Atividade de Educação Física: Ginástica de Condicionamento Físico

GINÁSTICA

A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias. A ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente. A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias.

A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade. Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia, pois os gregos começaram a utilizar nas Olimpíadas de Atenas no ano de 1896, mas só para os homens. E foi no ano de 1928 que a participação das mulheres foi liberada em Amsterdã.

Ginástica de Condicionamento Físico


É a ginástica indicada para manutenção  da  boa  forma  e  do  bom  desempenho  das  funções  orgânicas.  Praticada  em  academias  ou  na  forma  de atividade  física  livre,  respeitando  uma  frequência,  intensidade e duração adequadas. Englobam todas as  modalidades  que  têm  por  objetivo  a  aquisição  ou  a  manutenção  da  aptidão  física  do  indivíduo  normal  e/ou atleta.   Ao  longo  da  história  a  atividade  física  sempre  esteve  presente  na  rotina  da  humanidade  sempre  associada  a  um  estilo  de  época,  a  caça  dos  homens das cavernas para a sobrevivência, os Gregos  e  suas  práticas  desportivas  na  busca  de  um  corpo  perfeito  ou  de  cunho  militar  como  o  exemplo  na  formação  das  legiões  romanas  com  suas  longas  marcha e  treinos, mas essa  relação entre a atividade  física  e  o  homem  em  sua  rotina  diária  parece  ter  diminuído  gradativamente  ao  longo  de  nossa  evolução. 


O incentivo a prática de atividade  física  tem  acontecido  através  de  todos  os  meios  de  comunicação,  mas,  ainda  assim  cada  vez  mais  a  população  apresenta  problemas  relacionados  com  a  falta de exercícios, a desculpa mais frequente é a falta  de  tempo  ou  falta  de  condições  para  prática  que  é  agravada  pela  economia  de  movimentos  em  nossa  rotina,  como  a  comodidades  do  controle  remoto,  telefone  celular,  elevadores  e  escadas  rolantes  sem  falar  nas  horas  diárias  dedicadas  a  televisão  ou  ao  computador e  infelizmente parece  ser um  fenômeno  de  dimensões  mundial,  pois  uma  das  doenças  associadas a falta de exercícios como a obesidade tem ocorrido em quase todo planeta.  Para ressaltar o papel da atividade física  basta  comparar  uma  pessoa  ativa  fisicamente  de  60  anos  com  um  inativo  de  mesma  idade,  quando  comparados  a  diferença  são  grandes,  mas  o  que  reflete em termos de qualidade de vida é que o ativo  provavelmente  terá  maior  facilidade  de  se  movimentar,  maior  força  muscular,  flexibilidade  e  condicionamento tão importantes em sua vida diária.

Contorcionismo


O contorcionismo ou contorção é a forma de acrobacia que envolve flexões e torções no corpo humano. A prática do contorcionismo é desenvolvida em espetáculos de circo, é a arte de maravilhar as pessoas através do corpo. É amplamente conhecido e admirado em todo mundo desde a antiguidade. A base desta arte está na capacidade de dobrar articulações de modo incomum, ou seja, muito mais do que uma pessoa pode dobrar. A contorção é uma arte circense que se destacam tanto os homens quanto as mulheres, é uma arte que tem como objetivo mostrar a flexibilidade do corpo humano. Segundo um estudo da Universidade de Hertfordshire (Inglaterra), essa flexibilidade está ligada à genética dessas pessoas. As crianças que começam a desenvolver a flexibilidade desde os 7 anos podem atingir um excelente desempenho. Após os treze anos é mais difícil conseguir um resultado satisfatório.

Ginástica laboral

Com o objetivo de prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional, os exercícios (que duram em média entre 5 e 15 minutos) trazem muitos benefícios. São exemplos a redução de fadiga e o aumento de produtividade. Muitas pessoas não fazem exercícios alegando principalmente a falta de tempo. Levam, assim, uma vida sedentária. É o caso de quem trabalha no computador, ou os trabalhadores que executam movimentos repetitivos durante dias inteiros. Para eles, a introdução de práticas de exercícios físicos ao longo da atividade laboral traz uma série de benefícios.


A ginástica laboral surge da necessidade de prevenir ler e dort, doenças que afetam os músculos. A sua prática data de 1925 na Polônia. Depois, foi a vez da Holanda e da Rússia e, ainda mais tarde, da Alemanha, Bélgica, Japão e Suécia. Em 1968 foi os Estados Unidos a direcionar a sua atenção para essa modalidade de atividade física. No Brasil, a prática data de 1901. A primeira empresa a proporcionar ginástica aos seus funcionários foi a Fábrica de Tecidos Bangu, sendo seguida pelo Banco do Brasil. Com o passar do tempo mais importância foi sendo dada ao assunto. Assim, surgiu o curso superior nessa área na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1999. Cada vez mais as empresas têm a tendência de se preocupar com a saúde dos funcionários. Isso porque é certo que a condição física das pessoas reflete no seu desempenho profissional.


