Atividade de Ensino Religioso sobre o Combate ao Suicídio - Anos finais

Atividade de religião sobre o combate ao suicídio com texto - BNCC.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

O COMBATE AO SUICÍDIO



 O suicídio é um fenômeno complexo que intriga a humanidade ao longo dos séculos e que tem natureza multifatorial, ou seja, pode ser relacionado a fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais, ambientais, dentre outros. Um dos principais agentes causadores do suicídio, entretanto, é o próprio estado mental do suicida, destacando-se que o acometimento de algum transtorno mental conforma um importante fator de risco: depressão, por exemplo, é o diagnóstico prevalente em suicídios consumados.

As estatísticas ilustram porque o tema representa um importante problema de Saúde Pública na atualidade: a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, o que totaliza 800 mil casos por ano (OMS, 2019).

A MORTE NUNCA SERÁ SOLUÇÃO


Diga sim à vida! Eu sei que dói, e na maior parte das vezes a gente acha que não vai mais aguentar, mas se você acreditar em si mesmo, você consegue. Seja forte, uma hora, cedo ou tarde, tudo isso vai passar. As coisas melhoram e você aprende a ser feliz! Apenas mantenha-se vivo!


A FÉ COMO MECANISMO DE ESPERANÇA

“No cristianismo, a experiência de fé vem junto com a esperança. Um Deus que é amor e que morre por nós nos leva a ter esperança neste mesmo Deus. A entrega de Cristo por nós nos faz ver que a vida é um dom precioso, a ponto de Deus mandar o seu Filho ao mundo como vítima pascal a fim de nos salvar”, diz o Padre Waldir.

É de fundamental importância o cuidado e a atenção à singularidade sempre presente no sofrimento humano. A forma com que cada um poderá lidar com determinadas experiências dependerá também de sua própria organização psíquica, ou seja, da posse de recursos internos mais ou menos estruturados.

Algumas situações de tentativas de suicídio são resultantes de contextos nos quais o sujeito se vê acometido por uma invasão de estímulos que seu aparelho psíquico se mostra incapaz de processar. Assim, diante da vivência de intensa dor psíquica, para algumas pessoas o ato de matar-se parece ser a única via de descarga possível.

Suporte, apoio e compreensão dos familiares contribuem efetivamente, além de ser indicado o acompanhamento de profissionais especializados na área da saúde mental, sobretudo o tratamento psicológico, uma vez que estes poderão oferecer uma escuta adequada e legitimação de seu sofrimento, auxiliando no fortalecimento de recursos psíquicos para ressignificação do momento vivenciado.


Além destes, outros recursos, tais como o Centro de Valorização da Vida (CVV), podem ser acessados, visto que consistem em canais de acolhimento aos conteúdos emocionais despertados nessa fase. O telefone 188 está sem disponível para ajudar pessoas que em algum momento da vida precisam de ajuda. 

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. O suicídio é um fenômeno que intriga a sociedade há muito tempo. Segundo o estudo de hoje, quais os principais fatores em que ele está relacionado? 
_____________________________________________

2. Para você, por que a morte nunca será solução para os problemas que o ser humano enfrenta? 
_____________________________________________

3. Segundo os estudos, o que leva um pensamento suicida?
_____________________________________________

4. Que alternativas a aula de hoje trouxe para as pessoas que em algum momento da vida apresentam um certo desejo suicida como forma de resolver seus problemas? 
_____________________________________________


Acesse outros conteúdos semelhantes.




 Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



GABARITO
1. Pode ser relacionado a fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais, ambientais, dentre outros. / 2. Resposta Pessoal. / 3. São resultantes de contextos nos quais o sujeito se vê acometido por uma invasão de estímulos que seu aparelho psíquico se mostra incapaz de processar. / 4. Acesso ao site “Centro de Valorização da Vida (CVV)”, atendimento pelo telefone 188 ou buscar ajuda de pessoas de confiança da vítima.


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR


OBJETO DO CONHECIMENTO
Imanência e transcendência

OBJETIVO DE AULA
Auxiliar os estudantes a se tornarem mais autoconfiantes, discutindo o assunto e divulgar ações preventivas.

HABILIDADE BNCC
(EF09ER01)
Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida.
(EF09ER02)
Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias.
Atividade produzida por MaurícioAraújo

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

17 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Atividades maravilhosas. Nos ajuda muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Professor Maurício Araújo é gratificante ver um jovem colega professor com este espírito de renovação e partilhar. Parabéns pelo trabalho! Atividades ótimas. Felicidades, e que Deus te abençoe e multiplique sua capacidade e desprendimento.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão, me ajuda bastante!!Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Atividade maravilhosa, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Ótima atividade, me ajudou muito, uma vez que na escola publica não tem livros didatico de ensino Religioso, dificultando nosso trabalho, e esses materiais com linguagens super claras nos ajudam bastante. parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos extremamente felizes em saber que estamos ajudando e sabendo que estamos facilitando a vida do professor. ❤❤

      Excluir
  6. foi bom as atividades me ajudou muito

    ResponderExcluir
  7. foi bom as atividade me ajudou muito







    foi bom as atividades me ajudou muito

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem