dos meios de comunicação e dos governos;
- Ser digno de confiança, conservando os segredos e respeitando a palavra dada. 
 

O respeito e a busca incessante da verdade são um ato de amor ao próximo. Saber calar em várias situações é saber respeitar o direito à privacidade previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos mandamentos.


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Para você, o que significa ser verdadeiro?
_________________________________

2. Já aconteceu com você ter mentido sobre algo e depois ser descoberto que não falou a verdade? Como você se sentiu?
_________________________________

3. O que simbolizam o elefante e os cegos na história narrada por Buda?
_________________________________

4. Em sua opinião, se os nossos governantes sempre falassem somente a verdade, como seria o nosso país?
_________________________________


GABARITO
1. Resposta Pessoal.
2. Resposta Pessoal. 
3. O elefante representa a verdade e os cegos representam os que defendem suas opiniões como sendo verdadeiras e absolutas. (Professor, aceite outras respostas) 
4. Resposta Pessoal. 

PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Ensinamentos da tradição escrita

OBJETIVO DE AULA
Incentivar a prática de valores que preservem a verdade e a honestidade.

HABILIDADE BNCC
(EF06ER05)Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.

Atividade produzida por Maurício Araújo


3 Comentários

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!

Postar um comentário

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!