ATIVIDADE DE RELIGIÃO (BNCC): O MEIO AMBIENTE E A RELIGIÃO - ANOS FINAIS

 ATITUDES HUMANAS COM RELAÇÃO À NATUREZA


- Veneração

 Antes da revolução neolítica, o homem via a natureza como uma força incontrolável e temível. As forças da natureza eram vistas como divindades que podiam ser controladas com rituais religiosos ou mágicos.


- Submissão

Com o desenvolvimento da agricultura, os seres humanos passaram a depender da natureza. Os ciclos anuais tornaram-se uma realidade a que eles não podem escapar. Aquele que não se submetesse a essa realidade estaria sujeito à morte, pois todos os homens passaram a depender dos caprichos da natureza. Algumas horas de tempestade, por exemplo, poderiam acabar com o trabalho de um ano inteiro.


- Obediência. 

Durante a Idade Média, o geocentrismo determinava a Terra como o centro do Universo. A natureza e tudo o que existia estava a serviço do homem, sua principal criatura e para quem tudo havia sido criado. Como a natureza estava a serviço do homem, ele deveria submetê-la, e não tinha para com ela nenhum respeito sagrado.



Do princípio ao fim? 

A partir da Modernidade e nos dias atuais (contemporâneo), o relacionamento do ser humano com a natureza pode ser assim resumido:


Descobrimento. 

No Renascimento, o homem toma consciência de sua autonomia e superioridade sobre a natureza. O mundo é algo que deve ser descoberto e conquistado.


Administração. 

Na Idade Moderna, a natureza não é mais um objeto de admiração, mas de interesse intelectual. Deus é visto como o relojoeiro divino que, depois de criar o mundo, cruzou os braços e foi contemplar o funcionamento de sua criação. Ao ser humano caberia, então, administrar o Universo, de acordo com regras que ele deveria desvendar.


Transformação. 

As inovações tecnológicas da Idade Contemporânea são o resultado do desenvolvimento incessante de novas técnicas. Os homens trocam a natureza pela fábrica, o campo pela cidade, a fé em Deus pela confiança na máquina. O mundo é considerado uma mina ou um laboratório.



Secularização. 

No mundo secularizado de hoje, não há espaço para Deus na Terra. O homem deve dispor dos recursos e matérias-primas da natureza para o seu bem-estar. A exploração da natureza é o orgulho do homem. Produção e consumo condicionam o êxito do humano em sua existência no cosmos.


Ecologia. 

A natureza é nossa casa. O homem também é parte da natureza. A valorização da natureza se concretiza na ideia de conservação: é necessário defender a natureza das agressões que acabam com os recursos que tornam possível a vida na Terra.




ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU



1. Qual a diferença entre a idade moderna e contemporânea?

____________________________________________


2. Na Idade Média, como o homem enxergava a natureza?

____________________________________________


3. Você acredita que as inovações tecnológicas prejudicam a natureza? Por quê?

____________________________________________


4. Para você, como a religião poderia contribuir para a preservação da natureza?

____________________________________________



GABARITO

1. A modernidade é o período que marca o desenvolvimento da ciência e das tecnologias e a contemporaneidade é o momento no qual vivemos. 

2. Era vista como centro do universo que estava a serviço do homem, ele deveria submetê-la, e não tinha para com ela nenhum respeito sagrado.

3. Resposta Pessoal. 

4. Resposta Pessoal. 


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR


OBJETO DO CONHECIMENTO
Crenças, convicções e atitudes

OBJETIVO DE AULA
Compreender a partir da modernidade e da contemporaneidade como o homem e sua religião se relacionam com a natureza.

HABILIDADE BNCC
(EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.

 
Atividade elaborada por Maurício Araújo

3 Comentários

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!

  1. Professor Maurício quero te agradecer por estar disponibilizando estas riquezas de materiais, principalmente de Ensino religioso

    ResponderExcluir
  2. Eu amei essa atividade. gostaria de obter mais. pois tenho uma certa dificuldade em elaborar atividade desse disciplina de ensino religioso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!