Atividade de Ensino Religioso - O Valor da Vocação - Anos finais

Atividade de religião sobre o valor da vocação com texto - BNCC.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

O VALOR DA VOCAÇÃO



A vocação é aquilo que permite ao ser humano transcender-se. Não se confunde com trabalho ou profissão, nem é apenas um sentimento, ou um desejo, uma vontade que pode ser confundida com mera teimosia. A vocação é a aptidão para trabalhar não como quem sofre, mas como quem cria; é fazer, com a simplicidade, o prazer e a maestria com que a vovó faz um bolo, tarefas muito mais complexas do que esta.

A vocação é assunto de fundamental importância. Mas no Brasil é tratada com desimportância e desinteresse. Já dei antes uma razão: a natureza não ajuda. Mas esta não é a única, pois a cultura também não.


Assim como a natureza, os ambientes nos quais vivemos — familiar, social, profissional, religioso —não nos forçam a seguir nossa vocação. É até possível dizer que nos conduzem em sentido contrário: o de só pensarmos mais no assunto quando chega a época de escolher faculdade, emprego ou vida religiosa. Assim, a vocação é tratada como assunto para certos momentos da vida e não para a vida toda. Parece que, uma vez feita a opção, acerta-se ou erra-se e o assunto termina aí. 

Para romper esta tradição cultural, você deve dar à vocação a importância que ela demanda, como ferramenta que faz nada menos do que dar sentido à sua vida.

Para isso é preciso:


- Usar sua inteligência para enxergar aquilo que você ama verdadeiramente, por trás de todos os desestímulos familiares, sociais etc.;
- Ser fiel ao que você verdadeiramente ama – seja arte, ciência, religião ou literalmente qualquer coisa – que é o que dará sentido à sua vida;
- Usar inteligentemente sua vontade livre para compreender cada vez mais, e assim ser cada vez mais fiel ao que ama.


O ideal é sempre buscarmos a aplicação dos nossos talentos naquilo em que possamos realizar nossa vocação. Por isso é importante, de forma consciente, começar a pensar sobre as seguintes questões:
- Quais são os meus verdadeiros talentos?
- Qual é a minha vocação?
- Qual é a minha missão de vida?

Se possível, faça isso com apoio profissional ou de alguém que goste de você, com quem possa compartilhar essas questões de forma aberta, neutra e construtiva. Pois, como seres humanos, somos todos espelhos uns dos outros e cada um de nós traz impregnado no fundo da alma intenções não conscientes que o outro pode nos ajudar a descobrir. Essas intenções, se descobertas, proporcionam na vida pessoal e profissional o sentimento de estarmos passando por esse mundo “fazendo diferença”. 


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU 


1. O que significa ter vocação em algo?
___________________________________________

2. Sem pensar em termos de vida profissional, qual sua maior vocação no meio em que você vive, ou seja, o que você pode oferecer ao mundo, hoje, nos diversos papéis que você desempenha?
___________________________________________

3. As pessoas precisam se preparar bem para viver. Entre tudo o que auxilia o ser humano a viver bem a sua vocação, o que você considera mais importante?
___________________________________________

4. Que carreira profissional você deseja seguir na vida? Por quê?
___________________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




 Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



GABARITO

1. É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão.  / 2. Resposta Pessoal. / 3. Resposta Pessoal. / 4. Resposta Pessoal.


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Princípios e valores éticos

OBJETIVO DE AULA
Refletir sobre desejos, vocações e sonhos na tomada de decisão.

HABILIDADE BNCC
(EF09ER08) Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos.


Atividade produzida por Maurício Araújo

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

7 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Bom dia Maurício.
    Suas atividades são muito boas, bem elaboradas de uma forma que além de estarem inseridas dentro das habilidades da BNCC, fazem o aluno pensar, refletir e mudar de postura. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Desde que descobri esse site através de uma amiga, tem me ajudado muito, principalmente as atividades de Ensino Religioso. De uma forma dinâmica e dentro das Habilidades da BNCC. Muito obrigada por compartilhar conosco essa riqueza de conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. como colocar a referência desse site no meu plano de aula?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem