ATIVIDADE DE RELIGIÃO (BNCC): LÍDERES RELIGIOSOS - ANOS FINAIS



MOISÉS 

Foi, de acordo com a bíblia hebraica, alcorão e escrituras da fé Baha'i, um líder religioso, legislador e profeta, a quem a autoria da Torá é tradicionalmente atribuída. Ele é o profeta mais importante do judaísmo, e igualmente reconhecido pelo Cristianismo e Islamismo, assim como em outras religiões. É o grande libertador dos hebreus, tido por eles como seu principal legislador e mais importante líder religioso. A Bíblia o denomina "o homem mais manso da Terra" (Números 12:3). Também é considerado um grande profeta pelos muçulmanos. Libertou o povo judeu da escravidão no Antigo Egito, tendo instituído a Páscoa Judaica. Depois guiou seu povo através de um êxodo pelo deserto durante quarenta anos. Ainda segundo a Bíblia, recebeu no alto do Monte Sinai as Tábuas da Lei de Deus, contendo os Dez Mandamentos.

SIDDHARTA GAUTAMA 

Mais conhecido como Buda, o iluminado. Filósofo, professor e líder espiritual, fundador do Budismo. Buda (Buddha, que significa "Desperto"), é um título dado na filosofia budista àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal descoberta aos demais seres. "A verdadeira natureza dos fenômenos", aqui, quer dizer o entendimento de que todos os fenômenos são impermanentes, insatisfatórios e impessoais. Tornando-se consciente dessas características da realidade, seria possível viver de maneira plena, livre dos condicionamentos mentais que causam a insatisfação, o descontentamento, o sofrimento. O Buda é apenas um exemplo, guia e mestre para os seres vivos sencientes que devem trilhar o caminho por si próprios.

AGENOR MIRANDA ROCHA, O PAI AGENOR

Foi um babalaô da Religião dos Orixás Candomblé. O Professor Agenor, como era conhecido, foi professor catedrático aposentado do Colégio Pedro II, nas cadeiras de matemática e latim, cantor lírico (seguindo os passos de sua mãe, o soprano Zulmira Miranda e babalaô adivinho na referida tradição religiosa candomblé, um dos ocidentais mais conhecedores da herança e da Cultura afro-brasileira, além de talvez uma das mais respeitadas personalidades religiosas por todas as lideranças de tradicionais terreiros do Brasil. Agenor Miranda também foi poeta e musicista. Um filme mostra Pai Agenor em sua casa no Engenho Novo, subúrbio do Rio de Janeiro, onde figuram desde imagens de São Francisco e Buda até de Oxalá e outras divindades do candomblé. Suas declarações são desconcertantes. “A força do candomblé está no sangue verde das plantas e não no sangue vermelho dos animais”, comenta para condenar os sacrifícios em cultos. 

MARTINHO LUTERO

Ficou gravado na história por ter sido um monge católico que iniciou um movimento de contestação à doutrina da Igreja Católica no século XVI. Lutero não concordava com algumas práticas da Igreja na época e procurou realizar uma reforma no interior do catolicismo questionando algumas ações por meio das 95 teses. A ação de Lutero desencadeou um grande movimento que ficou conhecido como Reforma Protestante, o que resultou em um cisma no interior da cristandade na Europa. Assim, surgiu o protestantismo, uma ala do cristianismo que possui interpretações diversas da que é praticada pela Igreja Católica.


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Qual a importância dos movimentos religiosos para o bem-estar da sociedade?
____________________________________________________

2. O que significa Buda? 
____________________________________________________

3. Agora, escreva com suas palavras um pouco sobre os líderes religiosos apresentados nesta aula. 

   a) Moisés:
____________________________________________________

   b) Siddharta Gautama:
____________________________________________________

   c) Pai Agenor:
____________________________________________________

   d) Martinho Lutero: 
____________________________________________________

GABARITO
1. O fato das religiões pregarem a paz e o incentivo a práticas de atitudes saudáveis contribuem para tornar o mundo melhor.  
2. Significa "Desperto". É um título dado na filosofia budista àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal descoberta aos demais seres.
3. 
a) Um líder religioso, legislador e profeta, a quem a autoria da Torá é tradicionalmente atribuída. Ele é o profeta mais importante do judaísmo, e igualmente reconhecido pelo Cristianismo e Islamismo, assim como em outras religiões.
b) O iluminado. Filósofo, professor e líder espiritual, fundador do Budismo.
c) Foi um babalorixá da religião dos Orixás Candomblé.
d) Foi um monge católico que iniciou um movimento de contestação à doutrina da Igreja Católica no século XVI.


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Lideranças religiosas

OBJETIVO DE AULA
Reconhecer algumas lideranças religiosas e suas contribuições para uma cultura mais diversificada. 

HABILIDADE BNCC
(EF07ER03) Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas.
(EF07ER04) Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade...

Atividade elaborada por Maurício Araújo

3 Comentários

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!

  1. Adorei estas atividades de Religião, pois tenho pouco material, melhor, quase nada.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professor Mauricio. Sou muito grata em receber excelentes atividades que muito irá contribuir na minha prática pedagógica,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!