ATIVIDADE/SIMULADO INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO TEXTUAL - QUESTÕES SOBRE O GÊNERO NOTÍCIA - 7º AO 9º ANO

Leia o texto e responda as questões 1 - 3. 

São Gonçalo lança Projeto Diálogos de Paz e abre 
discussão sobre violência contra a mulher
     No mês de comemorações ao Dia Internacional da Mulher o Governo Municipal, por meio de cooperação mútua com o Poder Judiciário abre ciclo de diálogos sobre o combate à violência nas relações domésticas e familiares, combate à violência de gênero. É o Projeto Diálogos de Paz.
      Idealizado pela Juíza de Direito da 2ª Vara da Comarca de São Gonçalo do Amarante, Ana Cláudia Gomes de Melo, o projeto tem como objetivo trazer a mulher vítima de violência, à condição de sujeito social e pessoal, como também atuar junto ao agressor, fazendo-o refletir sobre sua responsabilidade pela perpetuação da violência, oferecendo a chance de assumir o erro e refletir sobre a responsabilidade da violência no ambiente familiar, compartilhando histórias, além de receber orientação psicológica.
      O Projeto Diálogos de Paz terá lançamento no dia 14 de março (quinta-feira), a partir das 15h, na escola Porfírio de Araújo, no distrito do Croatá. O ciclo de debates acontece posteriormente, na sede do município, dia 04/04, dia 25/04, no Pecém e dia 09 de maio no distrito do Siupé. O projeto é uma iniciativa entre o Poder Judiciário e o Governo Municipal, através da Coordenadoria da Mulher e das secretarias de Educação e Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). A assinatura do convênio foi firmada durante o 1º Fórum de Direitos da Mulher Gonçalense, realizado em 2018.
http: saogoncalodoamarante.ce.gov.br

1ª)Esse texto é
A) um diário.
B) um relato de viagem.
C) uma carta pessoal.
D) uma notícia.

2ª) De acordo com a leitura do texto, o projeto Diálogo de Paz foi lançado
a) na sede do poder judiciário de São Gonçalo.
b) na escola Porfírio de Araújo.
c) na Secretaria de Educação.
d) na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.

3ª) A finalidade do texto “São Gonçalo lança Projetos Diálogos de Paz e abre discussão sobre violência contra a mulher” é
a) narrar um acontecimento.
b) entreter o leitor.
c) transmitir uma informação.
d) descrever um ponto de vista.

Leia e responda as questões 4 e 5.



AMONTADA, GRANJA E SÃO GONÇALO DO AMARANTE SÃO AS CIDADES ONDE MAIS CHOVEU EM 2019 ATÉ AQUI


17/03/2019
      Três cidades do Ceará já registraram mais chuva em 2019 do que a média histórica anual. Amontada, Granja e São Gonçalo do Amarante, os municípios onde mais choveu até este sábado (16), ultrapassaram nos primeiros 75 dias do ano a média anual, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).
      Amontada atingiu 1.160 mm (contra 872 mm de média anual), Granja marca 1.084 mm (contra 1.064 mm) e São Gonçalo do Amarante assinala 1.043 mm (contra 946 mm). A variação de Amontada, a maior registrada, já é de 33%. No ano passado, choveu na cidade 1.098 mm, menos do que em 2019 até aqui.
www.sganoticia.com

4ª) A informação principal do texto está em
A) “No ano passado, choveu na cidade 1.098 mm, menos do que em 2019 até aqui.”
B) “... São Gonçalo do Amarante assinala 1.043 mm (contra 946 mm).”
C) “... os municípios onde mais choveu até este sábado (16), ultrapassaram nos primeiros 75 dias do ano...”
D) “Três cidades do Ceará já registraram mais chuva em 2019 do que a média histórica anual.”

5ª) A finalidade do texto é
a) entreter o leitor.
b) narrar um acontecimento.
c) descrever um ponto de vista.
d) transmitir uma informação.

Leia o texto e responda as questões 6 – 10.

