ATIVIDADE DE RELIGIÃO (BNCC): ÉTICA - ANOS FINAIS

Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal. A ética está intimamente ligada à moral e consiste numa importante ferramenta para o bom convívio entre as pessoas e para o bom funcionamento das relações e das instituições sociais.


Enquanto a moral expressa os hábitos e costumes de uma sociedade, de um local, de uma comunidade situada no espaço e no tempo, além de designar a conduta individual de pessoas, a ética é aquela que tenta identificar, tratar, selecionar e estudar a moral (ou as várias morais) de maneira imparcial, laica, racional e organizada. É papel da ética, portanto, entender a moral e julgá-la pelo crivo da razão, estabelecendo se ela está correta ou não.

A ética foi sistematizada pela primeira vez pelo filósofo grego antigo Aristóteles, que formulou uma teoria ética baseada em uma espécie de guia moral das ações que visava sempre, na visão do filósofo, o alcance da felicidade.

O QUE É SER ÉTICO?


Ser ético é agir bem, buscando fazer o certo, não se desvirtuando e não causando prejuízo a outrem. Para podermos começar a pensar no que é ser ético, basta que nos atentemos para as nossas ações e o impacto delas no meio. A minha ação prejudica outras pessoas? A minha ação prejudica o coletivo em detrimento do meu lado individual e pessoal? A minha ação é  correta em relação às normas locais? A “balança” moral de uma pessoa é o seu senso ético, que é capaz de dizer se as suas ações são condenáveis ou não.

ATOS QUE PODEM SER CONSIDERADOS

1. Ajudar a quem precisa
Quando alguém lhe pede alguma ajuda financeira na rua ou algum idoso lhe pede auxílio para atravessar a rua, você tem a opção de ajudar ou não.

2. Cometer atos ilícitos
Esta é uma questão importante para ser refletida dentro dos conceitos da moral e da ética. Situações ilícitas como roubar ou matar, são, por lei, possíveis de punição e entendemos que pela ética seriam então uma atitude ilegal e, moralmente falando, não condizem com os bons valores e costumes da sociedade.

3. Jogar lixo na rua
Se ao caminhar por uma via pública, uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo, que seria o correto, inclusive pela moral.

4. Furar fila
Outra questão que exemplifica a reflexão sobre a ética e a moral é a ação de furar fila em locais de atendimento público, como bancos, restaurantes, etc.

5. Prejudicar algum colega de trabalho
No ambiente de trabalho, é comum que se tenha a chamada ética profissional, onde se supõe que todos os funcionários ajam de acordo com estes princípios.


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Segundo o estudo de hoje, defina com suas palavras o que é ética. 
___________________________________

2. Quais diferenças podem ser observadas entre ética e moral?
___________________________________

3. Apresente algumas características que para você é ser ético?
___________________________________

4. Relate duas situações que na sua visão é falta de ética.
___________________________________


GABARITO
1. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
2. Enquanto a moral expressa os hábitos e costumes de uma sociedade, ética é aquela que tenta identificar, tratar, selecionar e estudar a moral (ou as várias morais) de maneira imparcial, laica, racional e organizada. 
3. Resposta Pessoal.
4. Resposta Pessoal. 


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Princípios e valores éticos

OBJETIVO DE AULA
- Entender que ética é um conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta de toda ação humana e, para uma boa convivência em comunidade, necessitamos desenvolver a consciência crítica nos alunos para a construção de uma sociedade mais justa e humanizada.

HABILIDADE BNCC
(EF09ER06)
Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
(EF09ER07) Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida.

Atividade produzida por Maurício Araújo


POSTE UM COMENTÁRIO

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!