Atividade de religião sobre o valor da vocação com texto – BNCC.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Princípios e valores éticos
Objetivo da Aula: Refletir sobre desejos, vocações e sonhos na tomada de decisão.
Habilidade da BNCC: (EF09ER08) Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
O VALOR DA VOCAÇÃO
A vocação é aquilo que permite ao ser humano transcender-se. Não se confunde com trabalho ou profissão, nem é apenas um sentimento, ou um desejo, uma vontade que pode ser confundida com mera teimosia. A vocação é a aptidão para trabalhar não como quem sofre, mas como quem cria; é fazer, com a simplicidade, o prazer e a maestria com que a vovó faz um bolo, tarefas muito mais complexas do que esta.
A vocação é assunto de fundamental importância. Mas no Brasil é tratada com desimportância e desinteresse. Já dei antes uma razão: a natureza não ajuda. Mas esta não é a única, pois a cultura também não.
Assim como a natureza, os ambientes nos quais vivemos — familiar, social, profissional, religioso —não nos forçam a seguir nossa vocação. É até possível dizer que nos conduzem em sentido contrário: o de só pensarmos mais no assunto quando chega a época de escolher faculdade, emprego ou vida religiosa. Assim, a vocação é tratada como assunto para certos momentos da vida e não para a vida toda. Parece que, uma vez feita a opção, acerta-se ou erra-se e o assunto termina aí.
Para romper esta tradição cultural, você deve dar à vocação a importância que ela demanda, como ferramenta que faz nada menos do que dar sentido à sua vida.
Para isso é preciso:
– Usar sua inteligência para enxergar aquilo que você ama verdadeiramente, por trás de todos os desestímulos familiares, sociais etc.;
– Ser fiel ao que você verdadeiramente ama – seja arte, ciência, religião ou literalmente qualquer coisa – que é o que dará sentido à sua vida;
– Usar inteligentemente sua vontade livre para compreender cada vez mais, e assim ser cada vez mais fiel ao que ama.
O ideal é sempre buscarmos a aplicação dos nossos talentos naquilo em que possamos realizar nossa vocação. Por isso é importante, de forma consciente, começar a pensar sobre as seguintes questões:
– Quais são os meus verdadeiros talentos?
– Qual é a minha vocação?
– Qual é a minha missão de vida?
Se possível, faça isso com apoio profissional ou de alguém que goste de você, com quem possa compartilhar essas questões de forma aberta, neutra e construtiva. Pois, como seres humanos, somos todos espelhos uns dos outros e cada um de nós traz impregnado no fundo da alma intenções não conscientes que o outro pode nos ajudar a descobrir. Essas intenções, se descobertas, proporcionam na vida pessoal e profissional o sentimento de estarmos passando por esse mundo “fazendo diferença”.
Atividades
1. O que significa ter vocação em algo?
2. Sem pensar em termos de vida profissional, qual sua maior vocação no meio em que você vive, ou seja, o que você pode oferecer ao mundo, hoje, nos diversos papéis que você desempenha?
3. As pessoas precisam se preparar bem para viver. Entre tudo o que auxilia o ser humano a viver bem a sua vocação, o que você considera mais importante?
4. Que carreira profissional você deseja seguir na vida? Por quê?
+ Conteúdos de Ensino Religioso Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Maurício Araujo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean fermentum quis odio a mattis. Pellentesque eu sapien eget lectus lobortis laoreet.
Revisado por Redação Tudo Sala de aula