Atividade de Ensino Religioso sobre Depressão - Anos finais

Atividade de religião sobre depressão com texto.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

DEPRESSÃO


 

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas vezes é confundida com ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas. Assim, é essencial diagnosticar a doença e iniciar acompanhamento médico. A doença mental atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença.
 

Depressão é doença?
A depressão envolve uma ampla família de doenças, por isso é denominada como síndrome e, então, classificada como doença psiquiátrica crônica.


O que provoca a depressão?
Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão, considerada por muitos como o "Mal do Século". Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida.


Depressão na adolescência

A depressão na adolescência é caracterizada pelos mesmos sintomas da depressão profunda. A única e importante diferença é que normalmente, no lugar da tristeza, costumam apresentar irritabilidade.

No Brasil, cerca de 20% dos adolescentes entre 14 e 15 anos apresentavam depressão leve a moderada; e quase 9%, depressão grave. Já entre os jovens de 16 e 17 anos o número de depressão grave aumenta (17,1%). E 13,5% têm depressão leve a moderada.
A depressão grave costuma ser mais comum em adolescentes com ansiedade, abuso de drogas, além de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Muitos pais acham que certas atitudes podem ser rebeldia e não sintomas de depressão na adolescência, como resistência em fazer tarefas, dificuldade em estudar e permanência excessiva no quarto.

Buscando ajuda médica
É perfeitamente normal sentir-se triste, chateado ou infeliz com situações estressantes da vida. Contudo, pessoas com depressão experimentam essas sensações constantemente durante por anos. Isso pode interferir nos relacionamentos, trabalho e atividades diárias. Se você apresenta os sintomas de depressão e acredita que isso esteja atrapalhando suas atividades e modo de vida, busque ajuda. Se não tratada efetivamente, a depressão pode progredir para algo mais grave, como as tentativas de suicídio. Através do telefone 188 você pode conversar em completo sigilo, tendo apoio emocional por voluntários da entidade.


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. O que é a depressão?
__________________________________________

2. Cite alguns sintomas que podem indicar que a pessoa está enfrentando a depressão.
__________________________________________

3. Para você, que atividades podem ser realizadas pelos jovens que visem evitar ou até melhorar da depressão?
__________________________________________

4. Em que momento a pessoa deve buscar ajuda médica? 
__________________________________________

5. Se algum amigo escrevesse para você contando que está enfrentando situações de tristeza profunda na vida e que não encontra razões para viver, o que você responderia para ele?
__________________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




 Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. / 2. Angústia, desânimo, insônia, desejo de morrer, cansaço fácil, apatia... / 3. Resposta Pessoal. / 4. Se apresenta os sintomas de depressão e acredita que isso esteja atrapalhando suas atividades e modo de vida. / 5. Resposta Pessoal. 

PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Crenças, convicções e atitudes

OBJETIVO DE AULA
Conhecer o modo de ser no mundo das pessoas acometidas pela depressão nas
diferentes fases do desenvolvimento humano.

HABILIDADE BNCC
(EF08ER02) Analisar filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus princípios éticos.


Atividade elaborada por Maurício Araújo

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

3 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem