ATIVIDADE DE RELIGIÃO: ISOLAMENTO SOCIAL E A FÉ - ANOS FINAIS



ROTINA ALTERADA
O ano de 2020 será marcado na história de toda a humanidade. No Brasil, tudo mudou a partir de março deste ano. As escolas foram fechadas e o isolamento social foi incentivado para que a pandemia do novo corona vírus não fosse ainda tão impactante. A verdade é que a vida mudou drasticamente. Nossas rotinas foram alteradas e até o fato de ir para escola não foi mais permitido.  Neste momento tão difícil em que todos vivem no mundo, a fé pode ajudar as pessoas a suportarem com resiliência estes turbulentos dias. 


Esse novo vírus não mudou apenas a rotina do comércio, não afetou apenas a economia, não mudou somente o nosso modo de lidar com os outros e estabelecer relações sociais, mas mudou também a maneira de viver a fé. Igrejas abertas, mas sem missas/cultos com o povo; missas privativas transmitidas pela internet, atendimentos paroquiais reduzidos ou exclusivos pelos meios eletrônicos, confissões e unções apenas em casos mais urgentes.
                        

Diante disso, a fé no Sagrado se faz necessária: eu creio, nós cremos. Fé é, além disso, entrega livre, desejo e adesão. Essa entrega é possível graças a um encontro, a uma experiência radical capaz de abrir-nos os olhos para a luz. 

Nesse momento de incertezas, a fé nos pode ajudar muito, se ela for tomada, sobretudo, como ato de transformar, como possibilidade da criatividade. Ela nos pode ajudar a usar o isolamento, a solidão e o tempo como oportunidades de encontro com o Mistério da Vida que sempre se avizinha de nós. A fé, outrossim, não nos autoriza a trocar esta vida pela vida futura, mas a dar sentido a esta vida.

O que a Bíblia fala sobre fé?
 

CONCLUSÃO:
Portanto, apesar de dias difíceis que estamos passando, tenhamos FÉ que logo tudo isso vai passar e que tudo logo acabará bem. Eu acredito! E você?


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Conte, em poucas palavras, como tem sido a sua rotina durante o isolamento social.
_________________________________________

2.  Na sua opinião, por que a fé é importante para superarmos momentos difíceis na vida?
_________________________________________

3. Segundo a Bíblia, livro sagrado para os cristãos, o que é fé? (Para responder esta pergunta, releia Hebreus 11:1) 
__________________________________________

4. Escreva uma frase bem impactante, repleta de esperança, para aquelas pessoas que estão apreensivas/tristes quanto ao vírus que está se expandindo no mundo. (Que tal compartilhar esta sua frase nas suas redes sociais?) 
__________________________________________


GABARITO
1. Resposta Pessoal.
2. Resposta Pessoal. 
3. Fé é a certeza que algo vai acontecer mesmo não tendo provas visíveis ou razões.  
4. Resposta Pessoal. (Incentive seu aluno a compartilhar sua resposta da 4ª questão nas redes sociais). 


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR 

OBJETO DO CONHECIMENTO
Ensinamentos da tradição escrita

OBJETIVO DE AULA
Reconhecer a fé no Sagrado como caminho para superar o medo e a depressão causado pelo isolamento social.

HABILIDADE BNCC
(EF06ER05) Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.


Produzido por Maurício Araújo

8 Comentários

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!

Postar um comentário

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!