Ginástica localizada


A ginástica localizada são exercícios que utilizam de movimentos repetitivos e focados em determinados grupos musculares, cada seção de repetição deve ser separada por uma pausa para o descanso dos músculos. Além da definição dos músculos a ginástica localizada proporciona um bom condicionamento físico, força, flexibilidade e resistência e melhora o sistema respiratório e a coordenação motora. Na ginástica localizada são usados vários equipamentos como os alteres pesos de perna e bastões para aumentar o trabalho muscular realizado nas aulas, os alteres, são usados normalmente para realizar os exercícios para os braços, ombros, peito e costas os bastões e pesos são para trabalhar as pernas, panturrilha e glúteos.

A ginástica localizada possui uma série de exercícios que envolvem músculos específicos do corpo, mas antes do iniciar os exercícios é preciso  realizar alongamento para preparar e aquecer os músculos e depois  do treino para relaxar e evitar dores. Os exercícios são divididos em dois grupos, membros superiores e membros inferiores, realizando os exercícios por meio de séries. As séries possuem repetições e intervalos de 40 a 60 segundos. Primeiro são trabalhados os membros superiores começando pelos tríceps e seguindo com bíceps, ombros, peitoral e costas. São trabalhados também os músculos abdominais depois os membros inferiores que são as coxas, glúteos e panturrilha.
A ginástica localizada para barriga, por exemplo, traz ótimos resultados se aliada a uma dieta e pode promover um emagrecimento rápido com resultados em pouco tempo, porém são necessários alguns cuidados, pois é preciso realizar as atividades acompanhado de profissional capacitado para quem não possui nenhuma experiência nesse tipo de atividade. É preciso não se esquecer de hidratar o corpo e respeitar os limites estabelecidos não ultrapassando o número de series, repetições e dias da semana para que os exercícios sejam realizados.

Outra dica é que seja realizada alguma a atividade aeróbica como esteira, bicicleta, corrida entre outras atividades físicas que seja aeróbica  para aquecer o corpo antes de iniciar os exercícios localizados, além de auxiliar numa maior perda de gordura.

Hidroginástica

Uma modalidade física onde a ausência da gravidade diminui o risco de contusão, proporcionando bem-estar ao praticante que não sentirá o suor em seu corpo por conta da água o hidratando constantemente. A Hidroginástica é a principal modalidade para terceira idade e pessoas em recuperação motora. Este exercício nasceu após a evolução da hidroterapia que começou na Europa durante o século XVIII. Médicos brasileiros prescreveram banhos de mar para seus pacientes apenas no início do século XX. E foi na Alemanha que a ginástica na água nasceu chegando ao Brasil por volta dos anos 1980. Inicialmente seu público-alvo era apenas idosos, cenário que mudou ao longo dos anos, incluindo outros grupos de pessoas como adultos e gestantes com objetivos distintos.

Atualmente sua prática possui várias finalidades como emagrecimento, principalmente para pessoas obesas, melhora da saúde, ganho de massa muscular, interação com outras pessoas, preparação ao parto para as futuras mães e a sensação de prazer durante e após a atividade.

Os movimentos realizados pelos alunos são feitos justamente contra a força exercida pela água que é de baixo para cima. Essa forma de sobrecarga pode contar com materiais para aumentar a resistência, como halter, acquatubo ou macarrão, caneleira, luva, colete, bola, prancha ou qualquer outro material aquático. A música é o fator principal durante a atividade, já que os alunos estão lá muitas vezes para se sociabilizar e se divertir. O ritmo proporciona o estímulo necessário para os praticantes.

EXERCÍCIOS


01- Defina o que é ginástica competitiva e não competitiva.
02- Como se deu a origem da ginástica?
03- Qual a importância da ginástica de condicionamento físico?
04- Escreva com suas palavras a definição das ginásticas abaixo: 
a) Contorcionismo.
b) Laboral.
c) Localizada.
d) Hidroginástica.
05- Em sua opinião, o que tem dificultado a prática de atividade física pela população mundial?
06- Escreva algumas estratégias que contribuem para que as pessoas pratiquem alguma ginástica de condicionamento físico.



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

25 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. brincadeira kkk, me ajudou muito, vlw :3

    ResponderExcluir
  2. Eu não tou encontrando as respostas alguém me ajuda��

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, onde estariam as respostas dos exercícios listados acima? Preciao delas para um trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Ok né, o que eu precisava não tem, mais obgda

    ResponderExcluir
  5. EU QUERIA UM RESUMO, MAS OKAY.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo de 0 a 1000 escolho 10000000000000000,000000000000,000,00,0

    ResponderExcluir
  7. Bom para nós alunos que queremos seguir na carreira de ser algem na vida

    ResponderExcluir
  8. Obrigada!
    seu material contribuiu para o melhor planejamento de minhas aulas.

    ResponderExcluir
  9. parabéns pela dedicação!!! me ajuda muito. obrigada!

    ResponderExcluir
  10. TEM COMO DISPONIBILIZAR ESSA ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E IMPRIMIR?

    ResponderExcluir
  11. Material muito rico para as aulas, parabéns..

    ResponderExcluir
  12. Material muito rico, obrigada

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem