Atividade sobre religião de costumes ou de escolha? com texto – BNCC.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Princípios éticos e valores religiosos
Objetivo da Aula: Reconhecer e respeitar as diferentes religiões e suas maneiras de vivenciarem e de se relacionarem com o Supremo e o Transcendente.
Habilidade da BNCC: (EF07ER06) Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais.(EF07ER08) Reconhecer o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção, questionando concepções e práticas sociais que a violam.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
RELIGIÃO DE COSTUME OU DE ESCOLHA?
Observa-se, hoje, uma grande valorização das diferentes culturas e formas de manifestação do humano. Vêm se ampliando, também, o reconhecimento e o respeito pelas diferentes religiões e suas maneiras de vivenciarem e de se relacionarem com o Supremo e o Transcendente. Esse reconhecimento e valorização da diversidade religiosa têm possibilitado um questionamento maior em relação à liberdade religiosa e à consequente escolha
CF,88
Segundo a Constituição brasileira, cada indivíduo tem direito à livre escolha de sua religião. Como é entendido, o respeito pela denominação religiosa e o poder religioso sobre os sujeitos são influências que interferem na liberdade religiosa de cada um. Esta liberdade se vê vinculada a uma série de preceitos e doutrinas. Muitos desses sujeitos ainda não sabem como lidar com isso.
ENTRE A HERANÇA E A LIBERDADE
Sabe-se que, apesar de predominar a religião de costume, no Brasil, existem religiões que primam pelo ato da escolha. Encontram-se, sobretudo, hoje, denominações religiosas que criam seus filhos em meio a uma liberdade muito tranquila, possibilitando uma escolha e opção desejada. Conforme Reginaldo Prandi a religião que se professa hoje já não é aquela na qual se nasce, mas a que se escolhe. A religião que alguém elege para si, hoje, escolhida de uma plural idade em permanente expansão, também não é necessariamente mais a que seguirá amanhã.
Segundo o padre José Ivo Follmann, estudioso em Ciências das Religiões, existem quatro tipos de religião: 1) religião de herança vivida como um costume ou tradição; 2) religião de herança, mas assumida em seu conteúdo fundamental através de formação, escolha e consciência; 3) religião de herança, mas onde o sujeito vive numa atitude de abertura e busca, experimentando outras religiões ou mesmo escolhendo, por opção, outra; 4) sem religião de herança, podendo escolher, ou não, a sua religião na fase adulta. Muitas religiões colocam as pessoas numa espécie de “horizonte fechado” desde o nascimento, não possibilitando alternativas. O indivíduo é marcado pela religião de seus pais e deve carregá-la consigo até o fim da vida e passá-la adiante. Não fazendo isto, sente-se culpado e considerado infiel, pois não segue os costumes. A religião de costume tende a se esvaziar no seu conteúdo e, sem um bom trabalho de formação, acaba limitando a consciência religiosa.
REFLETINDO
Dessa maneira vemos a grande importância do diálogo com o diferente. O diálogo inter-religioso é uma prática fundamental na vida de todos os sujeitos. O conhecimento sobre as diversas religiões e o diálogo ajuda a fortalecer a identidade religiosa, além de possibilitar grande estímulo para a religião de escolha. Aqueles que vivem a sua religião só por costume ou tradição acabam não tendo coragem de dialogar sobre a mesma, perdendo a oportunidade de conhecer e aprender a respeitar a dos outros.
Atividades
1. Em que medida a família influencia na escolha da religião?
2. Quais as diferenças entre religião de costume e religião de escolha?
3. O que garante a Constituição Federal no que se diz respeito à religião?
4. Por que o diálogo é importante para o fortalecimento de uma identidade religiosa consciente?
+ Conteúdos de Ensino Religioso para Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Maurício Araújo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean fermentum quis odio a mattis. Pellentesque eu sapien eget lectus lobortis laoreet.
Revisado por Redação Tudo Sala de aula