SÃO GONÇALO REALIZA CARNAVAL DA PAZ E DA ALEGRIA E GARANTE SEGURANÇA NOS QUATRO DIAS DE FOLIA
O Governo de São Gonçalo do Amarante promoveu um 
carnaval da paz, da alegria e muita diversão.

       Foram quatro dias (02 à 05 de março), de muita folia com uma mega infraestrutura que garantiu um carnaval tranquilo em todas as localidades. A fanqueira Nick Sol, o forrozeiro Léo Gordinho e o cantor Júnior Viana foram algumas das atrações nos quatro dias de carnaval.
       Em parceria com as demais secretarias e com órgãos de segurança, as secretarias de Governo e Cultura e Turismo realizaram diversas ações para realizar o melhor carnaval do município. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Município – Semurb, realizou durante todo o mês de março a Operação Cidade Limpa, dando continuidade ao trabalho de limpeza e desobstrução das ruas e avenidas, com a retirada de lixo e entulho em vários pontos da cidade. A medida visa à prevenção de acúmulo de lixo neste período chuvoso, evitando a proliferação do mosquito transmissores das arboviroses. Vale ressaltar que as equipes de limpeza trabalharam em esquema de plantão, realizando toda a limpeza urbana do município durante o período de carnaval.
       Durante o carnaval, a Secretaria de Saúde, através das equipes da Endemias, Vigilância Sanitária e Atenção Básica realizaram ações preventivas promoveram blitz educativa no Pecém e Taíba sobre os cuidados com a saúde, distribuindo kites com preservativos e informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis e as arboviroses. O Hospital Municipal, a Upa 24h do Pecém e ambulâncias estiveram em sistema de plantão e prontidão para possíveis ocorrências. NaTaíba, a unidade de saúde local também funcionou em sistema de plantão.
         A Guarda Civil Municipal atuou na segurança da operação Carnaval da Alegria 2019, com efetivo de 77 Guardas por dia, distribuídos na Sede , Croatá, Taíba, Pecém, Siupé e sertão. Equipes motorizadas realizaram rondas e fiscalização em prédios públicos e escolas do município e poluição sonora, finalizando o evento sem nenhuma alteração grave.
        O Carnaval da Alegria 2019 contou com diversas atrações e bandas musicais, dando ênfase e valorização aos talentos da terra, contou ainda com blocos carnavalescos e o tradicional mela-mela.
saogoncalodoamarante.ce.gov.br

6ª) O gênero do texto é
A) artigo de opinião.
B) relato pessoal.
C) editorial.
D) notícia.


7ª) O tema abordado no texto é
A) a segurança no carnaval de São Gonçalo.
B) as principais atrações no carnaval 2019.
c) ação ambiental preventiva em São Gonçalo do Amarante.
d) a poluição sonora no carnaval de São Gonçalo.

8ª) No trecho: “Em parceria com as demais secretarias e com órgãos de segurança, as secretarias de Governo e Cultura e Turismo realizaram diversas ações para realizar o melhor carnaval do município.”, o termo “para realizar” introduz uma
A) causa.
B) consequência.
C) finalidade.
D) condição.

9ª) Segundo o texto, a blitz educativa no Pecém e na Taíba foi realizada
A) pela Guarda Municipal.
B) pelo Hospital Municipal.
C) pelas equipes da Secretaria de Educação.
D) pela Secretaria de Saúde.

10ª) Há uma opinião em
A) “...dando continuidade ao trabalho de limpeza e desobstrução das ruas e avenidas, com a retirada de lixo e entulho em vários pontos da cidade.”
B) “A fanqueira Nick Sol, o forrozeiro Léo Gordinho e o cantor Júnior Viana foram algumas das atrações nos quatro dias de carnaval.”
C) “... as secretarias de Governo e Cultura e Turismo realizaram diversas ações para realizar o melhor carnaval do município.”
D) “O Carnaval da Alegria 2019 contou com diversas atrações e bandas musicais, dando ênfase e valorização aos talentos da terra...”


Acesse outros conteúdos semelhantes.



GABARITO:
1D / 2B / 3C / 4D / 5D / 6D / 7A / 8C / 9D / 10C

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

8 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem